Cortes de jeans para cada biotipo

Confira os cortes de jeans que valorizam cada biotipo!

17 de dezembro de 2018
|

Cintura alta, média ou baixa? Skinny, flare, boyfriend ou quem sabe um modelo reto? São muitas as opções de cortes de jeans e, com tanta variedade assim, é comum que até mesmo as próprias vendedoras, que lidam com essas peças no dia a dia, fiquem perdidas na hora de fazer uma sugestão a uma cliente que pode estar ainda mais confusa sobre o que veste melhor no corpo dela.

Foi pensando exatamente nisso que preparamos este post! Se você tem dúvidas sobre quais são os cortes de jeans ideais para cada biotipo e deseja oferecer um atendimento diferenciado à sua clientela, continue a sua leitura e confira nossas dicas!

tipo de corpo

Corpo Retangular

O corpo retangular é aquele que não possui muitas curvas, é mais simétrico, ou seja, ombros e quadris têm praticamente a mesma largura. O segredo para valorizar esse biotipo é optar por peças que criem curvas a fim de modelar ele, dando mais volume a determinadas partes do corpo.

Veja os cortes de jeans para esse biotipo:

Boot Cut, Flare e Pantalona

 calças

O boot cut é um modelo de calça jeans que é justa até o joelho e possui a boca levemente aberta. Outros cortes de jeans que também funcionam bem para esse tipo de corpo é a flare – também conhecida como boca-de-sino – e a pantalona.

Esses cortes de jeans são ideais para esse tipo de corpo porque criam volume na parte de baixo e deixam o visual mais harmonioso. Outro segredo para valorizar esse biotipo é dar preferência a calças de cós médio ou alto para ajudar na demarcação da cintura e dar mais formas ao corpo.

Outra dica é apostar em calças que não tenham bolsos na parte de trás e em jeans com lavagem e cores mais claras para dar mais volume na região do quadril e das pernas.

Para os dias mais quentes, há ainda uma outra peça que pode funcionar muitíssimo bem para esse tipo de corpo: as bermudinhas clochards, que com uma modelagem mais soltinha ajudam a dar um pequeno volume na região da cintura. Além disso, são super confortáveis e um verdadeiro charme.

Vale ressaltar também que modelos que afunilam o corpo, como a calça skinny, por exemplo, devem ser evitados – o mesmo vale para o jeans de cintura baixa.

Corpo de Ampulheta

Esse corpo mais assimétrico é tipicamente conhecido como o corpo da mulher brasileira – onde a cintura é mais fina em relação ao quadril e ao busto. Nesse caso, os cortes de jeans ideais são aqueles que não necessariamente disfarçam alguma coisa, mas que apenas valorizam.

Skinny, Reto e Cigarrete

Como o corpo já possui curvas naturais, basta optar pelas peças que valorizem isso, que no caso são os jeans skinny, cigarrete e straigth – também conhecido como corte reto.

O straigth é para ideal para quem deseja um visual um pouco mais de discreto, já o skinny e, principalmente, a calça cigarrete são ótimas opções para quem deseja uma peça que modela bem o corpo e valoriza as curvas. Uma dica importante na hora de escolher uma calça jeans para esse biotipo é optar sempre por peças que sejam ou cintura alta ou de cintura baixa.

Além do corte reto e do skinny, a grande maioria dos modelos pode cair bem nesse tipo de corpo. Entretanto, os cortes de jeans com boca larga podem não ser os ideais se a mulher não tiver muita altura.

Por outro lado, se a mulher for alta ou uma adepta dos saltos altos, um modelo boot cut de cintura alta também pode cair muitíssimo bem.

Corpo Triângulo Invertido

As mulheres que possuem esse tipo de corpo têm os ombros mais largos do que os quadris e, quase sempre, as pernas finas. Por isso, é importante escolher cortes de jeans que possam harmonizar o visual e trazer equilíbrio às formas.

Veja quais são os cortes de jeans ideais para esse biotipo:

Flare, Boot Cut e Pantalona

jeans pátio

Você já deve ter percebido o que esses três cortes de jeans têm em comum – a barra mais larga. Exatamente como ocorre com o corpo de formato retangular, é preciso criar mais curvas nesse visual, mas, nesse caso, principalmente na parte de baixo, na região dos tornozelos, para desviar a atenção dos ombros. A calça flare, a boot cut e a pantalona são modelagens que cumprem essa função muito bem.

