O que é a tecnologia RFID e como ela te ajuda a economizar

O que é a tecnologia RFID e como ela te ajuda a economizar

04 de fevereiro de 2019
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Em qualquer compra que você fizer, você nem deve reparar mais em quão comum é ler o código de barras do produto, certo? Os códigos lidos para registrar preços e demais informações de cada mercadoria são corriqueiros no varejo. De tão comuns, talvez você nem saiba que dá para otimizar essa leitura com uma nova tecnologia como a RFID!

Os varejistas estão sempre à procura de maneiras de testar e implementar tecnologia para se tornarem mais eficientes, se destacarem da concorrência e melhorar a experiência de compra dos seus clientes. O termo RFID é uma novidade do mercado que pode ajudar nessa tarefa.

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A tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência) existe há alguns anos como uma alternativa inovadora aos códigos de barras tradicionais.

Uma de suas aplicações, inclusive, seria justamente em lojas e supermercados. Conheça o que há por trás da novidade e como ela pode te ajudar a economizar na sua loja:

Código de barras x RFID: qual a diferença?

As etiquetas RFID funcionam por informações gravadas em chips para ler códigos de produtos. Lojas de diversos segmentos no Brasil e no mundo já estão utilizando esta tecnologia para facilitar o trabalho de vendas e a gestão de estoque.

O diferencial desta tecnologia é evidenciado por algumas vantagens.

Antes de mais nada, ela permite a leitura de vários produtos ao mesmo tempo, sem precisar identificar cada código. Na prática de  uma loja, isso agilizaria o processo de pagamento, por exemplo. Além disso, é possível garantir mais segurança nas compras e a praticidade de ler as informações com os produtos a uma pequena distância. Diferente dos códigos tradicionais, não é preciso encostar o produto tão próximo da leitora.

Como funcionam as etiquetas RFID

As etiquetas RFID funcionam por meio da leitura de ondas de rádio para identificar automaticamente objetos. Pensando especificamente no uso do RFID no varejo, existem duas formas de usar a tecnologia em etiquetas: a passiva e a ativa.

As etiquetas passivas utilizam a rádio frequência de um mecanismo leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm suas informações gravadas permanentemente. Já as ativas são as muito mais sofisticadas, custam mais caro e que permitem maior gravação de dados e leitura a maiores distâncias.

Na prática, por meio da leitura por radiofrequência, cada produto pode ter informações gravadas em uma etiqueta única, que pode ser reaproveitada, com informações que caracterizam como único aquele objeto.

No varejo, as etiquetas RFID, especialmente passivas, podem ser utilizadas para vários fins, promovendo maior agilidade, eficiência e economia. Com a aproximação de um leitor de RFID é possível identificar informações do objeto, por exemplo, na hora de pagar por ele ou de controlar o estoque das mercadorias.

Quem já está usando RFID no varejo

Muitas das referências do uso de RFID no varejo vêm de fora do Brasil. A rede de lojas de moda americana Macy’s é uma das mais citadas no uso dos identificadores, utilizando cada vez mais a tecnologia para ganhar em eficiência na identificação dos seus produtos. A Macy’s já informou registrar uma imprecisão de estoque de 2 a 3% por mês, ou seja, 24% ao ano. Para minimizar esse efeito, ela usa da leitura RFID, que eleva a precisão do estoque de uma média de 63% para 95%, e reduz os estoques de varejo em até 50%, de acordo com o Laboratório RFID da Universidade de Auburn.

No Brasil, grandes nomes também já colocam em prática as soluções da RFID. A rede de franquias Piticas, especializada em roupas licenciadas de marcas como Disney e Turma da Mônica, é exemplo disso.

Os franqueadores têm hoje etiquetas de leitura RFID na fábrica principal e em 40 pontos de venda da marca. Dessa forma, a Piticas consegue administrar facilmente todos os dados de produção e vendas de toda a rede em tempo real, podendo controlar o estoque de forma mais eficiente. Esse processo evita produção desnecessária e, por consequência, gera economia para a empresa.

Vale a pena para você?

Mesmo que os cases de sucesso da RFID sejam de grandes empresas, não quer dizer que varejistas menores não possam explorar essa necessidade.

Vale a pena para você

Nos últimos anos, a tendência tem sido de queda no preço das etiquetas e está cada vez mais fácil implementar essa tecnologia de leitura também para pequenos estoques. Como a gestão da identificação de produtos é um ponto importante na gestão da sua loja, considere cotar lotes de etiquetas RFID, que podem custar poucos centavos e representar economia real para o seu negócio.

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