O que é o pix e como utilizá-lo na sua loja de roupas

O que é o pix e como utilizá-lo na sua loja de roupas

04 de novembro de 2020
|

É bem provável que você já tenha ouvido falar no pix, não é mesmo? Trata-se do novo meio de pagamento criado pelo Banco Central e que possibilita a realização de pagamentos e transferências em até 10 segundos, 24 horas por dia e sete dias por semana.

O pix deve revolucionar a forma como os pagamentos são realizados, não apenas para grandes transações bancárias, mas também em compras de pequeno valor, como as realizadas em uma loja de roupas.

O que é o pix e como utilizá-lo na sua loja de roupas-2

Quer entender, de uma vez por todas, o que é o pix e como utilizá-lo em sua loja de roupas? Então é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!

Conheça o pix: novo meio de pagamento criado pelo Banco Central

Resumidamente, o pix pode ser definido com um meio de pagamento instantâneo. Ou seja, assim que alguém transferir o dinheiro para outra pessoa ou empresa, o valor entrará na conta cadastrada em apenas 10 segundos.

Não será mais necessário esperar horas ou dias para que o dinheiro “caia” na conta, por exemplo. É por isso que os usuários e empresários estão tão empolgados com a novidade, já que a forma como os pagamentos são recebidos vai ser facilitada.

Com o pix, é possível fazer transferências nas seguintes modalidades:

  • P2P (de pessoa física para pessoa física);

  • P2B (de pessoa física para pessoa jurídica);

  • B2B (de pessoa jurídica para pessoa jurídica);

  • P2G (de pessoa física para o governo);

  • B2G (de pessoa jurídica para o governo);

  • G2P (do governo para pessoa física); e

  • G2B (do governo para pessoa jurídica)

Veja como você poderá utilizar o pix em sua loja de roupas

Veja como você poderá utilizar o pix em sua loja de roupas

Para realizar as transações pelo pix, é necessário que as duas partes envolvidas, ou seja, quem envia e quem recebe o dinheiro, tenha uma conta corrente em um banco ou fintech.

O endereço dessa conta é identificado por meio de um endereço eletrônico chamado de chave pix. Por isso, você precisa entrar em contato com o seu banco e pedir para fazer esse cadastro, já que apenas com ele as operações poderão ser realizadas.

Com o pix, os pagamentos são feitos via QR Codes, que podem ser estáticos ou dinâmicos. Entenda como cada um deles funciona!

QR Code estático

Os QR Codes estáticos servem para transações de diversos tipos. Eles permitem que se defina um valor fixo para um produto ou a inserção momentânea pelo pagador.

É um serviço ideal para pequenos varejistas, pessoas físicas e prestadores de serviço. Em sua loja de roupas, por exemplo, se um cliente gastou R$ 200,00, você pode criar um QR Code com esse valor e solicitar que ele faça a leitura com o smartphone, no aplicativo de internet banking que ele utilizar.

De tal maneira, o valor sai da conta do cliente e cai na da loja, em apenas 10 segundos. Vale lembrar que o QR Code estático também serve para pagamentos de vendas online e você pode até mesmo enviá-lo por aplicativos, como o WhatsApp.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico, por sua vez, possibilita a inclusão de informações mais detalhadas, como a identificação do recebedor. Ele é ideal para facilitar as conciliações e automações comerciais.

Ou seja, o QR Code dinâmico é ideal para cobranças e pagamentos mais formais, como quando a sua loja paga um fornecedor ou prestador de serviços e quer ter isso registrado, por exemplo.

O pix veio para facilitar os pagamentos em sua loja de roupas! Por isso, se você ainda não cadastrou as suas chaves, é interessante que faça isso rapidamente, já que esse pagamento facilitado também pode ser um chamariz para mais clientes.

Gostou deste artigo? Então acompanhe as nossas redes sociais para estar sempre por dentro das melhores novidades para a sua loja. Estamos no Instagram e no Facebook! Não deixe de seguir os nossos perfis.