Nos dias mais quentes, a bermudinha clochard também funciona muito bem para aqueles com esse biotipo.

Outra modelagem de jeans que cai muito bem em quem tem esse biotipo é o mom, o jeans que foi muito usado nos anos 80/90 e que novamente se tornou o queridinho entre fashionistas, modelos e estrelas.

Em contrapartida, é muito importante que essas peças sejam combinadas com blusas que chamem menos atenção, de cores neutras – de preferência as mais escuras. Na parte de baixo, que é justo para onde é preciso chamar a atenção, vale apostar em calças jeans de cores clara, com lavagens e detalhes diferenciados.

Corpo Oval

Esse tipo de corpo é praticamente o oposto do corpo ampulheta, seja porque a cintura é naturalmente larga ou apenas por uma questão das gordurinhas localizadas na região do abdômen.

Como ocorre com a maioria dos biotipos, o ideal na hora de compor um look é optar por peças que criem curvas e desviem a atenção para outras partes do corpo; nesse caso, para longe da cintura.

Veja quais são os cortes de jeans ideais para esse biotipo:

Flare, Boot Cut e Straigth

Assim como ocorre com o corpo retangular, é preciso focar em cortes de jeans que criem novas curvas a fim de redistribuir o peso e alongar a silhueta. Nesse caso, os modelos de boca larga como o flare, o pantalona e o boot cut são excelentes opções. O corte reto também pode ser uma boa alternativa.

Porém, é preciso ter atenção a um ponto muito importante nesse tipo de corpo: o ideal é que a cintura da calça seja alta, o que ajuda a dar uma modelada na silhueta, principalmente no caso das pernas serem maiores do que o tronco. Já no caso oposto, quando o tronco é maior que as pernas, a cintura média pode ser uma opção melhor.

Mais uma dica é evitar os modelos que afunilam o corpo, como a calça skinny. Outra boa recomendação é apostar em looks monocromáticos que ajudam a dar uma esticada na silhueta – se for composto em tons escuros ajuda até a dar uma afinada!

Corpo Triangular

Também conhecido como pera (a fruta), esse tipo de corpo também é bem comum entre as brasileiras. Sua principal característica é o quadril largo e, nesse caso, é preciso optar por um modelo que crie um equilíbrio entre a largura do quadril e a dos ombros, que é ligeiramente diferente.

Para esse biotipo, os cortes de jeans mais indicados são:

Straight, Boot Cut, Boyfriend e Flare

calças jeans blogger

Você deve ter percebido que as sugestões para esse tipo de corpo são as mesmas que para o corpo oval. Isso se deve porque, tanto no caso do quadril largo como no caso da cintura larga, o ideal é desviar a atenção dessa região para outra área do corpo – no caso das calças de barra larga, para baixo dos joelhos.

Entretanto, como aqui o quadril é bem largo em relação à cintura e o bumbum normalmente é grande, o ideal é apostar em peças que disfarcem um pouco o quadril, como os jeans de tecidos escuros, com bolsos grandes e sem detalhes nessa região.

Outra dica ainda é criar um contraste no visual, combinando o jeans de lavagem escura com peças claras na parte de cima para dar mais equilíbrio ao formato do corpo.

Tenha variedade de cortes de jeans na sua loja!

Essa é a dica final para você, lojista. Como podemos ver, apesar de existirem vários biotipos, todos são bem característicos e nenhum tem grandes restrições. Por isso, independentemente do corpo da cliente que adentra a sua loja, com um bom conhecimento e um bom atendimento é perfeitamente possível fazer com que todas saiam satisfeitas!

Logo, assegure-se tanto de possuir sempre variedades de cortes de jeans e modelagens em sua loja quanto de que as vendedoras e atendentes conheçam bem cada biotipo e se lembrem de quais cortes apresentam o melhor caimento para cada um, garantindo a satisfação da sua clientela.

E então, gostou do texto? Você conhecia as particularidades de cada um desses biotipos e já sabia que, independente do tipo de corpo, sua loja sempre pode ter o jeans ideal para cada cliente? Comente!