4 modelos de lojas de roupas para investir

4 modelos de lojas de roupas para investir em 2021

26 de janeiro de 2021
|

Existem diferentes modelos de lojas de roupas e conhecer sobre eles é interessante para quem deseja empreender na área. Assim, será possível fazer uma escolha consciente e de acordo com o seu perfil de empreendedor.

Além disso, quem já tem um estabelecimento do tipo também deve ficar de olho nas novas modalidades de negócios. De tal maneira, poderá investir em novas ideias e ampliar ou modificar a sua loja de roupas para um modelo que seja mais lucrativo ou atrativo para o seu público.

Conheça 4 modelos de lojas de roupas que estarão em alta em 2021

Listamos os 4 principais modelos de lojas de roupas que estarão em alta em 2021, para  que você possa conhecer e investir. Falaremos brevemente sobre cada um deles, a seguir. Confira!

1. Sistema de franquias

As franquias são bem atraentes para os empresários da moda, principalmente por se tratarem de marcas já conhecidas e com um público cativo. Além disso, as franqueadoras costumam ter grandes campanhas de marketing nas mídias, como nas redes sociais e nas emissoras de televisão.

Logo, investir em uma franquia pode sim ser uma excelente ideia para quem deseja empreender com uma loja de roupas. Esse modelo costuma dar certo, principalmente se o estabelecimento for bem localizado, como em um shopping center.

Porém, investir em uma franquia também pode ter algumas desvantagens. Você não poderá comercializar roupas de outras marcas e será obrigado a seguir um padrão imposto pela franqueadora, visto que este é um dos modelos de lojas de roupas que já vem formatado. Trata-se de uma empresa pronta e com um modelo de negócio já testado e consolidado — é como se você comprasse, além da marca, um modelo de trabalho com processos que precisam ser seguidos.

É preciso pesar os prós e os contras, colocar tudo na ponta do lápis e analisar se esse é um dos modelos de loja de roupas mais adequado para o seu perfil de empreendedor.

2. Loja multimarca

As lojas multimarcas, como o próprio nome sugere, são aquelas que vendem marcas variadas de um mesmo produto. É o caso do comércio varejista de roupa que não trabalha apenas com uma grife, como acontece nas franquias.

Com esse tipo de loja você tem mais liberdade para investir, de acordo com os gostos e pedidos dos seus clientes. Se as pessoas que compram de você, pedem muito por determinada marca de roupa, por exemplo, você pode procurar por revendedores ou representantes e colocar esse produto na sua vitrine.

As lojas multimarcas, se bem trabalhadas, podem ser lucrativas em qualquer ambiente, mas principalmente em cidades pequenas. Isso porque, nesses locais, pode não haver público suficiente para atender a um determinado nicho apenas. Ao trabalhar com várias marcas, você amplia o seu público.

3. Loja virtual

As lojas virtuais também ganham cada vez mais espaço! Você pode ter um e-commerce em paralelo com um comércio tradicional, ou atuar apenas no ambiente digital.

Para trabalhar com e-commerce, é recomendado contar com uma boa plataforma para a loja virtual, garantindo uma boa experiência de navegação e segurança para os usuários.

Também é importante desenvolver ações nas redes sociais, como o Instagram. Esse pode ser um dos principais meios de se relacionar com os seus clientes, tendo em vista que não haverá contato físico.

4. Representação comercial

Entre os modelos de lojas de roupas existe também o de representação comercial. Nesse formato, que não é bem uma loja, você se transforma em um vendedor que representa uma ou mais marcas, atendendo outros tipos de lojas como as descritas nos itens acima.

Nesse caso, você pode comprar as peças em grande quantidade, em um atacado e revendê-las, ganhando assim uma comissão ou uma margem nas quantidades.

Atualmente existem até mesmo lojas de atacado online, em que você pode consultar o catálogo, escolher as opções que deseja revender e fazer a compra. As peças serão entregues onde você estiver, de forma prática e confortável. Depois de ter recebido, basta divulgar bem os seus produtos, fazendo uso tanto de ferramentas digitais quanto das mais tradicionais, e conquistar os seus clientes.

Representação comercial

Então, já sabe qual dos modelos de lojas de roupas é mais interessante para o seu perfil empreendedor? Reflita sobre isso e faça bons negócios em 2021.

Aproveite e também leia o nosso e-book que fala sobre como se tornar uma loja referência em jeans. Ele tem dicas e estratégias muito interessantes para você se dar bem ao atender esse segmento!