TikTok como usar nova rede social na sua loja de roupas

TikTok: como usar nova rede social na sua loja de roupas

07 de outubro de 2020
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É bem provável que você já tenha ouvido falar no TikTok, não é mesmo? A rede social do momento é destaque na mídia e praticamente todos os influenciadores digitais mais populares estão produzindo conteúdo para ela.

O TikTok já é muito popular entre o público adolescente e jovem, mas também tem crescido muito entre usuários de outras faixas etárias. Se você gosta de usar as redes sociais para impulsionar a sua loja de roupas, conhecer esse aplicativo pode ser bem interessante.

A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, para que você entenda, de uma vez por todas, como funciona o TikTok.

Afinal, o que é o TikTok?

O TikTok surgiu em 2018, sendo uma evolução de outro aplicativo que já havia feito sucesso há alguns anos, o Musical.ly. Produzido por uma empresa de tecnologia chinesa, inicialmente, o app servia para que os usuários fizessem dublagens divertidas de músicas famosas.

Quando passou a se chamar TikTok, o aplicativo seguiu na mesma linha, mas agora ganhou outras opções de produção. A dublagem de músicas continua sendo uma opção, mas também foram inseridos novos recursos, como vídeos com edições divertidas, filtros, emoticons etc.

Que formatos de conteúdo podem ser criados no TikTok?

O TIkTok possibilita criar conteúdos de diversos tipos, mas sempre no formato de vídeo. As funcionalidades são as, a seguir relacionadas!

Dublagem

Com esse recurso o usuário pode escolher músicas disponíveis no aplicativo e fazer dublagens dos hits que são sucesso nas paradas atualmente.

Também é possível inserir efeitos visuais diversos nos vídeos, por meio de filtros e adesivos.

Mixagem

O áudio dos conteúdos pode ser mixado, aumentando e diminuindo o volume em determinados momentos, por exemplo.

A ideia é usar esse recurso para que os vídeos sejam mais impactantes e divertidos.

Efeitos visuais

O TikTok é repleto de efeitos visuais, como máscaras, filtros e adesivos. Eles podem ser  inseridos nas imagens para dar o tom ideal para o vídeo.

É só usar a criatividade, porque recursos para criar algo interessante é o que não falta.

Mensagens

Em uma atualização recente, o TikTok passou a ter uma ferramenta de chat, em que é possível conversar com outros usuários, assim como o Messenger no Facebook e o Direct do Instagram. Isso tem estimulado as interações entre os usuários.

Reação

Com essa ferramenta, o usuário pode se filmar enquanto assiste a outro vídeo. São populares as “reactions” de vídeos engraçados ou assustadores, por exemplo.

Duetos

A ferramenta duetos pode ser utilizada para fazer conteúdos em dupla com outro usuário. Esse recurso tem feito com que muitos vídeos fiquem populares, nas parcerias feitas por influenciadores digitais.

Como aproveitar o TikTok para vender mais na loja de roupas?

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O TikTok pode ser usado nas estratégias de marketing da sua loja de roupas. Para isso, basta usar a criatividade e produzir conteúdos em que as peças que você vende sejam protagonistas.

Vale lembrar que essa rede é muito mais popular entre os jovens, com idades entre 13 e 23 anos, que gostam de vídeos bem-humorados. Por isso, pode trazer bons resultados se a sua loja de roupas vende peças que agradam a esse público.

As hashtags, já populares em outras redes sociais, existem também no TikTok. Então, para estruturar uma estratégia nesse app, é interessante fazer uma boa pesquisa sobre as palavras-chave que estão mais em alta nas buscas dos usuários.

Se uma cantora pop lançar uma nova música, por exemplo, você pode produzir um vídeo usando como hashtag principal o nome da canção, que deve se popularizar entre os usuários.

O conteúdo pode ser uma dublagem da música, com alguém usando as peças que estão disponíveis em sua loja de roupas. Também é possível compartilhar o conteúdo do TikTok no Instagram e outras redes.

Para fazer uma campanha de sucesso para a sua loja de roupas usando o TikTok, o ideal é sempre saber o que está nas trends do momento, ou seja, quais são os assuntos mais falados e procurados nessa rede.

Dentro disso, tente produzir conteúdo em que os seus produtos possam ser inseridos. Veja alguns exemplos e dicas:

  • siga e interaja com o seu público-alvo na rede;
  • divulgue a sua conta do TikTok em outras redes sociais;
  • inspire-se em influenciadores e outras marcas que usam a rede;
  • de dicas de como combinar as peças, usando os efeitos de transição;
  • tenha uma pessoa responsável por planejar e produzir os conteúdos no TikTok;
  • faça um desfile usando a música hit do momento, com os produtos que são novidade, usando efeitos de transição;
  • lembre-se que o TikTok é uma rede viral e que a sua loja pode ganhar muito mais visibilidade com os conteúdos que produzir.

Ainda não se sabe se o TikTok será uma rede social com vida longa, como o Facebook e o Instagram, ou será um fenômeno passageiro, como o Snapchat, que teve um “boom” e depois praticamente foi abandonado pela maioria dos usuários. No entanto, enquanto a “onda” durar, vale a pena investir nessa rede, principalmente se você atende o público jovem.

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