Reflexos da paralisação na indústria da moda pela COVID-19

Reflexos da paralisação na indústria da moda pela COVID-19

24 de novembro de 2020
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No final de 2019, o mundo e a indústria da moda foram pegos por uma surpresa nada agradável: o surgimento de um novo coronavírus, na China. O vírus, que causa a doença denominada Covid-19 se alastrou rapidamente pelo mundo e mudou a realidade em que vivemos.

No Brasil, o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus ocorreu no final de fevereiro de 2020. E, em março, iniciou-se no país a quarentena, para evitar a disseminação descontrolada da nova doença.

A recomendação das autoridades de saúde e os governos de muitas cidades e estados, foi para que o comércio e a indústria fechassem as portas por tempo indeterminado. Assim foi feito e a indústria da moda sofreu bastante impactos.

A realidade vivida pelos lojistas durante a pandemia de Covid-19

Foram longos meses em que os lojistas do mercado varejista de moda tiveram que se adaptar e se reinventar. Com os seus negócios físicos de portas fechadas, a alternativa encontrada para sobreviver foi atender de forma online.

Atendimentos pelo WhatsApp, pelo Telegram, pelas redes sociais e por outros meios eletrônicos passaram a ter prioridade nas lojas de roupas, que não podiam abrir, por não serem considerados serviços essenciais, como as farmácias e os supermercados.

No período mais grave da pandemia, os lojistas tiveram que ser criativos para sobreviver a uma das crises mais agressivas da história recente. Para você ter uma ideia, de acordo com uma reportagem da revista Isto É Dinheiro, as vendas, em geral, caíram até 34,4% até a segunda quinzena de julho de 2020.

Depois de alguns meses de isolamento social intenso, no Brasil, a maioria das cidades e estados começaram a adotar protocolos de flexibilização. O comércio pode voltar a abrir com algumas restrições, além de ter que adaptar os espaços para evitar aglomerações e disponibilizar aos clientes itens como o álcool em gel 70% para a higienização das mãos.

Impactos da pandemia na indústria da moda e seus reflexos para os lojistas

Assim como o comércio varejista, a indústria da moda também foi muito impactada pela pandemia da Covid-19. Com as fábricas fechadas, foram produzidos poucos insumos necessários para a confecção das peças, principalmente as que são tendências para a próxima estação.

A revista Valor Investe divulgou dados interessantes, levantados por uma consultoria de inteligência de mercado. De acordo com o levantamento, há uma projeção de que a produção nacional da indústria da moda produza entre 11,4% e 14,7% menos do que em 2019.

Isso tem feito com que todos do ramo da moda enfrentem um problema sério: a falta de matéria-prima e mão de obra. Toda a paralisação que ocorreu do início de março até o meio do ano está tendo efeitos agora, no último trimestre de 2020.

O fechamento das fábricas causou um efeito dominó! A indústria têxtil está com escassez de insumos, como fios, botões, tecidos, zíperes, entre outros itens necessários para a confecção das roupas.

Como a indústria está produzindo menos, os lojistas podem ser impactados! Mesmo com a liberação para que as lojas possam abrir e a volta dos clientes para as ruas, pode ser que, ao chegar na loja, o consumidor não encontre a peça que ele deseja comprar.

A compra em atacados online como meio para reverter os impactos da paralisação da indústria da moda

Para não ser impactado negativamente e poder aproveitar o último trimestre do ano para vender mais e recuperar o saldo negativo dos meses anteriores, os lojistas precisam agir com estratégia.

Devido à escassez das peças das novas coleções no mercado, é muito interessante que os lojistas invistam na antecipação do estoque, sobretudo para dar conta das vendas de fim de ano lojistas que deixarem as compras de final de ano para a última hora podem não conseguir produtos para abastecer seu estoques.

A compra em atacados online como meio para reverter os impactos da paralisação da indústria da moda

As compras em atacados online surgem como uma boa maneira de garantir que isso seja feito. Nessa modalidade, o lojista não precisa perder tempo indo até feiras ou estabelecimentos físicos que façam a venda de produtos para o varejo.

Por isso, é importante antecipar ao máximo suas compras para o final do ano devido ao cenário que descrevemos acima. Caso você não tenha tempo de visitar um atacado com loja física, a saída é usufruir da comodidade de comprar em atacados online, como o da Revanche, por exemplo.

É possível escolher os produtos pela internet e recebê-los em sua loja, com conforto e praticidade. Depois disso, basta colocar as peças nas prateleiras e vitrines, caprichar na divulgação e iniciar as vendas, sem correr o sério risco de ficar sem mercadorias para atender os desejos dos clientes.

O atacado online da Revanche pode ajudar você a se preparar para impulsionar as suas vendas de fim de ano. Acesse agora mesmo e confira!