Não cometa esses erros na sua loja de roupas

Não cometa esses erros na sua loja de roupas em 2019!

19 de dezembro de 2018
|

O fim de ano é um período decisivo para todo negócio. No varejo, os últimos meses são marcados pela chegada das festas de fim de ano e pelo potencial aumento nas vendas, de modo que o período pode ficar turbulento. Quem gerencia uma loja de roupas precisa avaliar a contratação de funcionários temporários, correr atrás das metas do ano, mas sem descuidar de um desafio: planejar o próximo ano.

Mesmo que sua loja de roupas esteja vendendo bem e alcançando ótimos resultados, um bom planejamento é sempre importante. Elaborando um planejamento estratégico o lojista consegue se organizar, determinar suas metas e facilitar o trabalho de busca delas. Mais ainda, ele é uma chance de corrigir os erros atuais da loja.

Veja a importância de fazer um planejamento, como fazer o seu e aprenda a não repetir os mesmos erros em 2019!

Por que fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o guia que norteia as ações de uma empresa durante determinado período de tempo. Normalmente, as empresas elaboram seu planejamento estratégico no fim do ano, para se preparar para os próximos 12 meses.

No planejamento vão constar a situação atual da empresa, seus objetivos para o futuro e o plano de ação para conquistar suas metas. Dessa forma, fica mais fácil organizar suas estratégias e acompanhar o trabalho mais de perto enquanto ele é realizado.

Apenas com um bom planejamento o lojista vai conseguir enxergar rapidamente o que dá certo, o que não dá e encontrar as melhores oportunidades para crescer e vender mais. Por fim, determinadas as estratégias, um plano como esse também ajuda a evitar problemas no futuro e se preparar para eventuais dificuldades.

Como planejar sua loja de roupas para o próximo ano

O primeiro passo para se planejar para 2019 é parar e avaliar 2018. Relembre as suas metas para este ano e compare-as com a situação atual da loja. O que foi cumprido e o que não foi? Por que a loja de roupas não conseguiu melhores resultados? Esse primeiro momento é de autocrítica e serve para traçar o ponto de partida para planejar as ações do ano que vem.

Em seguida, comparando metas e a situação atual, defina aonde você quer chegar. O seu foco será aumentar o volume de vendas? Conquistar mais clientes? Fidelizar os clientes atuais para que eles voltem a comprar cada vez mais? Aumentar a equipe? Expandir a loja de roupas?

Reflita para definir os seus objetivos e, em seguida, pensar nas ações. Escolha objetivos viáveis, que seu time tem condição real de alcançar.

Em seguida, você deverá pensar nas ações que vão compor o seu plano. Para conquistar mais clientes, por exemplo, o que deve ser feito? Provavelmente você precisará contratar uma equipe, aumentar o mix de produtos ou impulsionar os esforços de marketing. Trace as ações que deve executar, distribua todas em um cronograma e se esforce para cumpri-lo no ano que vem.

Registre tudo no planejamento estratégico para que o trabalho em 2019 seja organizado. Assim, é possível acompanhar o que dá certo, rever o que não dá e mensurar os resultados desse trabalho.

Como planejar sua loja de roupas para o próximo ano

Dicas para não errar em 2019

Sabendo como elaborar o seu planejamento estratégico, vamos à parte prática. Veja algumas dicas para não errar na hora de planejar 2019:

Veja o que a concorrência está fazendo

O que as outras lojas de roupas fazem que você poderia adotar? Como eles abordam seus clientes? Que tipo de propagandas veiculam e em quais mídias? Pesquise, converse com o concorrente e veja o que pode aplicar para superá-lo no ano que vem.

Planeje datas comemorativas

No seu planejamento da loja de roupas é importante mapear as principais datas comemorativas que vão impactar nos negócios. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras datas impulsionam os negócios e requerem um bom planejamento para dar conta da demanda e pensar em ações que vão conquistar os clientes.

Descubra comemorações menores

Além das datas mais famosas, você pode aproveitar o momento do planejamento para mapear outras comemorações que podem gerar vendas. De acordo com o público e o perfil da sua loja de roupas, você pode pensar em ações para o Dia dos Avós ou dos Professores, por exemplo. E por que não lucrar também com datas mais inusitadas, com ações no Dia da Pizza ou do Rock? Para quem sabe trabalhar com seu público e seus produtos, toda data vale!

Planeje bem o seu marketing

Divulgar bem a sua marca e seus produtos pode fazer a diferença para melhorar os resultados em 2019.

O crescimento da sua empresa no próximo ano pode estar dependendo de uma boa estratégia de marketing e mídia. Para conquistar clientes, consolidar sua marca e vender cada vez mais, confira nossas principais dicas de marketing para sua loja de roupas.