Como controlar os gastos da sua loja de roupas

Como controlar os gastos da sua loja de roupas

02 de março de 2021
|

Todo negócio, seja ele grande ou pequeno precisa de uma otimização dos custos. E em uma loja de roupas não é diferente — controlar os gastos de forma eficiente contribui para a escalabilidade do negócio. Muitos são os custos que uma empresa gera para se manter ativa: salários, encargos, despesas das mais variadas são somadas ao preço dos fornecedores e à diminuição do consumo.

Por isso, é muito importante saber controlar os gastos de forma eficiente antes que o negócio se torne um prejuízo. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que podem ser eficazes na hora de otimizar as finanças de uma loja de roupas. Confira!

Dicas para controlar os gastos

O primeiro passo para controlar os gastos de uma loja de roupas é fazer um controle efetivo do orçamento financeiro da empresa, ou seja, organizar as finanças. Ter um controle rígido do fluxo de caixa permite que o gestor consiga ter um planejamento mais completo dos custos. Somente uma gestão financeira eficiente é capaz de otimizar os custos e aumentar a lucratividade do negócio.

Finanças pessoais x finanças empresariais

Para quem administra uma loja de roupas, é muito fácil misturar as finanças pessoais. Retirar dinheiro do caixa sem controle, utilizar orçamento pessoal para cobrir despesas do negócio, entre outros deslizes, são práticas bastante comuns. No entanto, é um erro terrível cometido pelo administrador.

Ao misturar as contas, você acaba perdendo o controle das finanças da loja de roupas e não consegue saber se o negócio está sendo lucrativo ou não. Faça um planejamento e tenha controle dos gastos da empresa utilizando um sistema que permita o controle financeiro, como por exemplo um ERP. Caso não tenha orçamento disponível para isso, você pode utilizar uma planilha de fluxo de caixa, que é mais barata e pode ser muito eficiente para controlar os gastos.

Parada estratégica

Procure fazer ao final de todos os meses uma parada estratégica para analisar todos os custos do período. O recomendado é ter um planejamento, com metas definidas, e durante esta, parada analisar quais foram os obstáculos e avanços obtidos durante o mês. Também é importante ter metas de vendas alinhadas com as necessidades financeiras do negócio e acompanhar dia após dia se o objetivo está sendo atingido. Avalie também o desempenho e se o planejamento feito está sendo cumprido. Dessa forma, fica muito mais fácil controlar os gastos.

Controle seu estoque

Tenha um controle de estoque eficiente e uma atenção redobrada. É fundamental que você saiba quais mercadorias têm um giro maior e tenha um estoque maior também. Com isso, é possível reduzir desperdícios e despesas com armazenagem, além  de evitar que produtos que não giram fiquem parados. Também é possível otimizar melhor a aplicação do capital de giro da loja de roupas, permitindo também controlar os gastos.

Uma boa forma de efetivar este controle é utilizar uma planilha automatizada para controle de estoque. Confira o modelo que preparamos para te ajudar nesta tarefa, clicando no link acima.

Terceirização

Avalie quais serviços vale a pena terceirizar e quais devem ser contratados diretamente. Nem sempre manter uma faxineira fixa pode ser a escolha certa financeiramente, por exemplo. Existem muitas empresas no mercado que oferecem terceirização de diversos serviços, como segurança, limpeza, análise de crédito, contabilidade, entre muitos outros, apresentando ótimas relações de custo-benefício. Desta forma, controlar os gastos vai ficando muito mais fácil.

Fornecedores

Avaliar os custos com fornecedores é uma estratégia que também faz parte de um controle eficiente de gastos de uma loja de roupas. Aliás, buscar o melhor preço pelos seus produtos e serviços é o mínimo que você precisa fazer para melhorar o faturamento do negócio. Além de negociar o orçamento, também é válido rever as facilidades de pagamentos, prazos, descontos e qualquer tipo de vantagem que possa beneficiar o financeiro da empresa e controlar os gastos.

Precificação

A precificação correta é uma das premissas para te ajudar a controlar os gastos. Isso porque, se você não souber precificar seus produtos, poderá ter muitos prejuízos financeiros. Aliás, ao conhecer o custo médio do seu estoque, os custos fixos do negócio e a margem de lucro que precisa ter, você consegue definir um preço justo e ao mesmo tempo lucrativo para seus produtos.

Controlar os gastos ajuda na escalabilidade

Controlar os gastos ajuda na escalabilidade

Hoje você aprendeu o quanto controlar os gastos pode ajudar na escalabilidade e no faturamento da sua loja de roupas. Aplicar algumas destas estratégias te ajudam nessa tarefa, melhorando a percepção de onde é necessário focar e de quanto é preciso vender para suprir as necessidades financeiras do negócio.

Gostou das nossas dicas? Então confira mais dicas de gestão de loja de roupas clicando aqui!