Reserva de emergência a importância para a loja de roupas

Reserva de emergência: a importância para a loja de roupas

03 de março de 2021
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Sabemos que imprevistos acontecem e, mesmo assim, a maioria das pessoas não está preparada para lidar com situações urgentes que podem ser solucionadas. Mas esse não é o caso quando se tem, por exemplo, uma reserva de emergência.

Se você quer saber o que é a reserva de emergência, como calcular e por que ter uma para a sua loja de roupas, confira as nossas dicas a seguir!

O que é reserva de emergência?

O fundo ou reserva de emergência refere-se ao dinheiro que você economiza e que pode ser acessado rapidamente sem que seja necessário recorrer à conta corrente ou a um empréstimo. É uma importante aliada para enfrentar momentos de incerteza e permite que você pague as suas despesas mensais fixas por um período, caso você passe por imprevistos e situações de urgência.

Existem alternativas para investir e criar a sua reserva de emergência — caderneta de poupança, CDBs, Tesouro Selic e os Fundos DIE compõem o rol de opções. Pesquise sobre cada uma delas e opte por aquela que garanta segurança, liquidez imediata e uma boa rentabilidade!

Imprevistos que podem surpreender os lojistas

Separamos aqui alguns dos imprevistos que podem surpreender os varejistas. É por isso que manter uma reserva de emergência é algo tão importante na gestão de uma loja de roupas:

  • Baixa saída de peças que tiveram alto investimento;
  • Perda de grande quantidade de clientes simultaneamente;
  • Aumento imprevisível de custos;
  • Crises econômicas atingindo com mais força o seu setor;
  • Períodos de baixa demanda devido a imprevistos externos;
  • Ficar com muitas peças acumuladas de roupas específicas para determinada estação do ano pelo fato de não incluir as sazonalidades no planejamento estratégico;
  • Situações como pandemia, inundações, incêndios e outras formas de danos materiais, que causam interrupção e vulnerabilidade do negócio.

Então como se proteger de imprevistos internos e externos? Ter uma boa gestão é fundamental para que a sua loja consiga evitar qualquer tipo de imprevisto e possa manter seu bom funcionamento.

Principais motivos para sua loja ter uma reserva de emergência 

Imagine que sua loja possua um custo de manutenção/sobrevivência de R$ 4.000 ao mês e, normalmente, você tenha um volume de vendas de R$ 7.000. Devido a algum imprevisto, suas vendas fecharam em R$ 3.000 mensais. Nessa situação, você começa a fechar no negativo.

Durante uma pandemia, por exemplo, quando não há previsão de aumento de vendas, o que fazer com um saldo negativo quando você ainda tem que pagar as despesas mensais e o orçamento está ficando comprometido? É aí que entra a reserva de emergência.

Mas o uso da reserva vai além disso, podendo ser utilizada, por exemplo, em situações extraordinárias, como a chance imperdível de alugar um ponto super concorrido, fazer um investimento de alto retorno ou aproveitar uma oportunidade de publicidade fora do comum.

Além disso, os fornecedores podem estar liquidando mercadorias ou dando grandes descontos para pagamentos feitos à vista, naquelas mercadorias que os lojistas sabem que é certeza de venda, e a reserva de emergência pode ser usada para aproveitar essas oportunidades. O importante aqui é analisar a relação custo x investimento x retorno para não acabar usando a reserva de emergência sem necessidade.

Agora, vamos te explicar como fazer o cálculo:

Como calcular a reserva de emergência

É preciso fazer um planejamento financeiro para calcular a reserva de emergência. Isso quer dizer que você precisa saber quanto ganha e quanto gasta. Veja o passo a passo.

1. Entenda o custo do seu Fluxo de Caixa

Primeiramente você precisa acompanhar o fluxo de caixa da empresa para entender qual é a sua receita líquida e despesas diárias, semanais, mensais, semestrais ou anuais. Esse controle pode ser feito usando planilhas de fluxo de caixa ou sistemas de controle financeiro.

2. Avalie as prioridades da loja

Analise as despesas que são prioridades, e aquelas que podem ser cortadas. Assim, você poderá começar a levantar o valor que será poupado a cada período ou de acordo com um aumento nas vendas.

3. Reserve um valor mensal fixo

Após cortar algumas despesas, o próximo passo é determinar quanto será poupado e de quanto em quanto tempo.

É o momento de definir um percentual fixo do faturamento da loja para ser poupado por mês e planejar onde investi-lo.

De acordo com especialistas em finanças, o recomendado é ter na reserva de emergência um valor que corresponda entre 6 e 12 meses dos seus gastos. O valor ideal deve ser adaptado à sua realidade, ou seja, o período que sua loja ficará sem entrada suficiente de dinheiro.

O cálculo da reserva é feito da seguinte maneira:

  1. Some todas as suas despesas fixas mensais — aquelas que você tem independentemente de o quanto você vender na loja, como luz, aluguel, água, internet, telefone, etc.
  2. Multiplique por 6.
  3. Pronto! O valor encontrado é o que você deve juntar em sua reserva de emergência.

E não se esqueça de aplicar sua reserva de emergência em investimentos de baixo risco e de liquidez diária. É importante lembrarmos desse detalhe, pois não adianta nada deixarmos a reserva parada perdendo dinheiro para a inflação ou oscilações de mercado. Na hora de escolher onde colocar sua reserva devemos nos atentar:

  1. Investimentos de renda fixa de baixo risco: sempre dê preferência para deixar sua reserva rendendo em investimentos de baixo risco. Não adianta nada montar sua reserva de emergência, aplicar num investimento de alto risco e quando você precisar o dinheiro não estar lá.
  2. Liquidez: escolha investimentos de alta liquidez, principalmente aqueles que tenham liquidez diária. Assim, quando você precisar do valor, ele estará disponível o mais rápido possível para ser usado.
  3. Estude os tipos de Investimento: no mundo das finanças, existem diversos tipos de investimentos que podem ser usados para montar uma reserva de emergência, como os CDBs, poupança, fundos DIs, entre outro). Cada tipo de investimento tem suas características e cabe ao lojista estudar qual o melhor se encaixa para montar sua reserva, sempre se atentando aos pontos 1 e 2.

Ao seguir essas dicas sobre a reserva de emergência, você conseguirá preparar o seu negócio para sobreviver a imprevistos. Então siga a Revanche nas redes sociais e receba muitas novidades para colocar em prática em sua loja de roupas!