Capriche na vitrine

4 formas de organizar sua loja de roupas e atrair clientes

03 de junho de 2019
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Quem é lojista e trabalha com lojas de roupas, já sabe: vez ou outra, é preciso investir em estratégias exclusivas para organizar o espaço, atrair a clientela e, consequentemente, vender mais. Inclusive, quando o assunto é alavancar as vendas de um negócio, costumamos dizer que os detalhes fazem toda a diferença.

Em uma loja de roupas, por exemplo, existem uma série de particularidades na forma de organizar que, juntas, conseguem envolver o público e fazer com que esses consumidores adquiram cada vez mais produtos no seu estabelecimento. E mais: para alcançar resultados efetivos, tais métodos devem ser aplicados desde a vitrine até o caixa, permitindo com que você fique sempre à frente da concorrência.

Mas afinal, quais são esses segredos poderosos? Para descobrir mais sobre como organizar uma loja de roupas, acompanhe a leitura e veja, com o nosso passo a passo, o que deve ser considerado durante esse processo!

Como organizar uma loja de roupas: o passo a passo

Passo 1: Capriche na vitrine

O primeiro passo para organizar uma loja de roupas, é prestar bastante atenção na vitrine. Isso mesmo! Esse detalhe pode passar batido por muitos lojistas, é verdade. Mas a vitrine é o contato inicial que o público terá com o seu negócio e, portanto, é obrigatório que esse espaço esteja sempre limpo, arrumado e disposto de forma estratégica.

Para facilitar essa tarefa, uma excelente solução é investir nas técnicas infalíveis de visual merchandising — uma prática muito comum no varejo, que une arquitetura, marketing e design com o objetivo de maximizar as vendas e valorizar o que uma marca tem de melhor.

De todas as estratégias de visual merchandising utilizadas pelos lojistas nas vitrines, podemos destacar as seguintes:

  • Monte uma vitrine bem iluminada, com refletores ou jogos de luzes;
  • Mude o cenário com frequência: semanalmente, modifique não somente as roupas dos manequins, como também, a decoração do espaço;
  • Inspire-se em datas comemorativas e tendências do setor para montar a decoração;
  • Exponha na vitrine somente o que está disponível no seu estoque;
  • Siga todas essas dicas com foco nas preferências do seu público-alvo.

Capriche na vitrine

Passo 2: Cuidado com os manequins

Assim como as vitrines, os manequins têm um papel importante no sucesso da sua loja de roupas — eles ajudam a atrair o consumidor para dentro do estabelecimento. Ao investir em manequins bem produzidos, você conseguirá fazer com que o cliente se imagine vestindo aquelas mesmas peças e, logo, ele terá vontade de comprar toda a combinação.

Além disso, essas estruturas são excelentes para quem deseja expor o maior número de peças possível e, de quebra, mostrar para os clientes como é o caimento de uma determinada roupa no corpo.

Não sabe como montar o seu manequim da melhor maneira? É simples: procure ficar sempre por dentro das principais tendências de moda e somente expor as peças que estão fazendo sucesso no varejo. Também vale a pena aprimorar o seu senso estético e tomar um cuidado redobrado na hora de combinar os modelos, cores e texturas.

Capriche na vitrine

Passo 3: As araras também merecem atenção

Jamais subestime o poder das araras na hora de organizar sua loja de roupas. Ao utilizá-las, é possível manter o espaço bem mais organizado, com um visual clean e, principalmente, fazer com que os clientes tenham mais acesso às roupas penduradas. Ou seja, é uma super alternativa para facilitar toda a experiência do consumidor dentro do seu estabelecimento.

Aqui, uma dica valiosa é que você invista em araras com um design atrativo e que esteja de acordo com o restante da decoração do local. Esse detalhe também faz com que o público perceba o seu cuidado em manter a loja sempre preparada para oferecer a melhor experiência possível.

Dentro do conceito de visual merchandising, existem alguns truques que podem ajudar você a manter as araras em ordem. São eles:

  • Agrupe as roupas por cores;
  • Organize as peças de acordo com a coleção;
  • Intercale as roupas mais longas com as mais curtinhas;
  • Sempre passe as roupas antes de deixá-las expostas no cabide.

As araras também merecem atenção

Passo 4: Invista em estratégias exclusivas para o caixa

Engana-se quem imagina que é preciso apenas investir em técnicas de visual merchandising para atrair a clientela. Muito além disso, há algumas táticas infalíveis e que devem ser aplicadas, até mesmo, no seu caixa, para aumentar o seu fluxo de vendas.

Atualmente, as mais conhecidas delas são o cross-selling e o upselling. Funciona assim: o cross-selling é uma maneira de oferecer ao consumidor itens complementares ou que estejam relacionados ao produto que já está sendo comprado. Um exemplo disso, é quando o vendedor sugere que o consumidor leve um cinto, um lenço ou uma camiseta básica para completar o look.

O upselling, por sua vez, consiste em oferecer uma versão mais completa (e cara) do produto que o cliente pretende comprar naquele momento, sempre mostrando os benefícios que compensam tal investimento. Esse é o caso de conjuntos de roupas, kits exclusivos ou, até mesmo, uma peça de qualidade superior.

A recomendação é sempre treinar os vendedores e demais funcionários para realizarem esse tipo de oferta. Há também, a possibilidade de manter alguns produtos complementares bem próximos a área do caixa. Com isso, os clientes serão estimulados a adquirirem mais itens, aumentando assim, o seu faturamento mensal.

Invista em estratégias exclusivas para o caixa

Conta pra gente: após a leitura ficou mais fácil entender como organizar uma loja de roupas? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não perca tempo e deixe um comentário abaixo. Teremos o prazer de solucionar a sua questão!