4 mensagens para ativar o contato com clientes inativos

4 mensagens para ativar o contato com clientes inativos

22 de junho de 2020
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Há quem acredite que uma venda acaba logo após a entrega dos produtos para o cliente. Nada disso! Muitos lojistas não imaginam, mas assim que essa etapa termina, o seu trabalho está apenas começando. Isso porque, é muito importante cuidar da chamada “pós-venda” — um conjunto de ações que têm como propósito fidelizar o público e fazer com que um cliente volte a fechar novos pedidos em seu negócio do varejo.

Não sabe por onde começar? O primeiro — e mais simples — truque, é investir no envio de mensagens personalizadas, que podem ser disparadas via WhatsApp, chats nas redes sociais ou, até mesmo, em fluxos de e-mail marketing. Assim, a sua audiência continuará sempre por perto, tornando-se cada vez mais presente e fiel.

Revanche Jeans resolveu compartilhar algumas sugestões de mensagens com você para aproximar seu negócio de seus clientes. A seguir, exibimos três modelos de mensagem que podem ser enviadas em momentos diferentes, garantindo um bom relacionamento e resultados incríveis. Confira!

1. Pergunte se os clientes gostaram do produto

Aqui, temos um método interessante para quem deseja estreitar o contato com o seu consumidor — perguntando o que ele achou do último produto adquirido em sua loja de roupas.

Imagine, por exemplo, que uma consumidora comprou, recentemente, uma calça da Revanche Jeans. Após alguns dias, é importante enviar um SMS, mensagem do WhatsApp ou, um e-mail, perguntando se ela está satisfeita com o uso da peça, se o modelo serviu bem e se o material é confortável.

Aproveite o momento para informar que o seu estoque está repleto de tendências e que, se necessário, ela pode entrar em contato por meio do seu número para esclarecer dúvidas ou realizar novos pedidos.

2. Envie mensagens em datas comemorativas

Jamais subestime o poder de uma data comemorativa. No universo do varejo de roupas, períodos como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e, claro, o aniversário do cliente, merecem atenção extra.

Com essa informação em mente, que tal enviar uma mensagem para que o seu público se sinta valorizado e, logo, se interesse em adquirir alguns produtos? Em datas de aniversário, por exemplo, você pode enviar uma mensagem com um desconto atrativo.

Por meio de comunicações inteligentes e criativas, disponibilize kits exclusivos e outros artigos que podem ser usados para que seus clientes possam presentear alguém especial.

Abaixo, elaboramos um modelo que pode ser utilizado como base por quem ainda é inexperiente nessa tarefa. Dá uma olhada:

[Mensagem]

Feliz aniversário, Adriana!

Estamos desejando muito sucesso e felicidade. Como presente, também oferecemos um cupom de 15% de desconto em qualquer item do nosso estoque.

Compre conosco e torne essa data inesquecível.

Um abraço!

Envie mensagens em datas comemorativas

3. Divulgue as suas novidades

Quando um cliente resolve fazer uma compra na sua loja, é porque ele, de fato, gostou dos produtos que estavam sendo oferecidos. E esse é um ótimo gancho para que você continue mostrando as novidades do seu estoque e incentivando futuras compras.

Tal processo, assim como os demais, pode ser feito de forma digital e periódica. De tempos em tempos, é interessante notificar quando chegam mercadorias ou são feitas reposições.

Dica: só tome cuidado para não exagerar na troca de mensagens. Quando disparadas excessivamente, elas podem causar o efeito contrário e acabar espantando a sua audiência.

4. Converse em caso de feedback negativo

Todo lojista deve estar preparado para receber críticas. Afinal, não são todos os clientes que irão gostar 100% do seu produto e, vez ou outra, é provável que surja um feedback negativo. Porém, nada de entrar em pânico.

Em vez de ignorar, tente transformar a imagem que o consumidor tem do seu negócio, sempre dialogando, compreendendo o seu descontentamento e oferecendo soluções para que ele não se frustre.

Aja com o máximo de respeito e empatia, investindo na cordialidade, honestidade e transparência. Conforme a situação, você ainda pode oferecer algum desconto para uma próxima compra ou procurar entender o que deve ser feito para mudar o cenário. Aqui, um pouco de “jogo de cintura” é sempre bem-vindo.

Conte para nós: você acredita que essas dicas são capazes de melhorar a sua experiência no mercado? Queremos saber a sua opinião! E se gostou da leitura, compartilhe o post nas redes sociais e deixe os seus contatos atualizados no assunto. Até mais!