Como calcular a margem de contribuição na loja de roupas

Como calcular a margem de contribuição na loja de roupas?

12 de agosto de 2021
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Você sabe o que é margem de contribuição na loja de roupas? Esse indicador econômico foi projetado para ajudar os pequenos negócios a saberem quantas peças devem vender para não fechar o mês no vermelho.

Ou seja, por meio da margem de contribuição dá para saber qual será o lucro que a empresa obterá após pagar todos os custos e as despesas da loja.

Calcular essa margem de contribuição, portanto, é fundamental na hora de precificar roupas, acessórios e os demais produtos vendidos na loja – já que por meio dele você conseguirá garantir que as vendas cubram os custos e gerem lucro.

Mas como fazer esse cálculo? É possível melhorar esse resultado? É o que você vai descobrir agora!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição ajuda uma loja de roupas a saber se, mesmo após pagar todas as despesas, ainda terá dinheiro em caixa. Fundamental para quem quer manter as portas abertas, não é mesmo?

Podemos dizer, então, que esse indicador determina o lucro obtido com a venda de produtos e serviços. Ou seja, após descontar o pagamento dos custos e despesas da loja.

O que são custos variáveis?

Para calcular esse indicador, é preciso saber o que são custos e despesas variáveis.

Como o termo sugere, custos variáveis são os gastos que variam entre um mês e outro. Como exemplo, podemos citar o valor pago na compra de produtos para o dia dos pais dos fornecedores.

Já as despesas variáveis são os gastos ligados à administração da loja, como taxas, impostos e comissões. Estão relacionados ao volume de vendas, por isso, variam conforme a demanda.

Quais são os tipos de margem de contribuição?

A margem de contribuição pode ser unitária ou total. No primeiro caso, a análise considera apenas uma das peças vendida na loja de roupas. Já a margem total leva em conta todas as mercadorias do estoque.

Como calcular a esse indicador?

A fórmula para calcular a margem de contribuição é a seguinte:

MC = PV – ( CV + DV )

MC = margem de contribuição, PV = preço de venda, CV = custo das mercadorias vendidas e DV = despesa variável.

Quer um exemplo? Suponha que a sua loja venda shorts jeans a 70 reais e que no mês de julho tenham sido vendidas 200 peças. O custo de cada shorts foi de 35 reais. Já o valor da comissão foi de 3% e o imposto direto, 10% sobre cada item.

Vamos aos cálculos? Receitas = R$ 70 x 200 = R$ 14.000

Custo Variável = R$ 35 x 200 = R$ 7.000

Despesas Variáveis = (R$ 70 x 200 x 10%) + (R$ 70 x 200 x 3%) = R$ 1400 + R$ 420 = R$ 1.820.

Nesse caso, a margem de contribuição é: MC = R$ 14.000 – (R$ 7.000 + R$ 1.820) = R$ 5.180.

A análise do resultado permite saber qual deve ser o preço de venda de cada produto e qual o volume necessário para garantir a saúde financeira da loja.

Como analisar o resultado?

Calcular a margem de contribuição também é fundamental para descobrir o Ponto de Equilíbrio, indicador usado para descobrir o valor mínimo que a loja deve vender para não operar no prejuízo. Ou seja, se a marca vender o equivalente ao ponto de equilíbrio, não terá lucro e nem ficará no vermelho.

Por outro lado, se a empresa não alcançar o ponto de equilíbrio será preciso pensar em estratégias que aumentem o volume de vendas ou o negócio se tornará inviável.

No exemplo anterior, a empresa ficou com R$ 5.180 em caixa para pagar os custos fixos. Se esse valor for de R$ 3.000 a empresa terá R$ 2.180 de lucro.

Como melhorar esse indicador?

É possível melhorar esse indicador? Sim! Para isso, o lojista deve adotar as seguintes estratégias:

Use ferramentas de gestão

Você sabia que existem diversas ferramentas que podem ajudar o lojista a gerir melhor o negócio? Além de gerar relatórios de resultados de cada área, o sistema melhora os processos da empresa ampliar as oportunidades de rentabilidade.

Diminua os custos

Reduzir custos é uma das maneiras mais fáceis de melhorar a margem de contribuição. Uma das formas de fazer isso é buscar fornecedores que vendam peças a preços mais acessíveis. Essa estratégia também pode contribuir para aumentar o volume de vendas.

Claro, você também pode reduzir o quadro de funcionários ou mudar a loja para instalações mais acessíveis, reduzindo o valor do aluguel e dos impostos.

Aumente os preços

Elevar o preço de venda também contribui para aumentar a margem de contribuição. Contudo, essa estratégia deve ser adotada com cuidado, pois aumentar o valor dos produtos de uma hora para outra pode fazer com que as vendas despenquem. Claro, isso pode resultar em um grande prejuízo.

A mudança nos valores, portanto, precisa ser feita de forma justa e de modo a garantir que os preços dos produtos não destoem demais dos praticados pela concorrência.

Como você pode ver, a margem de contribuição é fundamental o sucesso da loja de roupas e precisa ser considerado ao definir o preço de vendas dos seus produtos.

Portanto, ao precificar os  produtos, analise a margem de contribuição e o volume de vendas necessário para que a loja opere com folga.

Além disso, identifique a quantidade mínima de peças que a empresa precisa vender para alcançar o ponto de equilíbrio. Assim, ficará fácil descobrir quanto será preciso vender a mais em cada mês para aumentar os lucros.

Um bom fornecedor também é fundamental para melhorar os resultados da empresa e garantir que você venda produtos de qualidade e a preços competitivos. Não perca mais tempo, entre em contato com a Revanche agora mesmo!