Especial Coronavírus Fluxo de caixa em momentos de crise

Especial Coronavírus: Fluxo de caixa em momentos de crise

27 de abril de 2020
|

A situação que o Brasil e o mundo enfrentam atualmente exige medidas drásticas – tanto das pessoas quanto das empresas. Enquanto a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, comércios baixam as portas para conter o novo coronavírus. E o impacto disso para as empresas, é claro, é grande.

Pensando nisso, este artigo tem o objetivo de te ensinar: como fazer o fluxo de caixa e controlar as finanças durante a pandemia. Leia e aprenda com a Revanche Jeans!

Crise no varejo: como agir para superar?

O varejo é um segmento que sofre diretamente com a pandemia e as medidas de isolamento social. Isso não quer dizer, porém, que tudo está perdido.

O impacto maior que o coronavírus está causando é o fechamento de lojas temporariamente. Assim, as vendas vão cair ou até mesmo parar totalmente. E por isso, o primeiro passo para superar essa crise é entender as suas opções para, em seguida, trabalhar para controlar o financeiro do negócio.

Os governos estaduais e federal estão trabalhando em ações para diminuir o impacto da crise, especialmente em pequenos negócios. Já estão sendo anunciadas medidas como o adiamento do prazo para pagar os tributos do Simples Nacional.

Outra ação importante é o projeto aprovado pelo Senado que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia. O texto ainda passará pela Câmara dos Deputados e entrará em vigor se for sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o projeto, o valor corresponderá a, no máximo, 50% da receita bruta da empresa em 2019.

Além disso, o governo também já colocou em prática a medida que permite suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada desde que o emprego seja mantido. Nesse caso específico, a redução de jornada e salário poderá ser de 25%, 50% e até 70% por até três meses por meio de acordos entre empregador e empregado.

Por isso, é importante ficar de olho em como os órgãos competentes estão ajudando as pequenas e médias empresas, principalmente. Mas além das ajudas que vêm de fora, os empreendedores devem fazer o dever de casa. E é por isso que precisamos falar sobre como fazer fluxo de caixa.

Como fazer fluxo de caixa em momentos de crise

Antes de falar sobre o fluxo de caixa na prática, vamos responder à pergunta mais básica:

O que é fluxo de caixa e para que serve?

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas no financeiro de um negócio. Essa prática representa um controle de todas as movimentações financeiras da empresa ao longo do tempo, o que será decisivo no momento de crise.

Acompanhar o fluxo de caixa permite ao lojista acompanhar a saúde financeira de seu negócio em tempo real. Por isso, em um momento de queda nas vendas, é decisivo saber como fazer fluxo de caixa e distribuir corretamente as despesas.

Como superar a crise

O fluxo de caixa deve prever todas as despesas fixas e variáveis do negócio. Se a empresa precisa ficar fechada ou registra uma queda muito grande nas vendas, é natural que as despesas variáveis também sejam consideravelmente mais baixas. Assim, a saúde financeira acaba dependendo mais das despesas fixas. Afinal, o aluguel, IPTU e outros impostos do tipo ainda vão precisar ser pagos.

O trabalho então, vai girar em torno da possibilidade de equilibrar as contas. Para isso, existem várias soluções.

  • Divida corretamente os gastos entre despesas fixas e variáveis. Comparando esses números com o que tiver em caixa e receita, ficará mais claro como manter tudo em dia.
  • Mapeie gastos que podem ser cortados. Sempre existe uma despesa que pode ser “enxugada”. Por isso, olhe bem para suas despesas variáveis e encontre o que dá para remanejar ao longo do tempo, o que é urgente e o que não é.
  • Negocie dívidas antes mesmo que elas surjam. Alguns vencimentos do dia a dia de uma empresa podem ser negociados antes que eles se tornem um problema. Confira com fornecedores e prestadores de serviço uma possibilidade de prazo que seja boa para as duas partes e te faça ganhar tempo.
  • Adote estratégias de marketing e vendas de acordo com a crise. Não adianta apenas saber como fazer fluxo de caixa, é importante que você consiga fazer com que dinheiro entre ainda assim. Se o seu negócio não precisa parar totalmente, você pode encontrar soluções diferentes para manter a saúde financeira da empresa. Isso pode envolver ações de marketing que custem pouco e foquem na crise. Exemplos já adotados por empresas são, por exemplo, vouchers vendidos para resgate futuro, promoções especiais para delivery e outras ações do tipo. O importante é fazer o possível para não parar.

Agora que você sabe como fazer fluxo de caixa e as ações para sobreviver à crise, que tal aprender mais sobre a gestão nesse momento difícil? Para não descuidar do financeiro, veja também 7 ferramentas para a gestão financeira da sua loja de roupas!