Como a vitrine da sua loja pode impactar em suas vendas

Como a vitrine da sua loja pode impactar em suas vendas

05 de novembro de 2018
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O apelo visual de uma vitrine pode ser um grande diferencial para qualquer varejista. Não importa o seu produto: a vitrine funciona como um cartão de visitas gigante e totalmente acessível para um grande número de pessoas.

Por isso, é importante conhecer os melhores jeitos de apresentar os produtos da sua loja a fim de chamar atenção, atrair clientes e aumentar as vendas.

Não quer passar batido para quem passa na frente da sua loja? Então veja algumas dicas práticas para montar vitrines atraentes e vender mais:

Seleção de produtos

Montar uma vitrine vendedora de verdade começa na seleção dos produtos certos. Uma vitrine deve mostrar o que há de melhor, mais novo ou produtos estrategicamente selecionados de acordo com o objetivo da loja.

Nessa etapa, o importante é selecionar os produtos certos de acordo com seu objetivo.

Uma loja de roupas pode usar suas vitrines para mostrar as coleções mais novas ou as tendências da estação que está entrando. Além disso, os lojistas podem selecionar produtos que não estão saindo e optar por oferecê-los na vitrine para dar algum destaque e chamar atenção.

Se preferir, também é uma opção compor a vitrine apenas com itens que estão em promoção, para destacar uma ação de oferta e queima de estoque da loja.

Organização na vitrine

Selecionados os produtos certos, a forma como eles são dispostos vai contar bastante. Uma boa vitrine precisa ser bem organizada, com todos os itens expostos de forma que os valorize e mostre seus atributos.

Organização em uma vitrine não significa ordenar milimetricamente os itens no fundo da sua fachada. Uma vitrine que vende de verdade tem uma composição que expõe e valoriza cada peça no lugar certo.

Monte cenários, posicione manequins e use itens de forma a resultar em uma cena coerente. Com cada peça ocupando lugar de destaque, de acordo com sua importância na vitrine e para os objetivos da loja, fica mais fácil que tudo seja visto e notado corretamente.

Iluminação

A boa iluminação de uma vitrine tem a capacidade de realçar pontos mais interessantes e promover os produtos que forem melhores para a sua estratégia.

Ao montar a vitrine da sua loja, use de iluminação boa e clara para evidenciar produtos que devem atrair os olhares do consumidor. Pode ser aquela novidade que os clientes estão buscando ou o item que está “encalhando” na prateleira e precisa ter um giro maior.

Iluminação

Na hora de escolher as melhores lâmpadas, opte por spots claros e, de preferência, maleáveis, que você possa mover e adaptar conforme a montagem das suas vitrines. Lembre-se que cada vitrine será única e uma iluminação que pode ser movida vai se adaptar melhor a cada exposição.

Jamais deixe produtos em áreas escuras e troque lâmpadas queimadas imediatamente. Produtos na escuridão passam a ideia de desleixo e até mesmo de ambiente sujo.

Cores

Assim como a iluminação, as cores das vitrines são componentes importantes para valorizar o ambiente e seus produtos. Com as combinações cromáticas certas é possível destacar a composição das peças e fisgar a atenção de quem passa pela fachada mais facilmente.

Especialmente para quem vende roupas, as cores contam muito. Antes de mais nada, fique por dentro das tendências de cada estação e combine cores usando-as de referência. No mundo da moda é fácil pesquisar e encontrar as novidades nas cores que serão sucesso em cada temporada. Aplique esse conhecimento de forma harmoniosa na sua vitrine o quanto antes!

Na dúvida, e para quem trabalha em qualquer varejo, algumas dicas básicas sobre cores podem evitar que você erre. Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, tendem a capturar o olhar por serem mais vibrantes. Tons pastéis, azuis e verdes já passam imagem de calma e segurança. De acordo com seus produtos e, claro, com o perfil do seu consumidor, aposte nas combinações que vão deixar a vitrine mais chamativa e harmoniosa.

Gestão da entrada e saída da vitrine

Chegando até essa etapa, vamos supor que você conseguiu montar a vitrine ideal. Por isso, parabéns! Mas não pense que o trabalho acaba por aqui.

Vitrines são estratégias de marketing com data de vencimento. Por isso, planeje com cuidado a data certa para montar e desmontar sua vitrine. O varejo é ditado por uma série de tendências e o varejista precisa estar atento a elas na hora de apresentar qualquer produto ao consumidor.

Coloque-se no lugar do consumidor que passa todos os dias, durante meses, na frente de uma loja. Caso ele veja sempre os mesmos produtos na fachada, ele pode perder o interesse e mais ainda: achar que a loja é desatualizada e não tem novidades para os consumidores.

As dicas deste post foram úteis? Então não deixe de compartilhá-lo! E se ficar com alguma dúvida sobre como montar uma vitrine incrível para sua loja de roupas, é só deixar um comentário.