Especial Coronavírus treinamento visando a saúde dos parceiros

Especial Coronavírus: treinamento visando a saúde dos parceiros

20 de abril de 2020
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Ao longo dos últimos dias, o comércio nacional vem sentindo um forte impacto causado pela chegada da pandemia do novo Coronavírus. Para evitar a propagação da doença, muitos lojistas precisaram fechar as portas e se adaptar à nova realidade do mercado — as vendas on-line. Ainda assim, para conseguir manter o seu negócio funcionando e, em paralelo, prezar pela saúde de seus clientes e equipe, é de extrema importância investir no treinamento de colaboradores.

Daqui para frente, os seus funcionários precisarão triplicar os cuidados de higiene, além de saberem como prestar um atendimento eficiente e acolhedor ao público. Mas afinal, como esse processo pode ser realizado? É justamente o que a Revanche Jeans contará no post de hoje.

Para saber mais, continue acompanhando a leitura exclusiva da nossa série sobre esse cenário e adote as recomendações que serão extremamente valiosas para o seu negócio!

1. Crie uma escala de trabalho

Mesmo diante do isolamento social, algumas empresas continuam funcionando de portas fechadas. Com a sua loja de roupas isso não será diferente. Afinal, se a ideia é manter as vendas em dia, você precisará controlar o seu estoque, realizar entregas via Correios, além de cuidar da higienização de todo o espaço.

Para tanto, considere criar uma escala, em que, a cada dia, um funcionário fique encarregado dessas funções. Em suas jornadas de trabalho, eles deverão embalar as peças adequadamente para o envio, prestar um atendimento pelas redes sociais e, claro, prezar pela organização da sua loja de roupas.

Atenção!

Antes de eleger quem continuará trabalhando — ou não —, procure priorizar os indivíduos que moram próximo ao seu estabelecimento. Ou então, aqueles que possuem um veículo próprio e não precisarão usar o transporte coletivo.

Em último caso, considere colocar você mesmo a “mão na massa”, enquanto o restante da equipe fica apenas encarregado de solucionar dúvidas e prestar um atendimento virtual.

2. Siga as práticas de higiene

Fora o isolamento social, é fundamental seguir algumas medidas mais drásticas para combater a COVID-19. Durante o treinamento de colaboradores, procure informar o seu time sobre a importância de lavar as mãos com regularidade e usar álcool em gel — não somente ao realizarem as tarefas da loja de roupas, como também, dentro de suas próprias casas.

E mais: o seu estabelecimento precisará disponibilizar os produtos de higiene para que a limpeza seja impecável, uma vez que o vírus consegue se instalar em superfícies diversas, como mesas, computadores, celulares ou, até mesmo, no próprio chão.

A solução é uma só: diariamente, limpar todas as estruturas utilizando álcool líquido 70% e um papel toalha. Caso algum membro da equipe precise ir até à loja ou aos Correios para enviar pedidos, ainda será preciso utilizar máscaras e luvas descartáveis e, em hipótese alguma, cumprimentar pessoas com beijo, abraço ou aperto de mão.

Tais métodos são essenciais para manter todos em segurança e permitir que o faturamento do seu negócio permaneça em dia.

3. Tenha cuidado com os pedidos

Não é apenas a saúde dos seus funcionários que deve ser priorizada — a dos seus clientes também. Caso não saiba, além de se instalar em superfícies diversas, o vírus pode ser disseminado por meio das roupas, principalmente, se alguém contaminado entrar em contato com a mercadoria.

No treinamento de colaboradores, exija que as peças sejam devidamente passadas, antes mesmo de embaladas e despachadas para o envio. Utilizando um ferro elétrico em temperatura adequada para cada tipo de tecido, há uma boa chance de combater o problema e manter o seu público protegido.

Lembre-se ainda, de sugerir a higienização das embalagens. No caso de materiais plásticos, é recomendado limpá-los com álcool líquido 70%, sempre utilizando máscaras e luvas em cada etapa do processo.

4. Invista na comunicação

Agora, a comunicação será mais importante do que nunca. Com as portas da sua loja de roupas fechada, a Revanche Jeans indica que os seus principais canais de contato estejam sempre disponíveis para que os clientes esclareçam dúvidas, façam pedidos e tenham os seus pagamentos facilitados.

Crie contas no WhatsApp, Facebook e Instagram, além de um e-mail exclusivo da marca para esse tipo de relacionamento. Em todas as trocas de mensagens, instrua os seus colaboradores a investirem em uma comunicação ágil, amigável e empática, uma vez que estamos vivendo um período um tanto delicado.

Entender as dores e anseios dos consumidores é o ponto de partida para que essa relação fique mais sólida e, no futuro, renda fidelizações e lucros garantidos.

E então, o que achou das recomendações da Revanche Jeans sobre o treinamento de colaboradores em meio a COVID-19? Se gostou, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e deixar os seus contatos por dentro!