A história da calça jeans tudo por trás deste ícone

A história da calça jeans: tudo por trás deste ícone

20 de dezembro de 2021
|

Ícone de gerações, versátil, atemporal. O jeans está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões. Mas você sabia que a história da calça jeans atravessou séculos até a peça chegar ao seu guarda-roupa? Sim: foram navios que trouxeram a famosa peça da Europa até a América.

O jeanswear é uma cultura que ultrapassou nações. Se antes vestia trabalhadores braçais e soldados, hoje é tão icônica que acaba sendo usada por toda a família. Conheça um pouco mais sobre a história da calça jeans!

Calças jeans

Fonte imagem: clarsey.com 

História da calça jeans: como o termo surgiu?

A calça jeans que conhecemos hoje, feita de denim tingido de azul-índigo e adornado com bolsos e rebites, surgiu em 1853. A ideia foi patenteada nos Estados Unidos, pelo alfaiate Jacob Davis e Levi-Straus, dono de uma fábrica de tecidos em São Francisco.

Mas a história dela começou um pouco antes, no século XVI. O termo vem, na verdade, da República de Gênova. Lá, era fabricado um tecido de algodão já essencial para a classe trabalhadora e exportado por toda a Europa. Os franceses criaram os termos “genoese” e “genes” para se referir às calças usadas pelos marinheiros da região.

O Mestre do Jeans Azul

Embora o legado italiano não seja tão lembrado quando se fala na história da calça jeans, o país é responsável pelos primeiros registros do tecido na História. Em 2010, foram descobertas pinturas de um autor desconhecido, apelidado de Master of the Blue Jeans (Mestre do Jeans Azul), que retratam a relação dos trabalhadores com o jeans genovês.

Jeans e denim

O jeans que conhecemos atualmente tem origem francesa. A palavra “denim” é uma contração do termo serge de Nîmes (sarja de Nimes), cidade onde o tecido era fabricado. Os tecelões locais tentaram reproduzir o jeans genovês. Não conseguiram reproduzir a técnica italiana, mas elaboraram a que é copiada até hoje.

A história da calça jeans nos Estados Unidos

O jeans se tornou popular por ser um tecido barato. No final do século XIX e início do XX, os italianos começaram a imigrar via transatlânticos para os EUA. As cabines dos navios eram forradas com o famoso tecido. A cada nova travessia, a forração era trocada para manter a limpeza e o conforto no local.

As viagens eram só de ida. Na volta, a tripulação trocava a forração para, ao chegar em Gênova, repartir às pressas com a nova leva de imigrantes. Todo italiano que chegava aos EUA levava um terno, um chapéu e as calças costuradas com o blue jeans durante a viagem.

O surgimento do rebite

O surgimento do rebite
Fonte imagem: www.vintag.es

É impossível pensar na peça sem rebites. No entanto, a peça só foi aparecer na história da calça jeans lá para o final do século XIX.

Em 1873, Jacob W. Davis, um alfaiate de Nevada, fabricou o primeiro par de calças jeans reforçadas com rebite. A popularidade das calças fabricadas por Davis superou a capacidade da sua pequena loja. Então, ele mudou sua produção para as instalações do atacadista Levi Strauss & Co., que era o fornecedor de rebites e parafusos do alfaiate.

Os rebites eram utilizados para aumentar a durabilidade da calça, já que os mineiros reclamavam constantemente dos rasgos que a calça sofria nos bolsos. Strauss e Davis inicialmente fizeram jeans em brown duck (marrom) e blue denim (azul).

Foi em 1890 com a icônica 501, uma das peças mais importantes da história da calça jeans, que a peça decolou de vez.

Durante o século XX

Ao longo do século XX, o jeans foi usado para uniformes baratos e duráveis como os emitidos aos funcionários das ferrovias nacionais francesas. Nos anos pós-guerra, o macacão da força aérea americana — um macacão com pernas longas e mangas, abotoadas da garganta à virilha, em um tecido jeans de oliva — era chamado de jeans.

Hollywood ajudou não apenas a popularizar, mas a romantizar a peça. Marlon Brando e James Dean foram os principais ícones: a dupla calça jeans e jaqueta de couro ajudou a popularizar a rebeldia da década de 1950.

Nos anos 60 e 70, a peça continuou sendo símbolo de rebeldia tanto com os hippies quanto com os punks, respectivamente. Algumas escolas proibiram o uso da calça, o que só serviu para popularizá-la ainda mais.

Daí pra frente você já sabe. Ela se tornou não apenas um ícone de estilo, mas peça fundamental para todas as idades, estilos e ocasiões!

Como você viu, sua calça jeans tem história! E se você quer uma peça duradoura, atemporal e versátil, conheça a revenda da Revanche!