Descubra o método Mark-up Preço ideal para revender roupas

Descubra o método Mark-up: Preço ideal para revender roupas

21 de janeiro de 2020
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O método do mark-up pode ajudar – e muito – o lojista a escolher o preço certo para revender roupas.O caminho para o lucro de uma loja de roupas passa por várias etapas. Encontrar o fornecedor certo, comprar as melhores peças para revender e trabalhar com uma boa gestão de estoque são apenas alguns exemplos do que é necessário fazer. Além disso, outro ponto essencial é saber definir o preço das peças corretamente. 

Veja agora o que é o método mark-up e aprenda a utilizá-lo na sua loja de roupas para maximizar o lucro e identificar os produtos mais rentáveis para o seu negócio.

O que é o método Mark-up e como usá-lo para definir preço de revenda?

método mark-up

mark-up é um índice muito utilizado no varejo para calcular o preço ideal de revenda dos seus produtos. Ele representa o valor praticado sobre o custo da mercadoria, considerando as despesas e projetando a margem de erro esperada pelo lojista na conta.

Mas afinal, como calcular preço das suas peças a partir do método do mark-up?

Como calcular o markup da revenda de roupas

mark-up da revenda de produtos é representado por uma equação simples de se replicar.

Para chegar a um valor de markup, você deve somar o lucro desejado + todas as despesas com a venda.

As despesas, nesse caso, são todos os gastos fixos e variáveis envolvidos no funcionamento da loja de roupas. Ou seja, conte com os gastos como comissões, impostos e taxas que sua loja paga para operar. Em seguida, divida o total pelo custo de aquisição da peça. O mark-up será a a margem que resultou dessa conta e será aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), sendo que a soma deles resultará no preço de revenda da peça.

Assim, para encontrar o mark-up, a fórmula a calcular é:

Markup = 100 / 100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro presumido).

Para entender mais facilmente o cálculo, vamos a um exemplo prático.

Imagine uma calça jeans comprada do seu fornecedor por R$40. Nesse cenário, vamos supor que as despesas fixas correspondem a 8% do custo unitário e as variáveis correspondem a 12%. O lucro estimado é de 30%.

Dessa forma, o cálculo seria:

100 / [100 – (8 + 10 + 30)]

100 / (100 – 48)

100 / 52 = 1,92

Por fim, lembrando do valor de compra de R$40, o mark-up de 1,92 é multiplicado por ele para chegar ao preço de revenda. Com o lucro presumido de 30%, então, temos: R$ 40 x 1,92 = o preço final de R$ 76,80.

Esse valor final, que utiliza o método mark-up, considera todos os fatores importantes na precificação, mas sem se descuidar do preço justo praticado com o consumidor. Assim, o método garante o lucro presumido inicial, ao mesmo tempo que considera as despesas da loja de roupas e oferece um valor justo para o cliente final.

Vale ressaltar também que o mark-up não apenas ajuda a precificar, mas também a medir a lucratividade das peças para o seu negócio. Outro ponto importante é que o mark-up pode ser utilizado para definir o preço de peças promocionais. Nesse caso, o mark-up pode ser até negativo, com o único objetivo de gerar caixa e dar vazão ao estoque da sua loja, evitando prejuízos com as peças.

Mark-up e margem de contribuição: qual a diferença?

O método mark-up é apenas um dos fatores que os lojistas podem utilizar para tentar chegar ao preço ideal de revenda.

Muitas vezes, inclusive, ele é calculado, comparado e até confundido com a margem de contribuição. Diferente do mark-up, a margem de contribuição é expressada em uma porcentagem sobre o valor do produto para o consumidor final. Na prática, a margem de contribuição representa o valor que sobra da receita para cobrir os gastos e ainda resultar em lucro com as vendas.

De forma resumida, a fórmula que resulta em uma porcentagem é:

Margem de Contribuição = Valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Tanto o cálculo da margem de contribuição quanto o método mark-up são alternativas válidas e que podem ajudar a encontrar o preço ideal dos seus produtos. Usando cada uma delas, veja o que funciona melhor para sua proposta e que, no fim das contas, seja mais atrativo para o seu consumidor.

Quer continuar aprendendo a otimizar suas vendas ao mesmo tempo que maximiza o lucro e reduz custos? Então aprenda aqui a melhorar os seus processos internos para vender mais.