Porque dominar a Curva ABC de produtos na sua loja de roupas

Porque dominar a Curva ABC de produtos na sua loja de roupas

25 de novembro de 2019
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Otimizar as vendas e aumentar o faturamento de uma loja de roupas não se resume a fazer promoções para conquistar o consumidor. Pelo contrário: muito do trabalho para vender mais acontece no planejamento e na gestão da loja. E o conceito de curva ABC é um bom exemplo disso.

Você já ouviu falar em curva ABC? Sabe a importância desse termo para o varejo? Descubra agora como esse conceito vai ajudar sua loja de roupas a vender mais!

O que é a curva ABC de produtos

A curva ABC no varejo nada mais é do que uma forma de caracterização dos produtos do seu estoque.

O que é a curva ABC de produtos

Também chamada de regra 80/20, a curva ABC classifica seus produtos de acordo com sua importância para os negócios. O conceito foi desenvolvido pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran, que verificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores.

Nessa lógica, os 20% de produtos mais importantes são os categorizados como A, sendo eles os responsáveis por 80% das vendas.

Em seguida na curva vem os 80%, restantes que vão ser distribuídos nas categorias B e C e são os produtos de menor saída e lucratividade.

Por que a curva ABC ajuda a faturar mais?

Como mais uma oportunidade de otimizar o seu estoquea curva ABC é um método que ajuda a identificar oportunidades melhores de venda e de economia. 

Ao classificar os produtos como mais ou menos importantes, é possível entender:

  • Quais são os produtos de classe A, que precisam ser mantidos no mix e valorizados na hora de reabastecer o estoque;
  • Os produtos classificados como B, que merecem atenção especial por terem vendas menores. Esses devem ser o foco de promoções e ter a venda estimulada, ganhando mais destaque na loja;
  • E as peças C do estoque da loja, que são vistos como problemas e devem ser eliminados do mix por não terem saída.

Ao fim da criação da sua curva ABC, será possível enxergar claramente os produtos que já fazem sucesso e devem continuar assim; os que devem ganhar destaque para impulsionar as vendas e o faturamento; e a classe C, composta por “casos perdidos” que devem ser substituídos assim que possível no estoque.

Como criar a curva ABC para otimizar as vendas na lojas de roupas

A curva ABC é facilmente montada em uma planilha. Por isso, abra um novo arquivo no Excel ou no Google Sheets.

Nessa planilha, liste todos os produtos da sua loja, indicando:

  • O valor unitário por produto;
  • A quantidade vendida em determinado período de tempo (6 meses, por exemplo);
  • O valor total por produto, que você pode calcular multiplicando a quantidade pelo valor unitário por produto).

Em seguida, você vai calcular o percentual de participação que as peças tiveram no total de vendas. Para isso, é só dividir o valor total de vendas do produto pelo total de vendas da loja.

Com esses dados, organize a tabela em ordem decrescente. A partir daí, é só somar os percentuais para chegar às peças que são responsáveis por até 80% das suas vendas. O número mais próximo de 80% que você conseguir chegar é o grupo de produtos classe A da sua loja de roupas.

Os 20% restantes, então, devem ser divididos em 15% representando o B na curva e 5% serão os produtos de nível C.

O que fazer com os dados da curva ABC de produtos?

Feita a planilha, vamos analisar as informações que ela oferece.

As peças mais vendidas e populares, representadas pela letra A, são o sucesso do negócio. Elas requerem menos trabalho adicional, já que saem com mais facilidade. Por isso, fique de olho no estoque para sempre mantê-las disponíveis.

Os produtos de nível B, então, devem ser encarados com cuidado. Como eles podem ser trabalhados? Essas peças podem ser incluídas em promoções especiais ou em outras ações que visem dar saída aos produtos e aumentar o ticket médio da loja. É o caso das ações de cross sell, que visam oferecer produtos que combinam com aqueles que o consumidor já está a fim de comprar. Encarar os produtos B como complementares pode ser a chance de dar maior saída a eles.

Já os produtos que ficaram no C da curva ABC não têm salvação. Fazendo uma análise mais definitiva, a melhor opção deverá ser descartá-los do seu mix em uma liquidação de produtos, optando por não comprá-los novamente assim que for reabastecer o estoque.

O que fazer com os dados da curva ABC de produtos

Quer saber mais sobre as melhores práticas de gestão para sua loja de roupas? Leia também o nosso artigo sobre dicas de gestão financeira para o seu negócio. Tem alguma dica sua para compartilhar? Deixe então seu comentário!