Especial Coronavírus como organizar as finanças em meio à pandemia

Especial Coronavírus: como organizar as finanças em meio à pandemia

18 de maio de 2020
|

O novo Coronavírus chegou e, com ele, boa parte dos setores do mercado foram abalados. Por conta do isolamento social e a alta do desemprego, muitos consumidores estão deixando de realizar compras, fazendo assim, com que o comércio sofra quedas significativas.

Diante dessa mudança drástica de cenário e comportamento, muitos empresários e lojistas estão imaginando formas para conseguirem manter o caixa no azul e fugir das dívidas. Não se engane: tal questão é levantada por todos, sejam os grandes ou os pequenos negócios. A notícia boa, é que existem soluções que podem ser tomadas para driblar a situação e vencer o desafio sem muitos prejuízos.

O segredo é se planejar. Mas, para que você conheça a fundo esses truques, continue acompanhando a leitura. Abaixo, o time da Revanche Jeans reuniu dicas exclusivas para cuidar das finanças nos momentos de crise. Anote!

Acompanhe as ações federais

Em abril, o Ministério da Economia ficou encarregado de lançar um programa de medidas para apoiar os empresários brasileiros — o Vamos Vencer. O objetivo da iniciativa é minimizar as consequências financeiras causadas pela pandemia da COVID-19.

Para tanto, os empreendedores devem acessar o portal da ação, onde é possível encontrar soluções destinadas a cada tipo de perfil. Ao todo, o programa contará com a liberação de, aproximadamente, R$ 5 bilhões em recursos para expandir o crédito à produção e facilitar o planejamento de muitos negócios.

Também existem outras alternativas em andamento. Recentemente, o Senado aprovou um projeto que pretende liberar um crédito aos microempresários — o Pronampe. Fora isso, já é possível contar com soluções em vigor, como o aumento do prazo para realizar o pagamento de tributos do Simples Nacional, além da extensão do vencimento de inúmeras licenças e entregas de documentação.

Renegocie as contas com os bancos

A sua loja de roupas possui dívidas? Então, lojista, chegou o momento de renegociar com os bancos. Nos últimos meses, o Conselho Monetário Nacional autorizou a prorrogação de pagamentos com as cinco maiores instituições financeiras do país: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Santander.

Tanto as pessoas físicas, quanto as microempresas, poderão estender o vencimento de suas faturas em até 50 dias. Essa medida foi criada para estimular a economia e, principalmente, diminuir os efeitos nada agradáveis causados pela pandemia.

Mas atenção: antes de partir para essa modalidade, analise com cuidado se a instituição em questão está somente pausando o contrato ou se existem cobranças de juros para o tempo de suspensão. Caso haja a necessidade de realizar o pagamento de cobranças extras, como as taxas abusivas, considere partir para outra opção.

Lembre-se também de conferir se haverá o acúmulo das prestações em aberto, para que as suas contas não virem uma “bola de neve”.

Renegocie as contas com os bancos

Pratique soluções para facilitar a sua vida financeira

Independentemente do setor do mercado, uma coisa é certa: a queda nas vendas acontecerá. E você, como lojista e revendedor, deverá estar preparado para esse cenário, além de se adaptar à nova realidade. Aqui no blog, já falamos sobre a necessidade de estar presente nas redes sociais e nas demais plataformas, como uma maneira de manter o estoque em movimento e não ficar no prejuízo.

Ainda tem mais. Outra solução que vale ser praticada, é mapear e analisar os seus gastos. Reserve um tempo para identificar as despesas que podem ser cortadas, sem comprometer o seu atendimento ou a qualidade dos serviços prestados.

Abraçar o modelo home office tem sido uma ótima pedida, especialmente, entre aqueles que desejam reduzir o consumo de energia elétrica ou consideram válido disponibilizar férias remuneradas aos vendedores que estão ociosos.

Pratique soluções para facilitar a sua vida financeira

Abrace novas oportunidades

Não basta eliminar gastos, renegociar dívidas e optar por empréstimos. Para sair dessa situação sem muitos danos, os lojistas devem ir além e sempre inovar em sua atuação no setor da moda.

O e-commerce é um bom ponto de partida. Porém, ainda existe a possibilidade de diversificar os seus serviços. A recomendação agora, é elaborar um catálogo on-line, para que os clientes tenham acesso aos seus produtos — seja por meio do Facebook, WhatsApp ou Instagram.

Depois, considere enviar as encomendas pelos Correios e, para os pedidos realizados próximos ao seu bairro, praticar o sistema de entrega por delivery. Seguro e extremamente eficiente, esse método ajudará os consumidores a terem o produto em mãos rapidamente, sem que, para isso, seja preciso aguardar prazos muito longos.

Viu só? Ao seguir essas recomendações, as suas finanças continuarão firmes e fortes e será possível passar por esse período conturbado com mais tranquilidade. Tudo isso, sem deixar de lado os fornecedores de confiança, que estejam preparados para solucionar as suas dúvidas e garantir pagamentos facilitados.

Revanche Jeans está aqui justamente para isso. Entre em contato conosco, faça o seu pedido e colha bons frutos nos próximos meses.