4 dicas de ouro para montar a vitrine da sua loja de roupas

4 dicas de ouro para montar a vitrine da sua loja de roupas

16 de abril de 2019
|

Quem possui uma loja de roupas já deve ter notado: uma vitrine bem montada pode ser uma estratégia excelente para atrair o público e, consequentemente, vender mais. Afinal, este cenário pode ser o primeiro contato que o cliente terá com o seu negócio e, portanto, deve ser organizado cuidadosamente, de forma criativa e estratégica.

A verdade é que algumas pessoas têm, sim, um senso estético mais aguçado, encontrando total facilidade para montar uma vitrine capaz de gerar boas vendas. Já outras, sofrem de uma certa dificuldade na hora de escolher as peças que serão expostas, o pano de fundo e, até mesmo, a periodicidade em que os produtos devem ser mudados de lugar.

Se você se encaixa no último caso, não se preocupe! Hoje, o nosso post está repleto de dicas para ajudar você a criar uma vitrine eficaz e poderosa para atrair os olhares de quem passar na sua porta. Acompanhe a leitura!

O que você vai ler neste artigo:


1. Defina um objetivo para a vitrine

A vitrine é considerada um dos principais métodos para quem deseja atrair o público e, consequentemente, aumentar o faturamento no fim do mês. E para que ela, de fato, seja eficiente, não basta apenas posicionar os seus melhores produtos — é preciso, primeiramente, traçar um objetivo para o cenário. Quando se trata de uma loja de roupas, podemos trabalhar com diferentes objetivos, dentre eles:

  • apresentar uma nova coleção ou um produto que acabou de chegar;

  • conceituar a sua loja com uma exposição mais lúdica e cenográfica;

  • informar o público sobre uma liquidação especial.

Sendo assim, procure analisar quais destes objetivos melhor se encaixam com o momento do seu negócio. A partir disso, você terá mais facilidade para montar uma decoração interessante e com alta capacidade de conversão.

Defina um objetivo para a vitrine

2. Elabore um planejamento para a vitrine

Como tudo na vida, uma boa vitrine de loja precisa, obrigatoriamente, de um planejamento. Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que manter uma promoção “permanente” nesse espaço, pode ser uma boa ideia.

Não caia nessa, viu? Quando utilizado por um longo período, esse método é capaz de acabar com a sua credibilidade no mercado, uma vez que o público pensará que o seu negócio mantém uma promoção constante na loja

O ideal é montar um calendário, sempre sinalizando quando serão realizadas as trocas da vitrine, com os seus respectivos temas. Uma boa sugestão, é fazer essas mudanças de acordo com as datas comemorativas que mais aquecem o varejo. Veja as principais delas:

  • Dia do Consumidor;

  • Dia das Mães;

  • Dia dos Namorados;

  • Dia dos Pais;

  • Black Friday;

  • Natal;

  • Saldão de Fim de Ano.

3. Invista em uma boa decoração

Além de dar mais destaque aos produtos, uma boa iluminação na vitrine fará com que certos sentidos dos consumidores sejam aguçados. Tudo dependerá da forma como você posicionar a luz. Há situações, em que é possível fazer com que os clientes se sintam em uma festa super agitada. Em outras, o público pode lembrar, automaticamente, de um desfile de moda.

Para causar o efeito certo, o ideal é analisar bem o perfil do seu consumidor e a ideia que você deseja transmitir a ele. A recomendação é apostar em alguns equipamentos ideais para essa finalidade, como o refletor, que é ótimo para destacar qualquer item da vitrine.

Invista em uma boa decoração

Mobiliário e pano de fundo

Outro fator essencial na organização da vitrine, é o mobiliário que será usado. Muitas vezes, os gestores de lojas de roupas utilizam qualquer móvel para deixar os produtos em evidência, se esquecendo de eleger um tema para o cenário.

É importante ter em mente que os clientes não querem apenas adquirir um item novo, mas sim, satisfazer seus desejos ou realizar os seus sonhos. E quanto mais lúdica for a sua vitrine, mais fácil será encantar o público e convencê-lo a gastar com os seus produtos. Por isso, defina um tema para e, em seguida, procure os móveis e demais peças decorativas que se encaixem na proposta.

Dica: não se esqueça de incluir um fundo neutro na vitrine. Esse cuidado ajudará a separar o cenário do restante da loja.

4. Posicione os projetos estrategicamente

Para criar uma vitrine poderosa, vale investir em técnicas exclusivas de visual merchandising — como a regra de três, que consiste em organizar o cenário sempre agrupando lotes de três itens.

Imagine a seguinte situação: você decidiu expor alguns produtos por altura, como calças jeans, blusas e acessórios diversos. Aqui, seria bacana posicionar três nichos, sendo: um no alto, um no meio e um na parte de baixo.

Evite posicionar os itens no chão ou em uma altura muito elevada. Todos os produtos precisam ficar em regiões de destaque e localizados na altura do olhar de quem está passando.

Por fim, separamos algumas recomendações bônus e que, certamente, farão toda a diferença na organização da sua vitrine:

  • sempre organize os produtos de acordo com a estação. Jamais exponha uma peça de verão durante o inverno e vice-versa;

  • não exagere na exposição de itens. Caso contrário, o espaço terá muita informação e não conseguirá atrair os clientes;

  • utilize a mesma paleta de cores para criar um resultado harmônico.

Posicione os projetos estrategicamente

Com essas dicas, você terá todas as informações que precisa para criar uma vitrine incrível e atrair muitos clientes para a sua loja de roupas. Pode confiar! E para continuar por dentro de outros conteúdos como este, não perca tempo e curta a nossa página no Facebook!