O que fazer na baixa sazonalidade da sua loja de roupas

O que fazer na baixa sazonalidade da sua loja de roupas

02 de dezembro de 2019
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Os períodos de baixa sazonalidade são uma realidade para praticamente todas as lojas de roupas. Ao longo do ano, sempre existirão momentos em que o movimento e as vendas caem, pelos mais diversos motivos: a mudança de estação ou períodos de férias e feriados, por exemplo.

O que não pode acontecer são suas vendas caírem a níveis preocupantes durante esses períodos.

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A baixa sazonalidade traz algumas oportunidades para desenvolver ações internas e externas. É a hora ideal para organizar a casa, além de ser um ótimo momento para promoções e para queimar o estoque antigo.

Veja no nosso post de hoje como colocar em prática as melhores ações para tirar proveito da baixa sazonalidade:

Ações para colocar em prática durante a baixa

As primeiras ações a se realizar durante a baixa sazonalidade são as referentes à gestão da loja.

Esse período é o ideal para colocar a casa em ordem e se preparar para quando as vendas voltarem com tudo. Por isso, aproveite para fazer o balanço da empresa, conferir e contar o estoque e até mesmo realizar reformas e reparos no espaço da loja. Com menor movimento de clientes, essa é a hora ideal de parar um pouco a operação sem perder mais dinheiro.

A baixa sazonalidade também permite um tempo maior para planejamento. Se em seguida virá um momento mais interessante para a loja, é importante se planejar corretamente para ele. Por isso, vale usar o período de baixa para pesquisar tendências, participar de feiras e eventos, e até viajar para conhecer as novidades do mercado.

E como a equipe de vendedores tende a ficar mais ociosa durante esses períodos, pode ser um ótimo momento para oferecer férias aos funcionários. Além disso, outra boa ideia é aproveitar a baixa sazonalidade para reforçar o treinamento e as capacitações para o time de vendas. Além de melhorar a moral da equipe, treiná-la nesse período ajuda a preparar melhor os funcionários para quando o movimento voltar com tudo.

Como atrair clientes e vender durante a baixa sazonalidade

Agora que falamos sobre como se organizar internamente durante a baixa sazonalidade, vamos à melhor parte: como aproveitar para vender!

Períodos de movimento mais baixo pedem ações específicas para continuar vendendo e tendo lucro.

A principal ideia para aproveitar essas épocas é realizar grandes descontos, feirões e as queimas de estoque. Se sua loja de roupas vai passar por um período mais longo sem movimento, imagine deixar o estoque parado ainda mais tempo.

Além de perder oportunidades de venda, é correr o risco de deixar as peças mais “velhas” para quando o movimento voltar – o que não é indicado. As tendências vão mudar e você não quer que sua loja de roupas fique de fora quando o movimento voltar, certo? Portanto, não deixe estoque parado esperando passar a baixa sazonalidade!

A baixa sazonalidade também permite que novidades cheguem até a loja. Pode parecer arriscado, mas investir em lançamentos nesse período pode ser o melhor jeito de atrair clientes que até então não buscaria por compras nesse momento.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso um bom plano de marketing. Caso você resolva lançar uma nova coleção ou anunciar algum produto que seja uma novidade na loja de roupas, pense exatamente em como vai chamar a atenção do cliente.

Para isso, você pode realizar ações nas redes sociais, criar anúncios e falar diretamente com o consumidor pela internet.

Também é uma ótima ideia apostar na imagem da loja. Fazer com que a fachada e as vitrines mostrem que tem novidades ainda é um ótimo jeito de atrair o olhar do consumidor.

Você ainda pode aproveitar para entrar em contato com clientes que já compraram na sua loja de roupas. Convide-os a voltar, mostre o que a loja tem de melhor e ofereça vantagens para que eles voltem a você mesmo no período de baixa sazonalidade.

O que fazer na baixa sazonalidade da sua loja de roupas

Entrar em contato com o cliente também remete a uma série de ações importantes: as de fidelização. Para garantir mais receita, ao mesmo tempo que converte clientes em verdadeiros fãs da loja, é importante utilizar o pós-venda para trabalhar a satisfação de quem já comprou de você anteriormente.

A fidelização ajuda a ter sempre clientes que frequentam, compram e até indicam sua loja, então não perca tempo e trabalhe para isso. Para te ajudar nessa tarefa, temos o conteúdo certo para te ajudar a fidelizar clientes. É só conferir aqui.