Como saber se uma loja online de atacado é confiável

Como saber se uma loja online de atacado é confiável

08 de março de 2022
|

Você costuma fazer compras pela internet? Embora o e-commerce esteja em constante crescimento há anos, ele teve seu boom em 2020, com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social. Quem já tinha uma loja online acabou tendo uma oportunidade de crescimento nesse novo cenário, já que as pessoas continuavam tendo necessidades de compra, mas não podiam buscá-las presencialmente. 

Mesmo com o aumento crescente das compras pela internet, usar uma loja online ainda desperta algumas dúvidas nos consumidores. E quando o assunto é segurança, nem todo usuário (por mais experiente que seja) se sente confortável em comprar em uma loja online de atacado pela primeira vez. 

Para se ter uma ideia, em 2021 mais de 5 mil sites continuaram usando a pandemia como isca para roubar dados dos usuários. Haviam promoções de máscaras, descontos em testes e até vendas de tickets para eventos pós-Covid. 

Com tantos golpes internet afora, como mostrar que uma loja online tem credibilidade? Resolver essa questão não precisa ser complicado. 

Com alguns cuidados simples, você consegue conferir se uma loja online de atacado é confiável. Veja passo a passo o que fazer para ter mais segurança nas suas compras pela internet: 

Como descobrir se uma loja online é de confiança? 

Os golpistas estão cada vez mais “refinados”. Até quem já está acostumado a fazer compras pela web pode cair em um link malicioso. Por isso, um e-commerce precisa passar credibilidade e oferecer segurança às informações de seus clientes.  

Confira o que é essencial em uma loja online de confiança! 

loja online é confiavel

Uma loja confiável garante a qualidade do produto que vende, já que o item pode não ser do jeito que o consumidor desejava


Verifique os selos de segurança e qualidade 

O primeiro passo para verificar se uma loja online é confiável está no rodapé da página. Role o site até a base e confira o que há por lá. 

Geralmente, sites de compras trazem no seu rodapé alguns selos que comprovam a segurança da loja online. O mais comum é o SSL, que garante que um site é blindado. 

Um certificado SSL é um sinal de que aquela loja online opera com transferência de dados – por exemplo, as informações de pagamento – de forma segura. O selo do certificado SSL é um sinal de que suas informações estão seguras com a loja e não serão repassadas a terceiros ou utilizadas para outros fins. Procure logo de cara selos como esse na base de cada loja online. 

Existem três tipos de certificado SSL:  

  • de Validação de Domínio: verifica a propriedade do domínio, mas não oferece informações de identificação organizacional. Por isso, não é a mais adequada para uma loja online; 
  • de Validação da Organização: é o mais recomendado para um site comercial ou público, pois faz a autenticação em bancos de dados oficiais de registros de empresas; 
  • de Validação Estendida: conta com mais etapas de validação. Por isso, traz o mais alto nível de autenticação do mercado. 

Veja se a URL tem erros ortográficos 

Sabe quando você recebe um e-mail de uma loja online grande com uma promoção muito boa, mas que caiu na sua caixa de spam? Pois as chances de aquela mensagem ser falsa são grandes. 

Um truque dos golpistas é criar uma URL muito parecida com o site original, mas com algum erro ortográfico, como “merc4do” ou “amaz0n”. Outro truque é mudar a extensão: em vez de MercadoLivre.com, o golpista usa MercadoLivre.org. 

Na hora de visitar as páginas de uma loja online, observe se as URLs são simples e amigáveis, com palavras-chave dos produtos e categorias. Além disso, tenha atenção com a escrita: quanto mais correta, mais credibilidade ela passa. 

Olhe além do cadeado 

Antigamente, bastava procurar pelo certificado SSL (aquele cadeado ao lado da URL) para se certificar de que uma loja online de atacado é segura. Mas, acredite: muitos sites falsos estão usando esse selo, já que algumas empresas oferecem uma versão gratuita dos certificados de validação de domínio. 

O que fazer, então, para ter certeza de que aquela certificação da loja online é verdadeira? 

A solução é simples: clique no cadeado. O certificado de uma loja online confiável vai mostrar as seguintes informações:  

  • Emitido para: [Nome da empresa]” e, embaixo, “Certificado (válido).” 

