Como está a experiência de consumo da sua loja de roupas

Como está a experiência de consumo da sua loja de roupas?

21 de fevereiro de 2019
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O mercado do varejo vem se tornando cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo em que o consumidor se torna cada vez mais exigente. Com isso, ter sucesso nas vendas depende de diversos fatores que vão além dos mais tradicionais. Inclusive, um fator que vem se tornando cada vez mais determinante para o sucesso nas vendas é a experiência de consumo que o cliente tem ao comprar com você.

Para que a sua loja se torne mais competitiva em meio a toda a concorrência, é de suma importância ter como diferenciais pontos que façam com que o cliente lembre em específico da sua loja, mesmo conhecendo tantas outras. E é sobre a experiência de consumo e como proporcionar a melhor possível para o seu cliente, que vamos falar nesse post. Por isso, continue a sua leitura e confira!

Afinal, o que é uma boa experiência de consumo?

Experiência de consumo é aquilo que o cliente sente ao adentrar a sua loja e comprar com você, e essa experiência pode ser boa ou ruim.

Ela é importante porque vai fazer com que toda a experiência de compra se torne memorável para o cliente, aumentando suas chances de fidelização, ou seja, de que aquele cliente torne a comprar com você.

Como criar a melhor experiência de consumo?

Você já reparou nas lojas e quiosques que comercializam óculos de sol e relógios de marcas descoladas? Os atendentes sempre possuem um estilo mais jovial e descolado, o local escolhido para a instalação das suas lojas sempre são mais frequentados por um público jovem e até a estrutura, o layout da loja tem um estilo próprio.

Tudo isso é para se conectar melhor com o público da marca, que normalmente são pessoas jovens e com um estilo mais despojado. Se você começar a reparar em outras lojas de sucesso, poderá perceber que todas têm seus diferenciais, uma forma única de fazer o seu marketing, de lidar com o seu público.

Para proporcionar a melhor experiência de consumo na sua loja de roupas é preciso estar atento a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença na forma como o seu cliente reage a sua loja, a sua marca e ao seu atendimento, confira:

Tenha um público-alvo específico

Mas afinal, o que um público-alvo específico tem a ver com experiência de consumo? Isso é simples, quando precisamos traçar uma estratégia para criar a melhor experiência de consumo possível para ficar marcado na memória do cliente é muito importante ter um foco, se você sair atirando para todo o lado o resultado pode acabar não sendo como o esperado.

Por isso, se você, lojista, ainda não fez um levantamento sobre quem é o púbico da sua loja e não conhece bem o seu cliente, é hora de começar a se preocupar com isso. Ter algumas informações como média de idade, sexo, preferências, desejos de compra, por exemplo, podem ajudar a traçar o público-alvo da sua loja e definir uma estratégia mais eficiente para criar uma experiência de consumo memorável.

Considere os princípios da sua marca

Quais são os valores da sua marca? O que diz naquele quadro que está posicionado na parede do escritório sobre a missão, visão e valores adotados pela sua loja? Conhecer esses princípios e incorporá-los no dia a dia, na forma de fazer seu marketing e em cada atendimento, pode fazer toda a diferença.

Uma famosa loja de móveis, por exemplo, tem como seus princípios oferecer produtos exclusivos, com design de qualidade, proporcionar soluções práticas para o dia a dia do cliente, procurando aliar o design arrojado aos bons preços. A experiência de consumo que a marca cria para o seu cliente gira em torno desse conceito, o mesmo deve acontecer na sua loja.

Se parte do conceito da sua marca oferecer produtos de qualidade a preços justos, por exemplo, é isso que precisa estar explícito na sua loja. Se criar uma atmosfera mais familiar faz parte dos seus conceitos, isso também precisa transparecer. Colocar em prática esses conceitos e incorporá-los à atmosfera da loja pode ajudar muito a criar um vínculo com o seu cliente.

Faça uso do Storytelling

O Storytelling pode tornar a experiência de consumo do seu cliente muito mais memorável e ajudá-lo a criar um vínculo com a sua loja muito mais facilmente. Através do Storytelling é possível ser mais convincente para fechar uma venda mostrando, através de uma história ou de uma experiência, motivos para o cliente tomar uma ação.

Pense numa loja de games, por exemplo, qualquer atendente pode dizer as especificações de um console novo, informar seu preço ou narrar a sinopse de um jogo e o cliente vai ouvir a mesma coisa em várias lojas que visitar. Mas a coisa muda de figura quando o atendente é capaz de narrar a sua experiência com o produto de uma maneira mais enérgica e conversar com o cliente com mais propriedade.

Aplique o Marketing Sensorial na sua loja

O Marketing Sensorial nada mais é do que incorporar o marketing de uma forma sutil ao ambiente, ao atendimento, à propaganda do produto, explorando os sentidos como visão, audição e olfato.

Nas revendedoras de automóvel, por exemplo, os vendedores usam essa estratégia sugerindo ao cliente que ouça o som do motor ou sinta o cheiro de carro novo. Nos shoppings cria-se toda uma estratégia com a iluminação para que o cliente que passeia por ali não perceba o tempo passar com a luz do dia indo embora, pois as luzes se mantem sempre na mesma intensidade. Outra estratégia dos shoppings também é ocupar o centro dos corredores, fazendo com que as pessoas passem mais perto das vitrines, aumentando as chances de se interessarem pelo produto de alguma loja.

Aplicar o Marketing Sensorial na sua loja, combinando-o com seus conceitos, com os produtos que você comercializa e com o próprio estilo da sua marca, cria uma experiência de consumo mais memorável. Por isso invista na iluminação, na construção da vitrine, num som ambiente adequado para o seu público, ofereça comes, pense numa forma diferenciada de atendimento, enfim, veja o que funciona com o seu público e utilize a seu favor.

Aposte num bom Visual Merchandising

Ainda falando de Marketing Sensorial, existe um ponto que merece ainda mais atenção: o visual. Isso porque muitas das pessoas tem o sentido da visão mais aguçado e um estímulo visual chama muito mais atenção.

Por isso capriche no Visual Merchandising da sua loja. Capriche na escolha do seu mobiliário, use a iluminação para destacar sua vitrine e seus produtos principais, busque bom layout para sua loja, disponha os produtos e tudo o mais de uma forma que o cliente se sinta dentro de um lugar único, especial.

Aposte num bom Visual Merchandising

Como podemos ver, a experiência de consumo está sujeita a ser boa ou ruim, dependendo de diversos fatores que vão muito além de atendimento ou preços. Quanto mais você sair do básico para satisfazer seu cliente, maiores são as suas chances de proporcionar uma experiência de consumo boa, única e memorável.

E aí, o que você faz para oferecer uma boa experiência de consumo na sua loja de roupas? Deixe o seu comentário!