Gestão de processos para a sua loja de roupas vender mais

Gestão de processos para a sua loja de roupas vender mais

04 de janeiro de 2020
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A gestão de processos é fundamental para o bom funcionamento de cada etapa do negócio – e quanto a isso não há discussão. Gerenciando corretamente todas as áreas da sua loja de roupas, é possível otimizar o trabalho, economizar nas despesas e até vender mais.

Isso é possível pois a gestão de processos proporciona uma visão sistêmica de todo o negócio. E na prática, essa gestão significa o melhor acompanhamento, controle, análise e execução de cada processo colocado em prática – ou seja, do caminho percorrido para operacionalizar todas as ações na gestão do negócio.

A boa notícia para quem quer aprender mais sobre o assunto é que fazer essa boa gestão não precisa ser difícil. E é isso que vamos te ensinar agora.

Veja a seguir como fazer uma boa gestão dos processos de cada área da sua loja de roupas (e o que você pode ganhar com isso):

Gestão financeira

Vamos começar por uma área que pode colocar medo nos lojistas: o financeiro.

Acompanhar as finanças da loja de roupas é o melhor jeito de entender a situação financeira atual e se preparar para planejar um futuro melhor. Pensando nisso, se faz necessário trabalhar em algumas frentes no financeiro da loja de roupas.

O básico da gestão de processos financeiros começa nos pagamentos. É importante ter total noção do dinheiro que entra e sai da loja de roupas. Os pagamentos, no caso, não se resumem a apenas aqueles feitos por clientes. Também é essencial registrar e organizar as contas a pagar e receber.

Assim é possível saber da saúde financeira do negócio e de como melhorá-la para investir melhor.

Gestão de processos em marketing

O marketing é responsável por divulgar a loja, os produtos, e complementar a estratégia de vendas. E claro, possui seus próprios processos que requerem uma gestão eficaz.

Os processos de marketing a acompanhar incluem um bom planejamento de campanhas promocionais. Esse plano passa por peças de publicidade, anúncios nas redes sociais e demais ações de propaganda – mas não para por aí.

Também passa pelos processos de marketing a organização para datas comemorativas, planos promocionais para períodos de sazonalidade e até mesmo o treinamento do time de vendedores.

Os processos de marketing têm como objetivo direto vender mais, mas também fomentar um relacionamento de qualidade com o consumidor. Acompanhar bem essa trilha processual vai ajudar a oferecer o melhor ao cliente, na hora que ele precisa e pelo meio e mensagem certos. Além disso, criar processos estruturados de marketing permitem que os clientes não só conheçam a loja e comprem nela, mas também se tornem mais fiéis a você.

Gestão de produtos

A gestão dos processos relativos aos produtos da loja não significa apenas comprar as roupas da estação e colocar à venda.

Essa parte da gestão envolve um grande trabalho que começa na escolha dos fornecedores. Abastecer uma loja de roupas requer o fornecedor comprometido com prazos, que entrega produtos de qualidade e oferece bons preços e condições de pagamento. Escolher esse fornecedor é possível por meio de processos estruturados, incluindo a criação de critérios de qualidade que a loja deve garantir.

Além disso, cabe à gestão processual definir ainda o posicionamento da loja e a diversidade do mix de produtos, que definem a identidade da loja a partir do que ela vende.

Como esses fornecedores são escolhidos? Como se negocia com eles? Quais são seus prazos e formas de pagamento?

Processos bem estabelecidos referentes aos produtos respondem a essas e tantas outras perguntas para quem quer abastecer corretamente a sua loja de roupas. O resultado, é claro, é um mix de produtos coesos e de qualidades, que vão agradar o cliente e ajudar a vender mais.

Gestão de logística e processos do estoque

Depois de falar do processo de encontrar bons fornecedores, precisamos entrar na gestão de processos de supply. Também referenciada como gestão de estoque, essa parte do negócio é importante para mantê-lo vivo e operando corretamente.

O estoque de uma loja representa os investimentos realizados em produtos e a oportunidade de ganhar dinheiro com eles. Dessa forma, a gestão de estoque em uma loja é responsável por otimizar recursos, já que com ela é possível saber o que está em falta e o que não precisa ser comprado por um tempo.

Sob o ponto de vista da gestão de processos, gerenciar o estoque permite encontrar as peças que são maior sucesso e devem ser impulsionadas, ao mesmo tempo que vê as menos populares e permite pensar em ações para que elas não fiquem “encalhadas”.

Gestão de logística e processos do estoque

Depois de dominar a gestão de processos, quer continuar aprendendo a fazer a melhor gestão da sua loja de roupas? Então veja também como criar o melhor plano de negócios para vender mais e de forma mais organizada. É só clicar aqui e conferir!