Infelizmente, só é possível conferir em URLs visualizadas em desktop. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre a veracidade, use um verificador de sites. Ele mostra diversas informações importantes sobre a página — por exemplo, se ela usa criptografia, suas vulnerabilidades e qual o seu nível de certificação. 

Busque e confira as informações sobre a empresa 

A internet não oferece apenas um ótimo custo-benefício e praticidade nas compras. A quantidade de informação disponível para consulta também é um diferencial da rede para quem deseja fazer compras. 

Quando estiver em dúvida se uma loja online de atacado é confiável, faça uma pesquisa. Antes de tudo, procure descobrir o CNPJ – que as lojas geralmente informam no próprio site, no rodapé da página. Com esse número, busque na base de dados da Receita Federal as informações sobre o negócio e confira se elas batem com a descrição do site. 

Geralmente, a loja online também disponibiliza uma página contando um pouco mais sobre ela, um “Quem Somos” ou “Sobre a Loja”. Vasculhe essa história e confira se a marca está há um tempo no mercado e passa uma imagem de confiança. 

Vale também recorrer ao Google Maps e às redes sociais. Confira se o endereço da loja existe de verdade e o que é dito pelos usuários da marca. Uma loja online que não é segura vai deixar vestígios e você pode encontrá-los tirando algum tempo para pesquisar a respeito. 

Procure pelos clientes da loja online 

Além de fazer uma pesquisa por fontes que falem sobre a loja online que quer comprar, procure também por quem já é cliente. 

Quem compra online está sempre comentando sobre sua experiência com as lojas e você pode aproveitar disso. Um bom exemplo para começar a investigar a reputação de uma marca é conferir se ela acumula queixas em sites especializados ou nas redes sociais. Faça uma pesquisa rápida e veja como a marca lida com reclamações. 

Lembre-se de que problemas são normais em todos os negócios, então só fique alerta caso os consumidores estejam apontando falhas graves, como compras que não foram entregues ou fraudes em pagamentos. 

Caso veja alguém reclamando que uma loja online de atacado não é confiável, vale mandar uma mensagem e perguntar sobre a experiência. O importante é não ficar na dúvida. 

Observe o atendimento 

Outra forma interessante de observar a credibilidade de uma loja online é observando o retorno que ela dá às queixas de um cliente. O público que deixa uma crítica no Reclame Aqui tem algum retorno ou todas as reclamações ficam sem resposta? 

No Reclame Aqui, observe principalmente as reclamações feitas nos últimos seis ou 12 meses. A loja online pode ter uma ótima nota pelo atendimento dado há três anos e, nos últimos meses, ter parado de responder. 

Quando falamos de redes sociais, o procedimento é o mesmo. Como a loja online lida com as reclamações deixadas em seu perfil no Instagram? As queixas no Twitter tem alguma resposta? 

Tudo isso mostra a atenção que uma loja tem com seu cliente  

Fale diretamente com a empresa 

Outra dica fácil, direta e muito honesta é falar diretamente com a empresa para entender quão confiável ela é. 

Caso tenha dúvidas sobre as compras, formas de pagamento, protocolos de segurança ou qualquer ponto da logística da loja online, entre em contato. Tire dúvidas e faça todas as perguntas necessárias para te garantir mais segurança para comprar. 

Lojas sérias certamente terão uma boa central de atendimento para tirar todas as suas dúvidas na hora de comprar. Não tenha vergonha e vá direto ao assunto para entender como a loja online de atacado pode ajudar a te abastecer de produtos com segurança. 

Certifique-se sobre a possibilidade de troca ou devolução 

Uma loja confiável garante a qualidade do produto que vende. E como a compra é feita a distância, o item pode não ser do jeito que o consumidor desejava. Por isso, ela precisa deixar bem claro como ele deve fazer em casos de devolução e troca. 

Normalmente, há uma página específica sobre o assunto no próprio e-commerce, incluindo o tempo que o cliente tem para devolver depois que recebeu o produto. Caso não encontre nada, procure por outra loja online. 

Agora que você sabe tudo o que precisa para identificar se uma loja online de atacado é confiável, que tal conhecer uma ótima opção? Veja na prática o e-commerce da Revanche, que oferece toda a segurança, praticidade e um catálogo completo para abastecer sua loja de roupas. Clique aqui e conheça a coleção da Revanche Jeans.