4 dicas de como preparar a sua loja para a troca de estação

4 dicas de como preparar a sua loja para a troca de estação

03 de fevereiro de 2021
|

A troca de estação é um período importante no varejo de roupas, devendo ser observado pelos lojistas. A ideia é que a sua loja esteja preparada para faturar bem em todas as épocas do ano, mas alguns cuidados devem ser tomados nas viradas de estação para que os lucros se mantenham de forma contínua ao longo do ano todo.

Os produtos que são campeões de venda no período de primavera/verão não fazem o mesmo sucesso no outono/inverno, por exemplo. É por isso que desenvolver estratégias próprias a cada troca de estação é importante.

Veja agora as 4 dicas para preparar a loja da troca de estação

Preparamos esta lista com uma série de dicas para você ter sucesso ao preparar sua loja para a troca de estação. O nosso objetivo é contribuir para que o seu negócio esteja sempre em constante crescimento.

Confira, a seguir, como colocar essas ideias em prática no seu estabelecimento:

Veja agora as 4 dicas para preparar a loja da troca de estação

1. Faça uma análise financeira do período atual

O primeiro passo para preparar a loja na troca de estação é fazer uma análise financeira do período. É necessário colocar no papel o capital de giro para as compras da nova coleção, as finanças da empresa, o pagamento dos salários, o aluguel e afins.

Essa atividade tem o objetivo de fazer com que você tenha um raio-x de como está a sua loja no trimestre atual. É a partir dessas informações que você deve tomar as próximas decisões para o seu estabelecimento.

2. Promova as revisões de metas para o período

Com base na análise financeira feita, faça revisões de metas para os próximos 3 meses. Se no início do ano você fez um planejamento estratégico, agora é chegado o momento de efetivar a primeira revisita ao plano.

Observe as metas que foram estipuladas para o decorrer do ano e veja quais delas já foram cumpridas e quais precisam ser alteradas, de acordo com as movimentações do mercado e do cenário em que a sua loja está inserida.

3. Planeje bem o seu estoque

Na troca de estação, também é muito importante que o seu estoque seja bem planejado. Antes de mais nada, é preciso fazer uma “queima” nos itens do período que está chegando ao fim, para abrir espaço para as novas coleções.

Caso ainda tenha muitos produtos da estação anterior nas prateleiras, considere fazer uma promoção para liquidá-los. Ao mesmo passo, veja quais são os itens da moda no próximo período e garanta a compra com antecedência.

O objetivo aqui é ter um bom estoque para atender às demandas da nova coleção. É por isso que abrir espaço e programar as compras é tão importante. Assim, você não fica com nada parado nas prateleiras e também consegue atender as necessidades dos clientes, que irão buscar as peças da próxima estação.

4. Levante as datas comemorativas do período

As datas comemorativas são sempre uma boa oportunidade para fazer mais dinheiro, tendo em vista que o consumo aumenta nesses períodos. São nesses dias que as pessoas presenteiam os seus entes queridos ou saem em busca de novidades para fazer compras.

O período de outono/inverno, por exemplo, vai dos meses de março a setembro. Nesse período, são diversas as datas comemorativas que podem ser exploradas, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados, por exemplo.

Aproveite e capriche nas campanhas, fazendo uso das mídias tradicionais e digitais para atrair ainda mais público nessas datas festivas e que costumam gerar boas vendas no comércio varejista.

Para aumentar o faturamento nesse período, você pode criar promoções diferentes e exclusivas, além de desenvolver ações nas redes sociais, como uma live temática para apresentar os itens das novas coleções e que estarão à venda nestas datas comemorativas.

Ao seguir essas dicas, você conseguirá preparar a sua loja de roupas para a troca de estação e conquistar mais lucros para o seu estabelecimento. Coloque tudo em prática e garanta bons resultados!

E, para começar a preparar o seu estoque para a próxima estação, a nossa dica é ficar de olho no atacado online da Revanche. Em nossa loja virtual, você encontra sempre as peças da próxima estação que poderão ser entregues rapidamente no seu estabelecimento. Não perca essa oportunidade!