Você sabe o que é um marketplace Conheça e venda mais

Você sabe o que é um marketplace? Conheça e venda mais

11 de fevereiro de 2020
|

Vender pela internet é uma ótima alternativa para quem quer se aproveitar de uma das grandes tendências no varejo. As compras via e-commerce estão cada vez mais populares, mais recentemente impulsionadas pela popularidade do conceito de marketplace. 

Um marketplace é um lugar ideal para conquistar cliente que, sem a visibilidade mais limitada da sua própria loja, poderiam não conhecer os seus produtos. Mas afinal, o que é um marketplace e como vender em um deles? É isso que vamos te contar agora!

O que é um marketplace?

O que é um marketplace

Um marketplace é uma grande loja virtual que funciona como intermediário entre compradores e vendedores.

Esse conceito do e-commerce pode ser compreendido facilmente com um exemplo bem tradicional. Um shopping center, por exemplo.

O shopping é o lugar para onde milhares de clientes vão, porque acham conveniente comprar em um só lugar com uma variedade de lojas. É também um lugar em que, para o dono de uma loja, faz muito sentido estar, pois aproveita de um grande número de visitantes todos os dias.

Um marketplace é a mesma coisa, só que no mundo do comércio eletrônico. Considerando uma pequisa Opinion Box/Social Miner que aponta que 81,4% dos internautas brasileiros compram no varejo online, qual lojista não quer usar essa possibilidade a seu favor?

Principais marketplaces e como vender

Mesmo que você só tenha descoberto o conceito de marketplace agora, você provavelmente já conhecia os principais ou até já comprou produtos em um.

Isso porque os principais e-commerces do Brasil (e do mundo) já funcionam como marketplaces. É o caso da Amazon, da Americanas, do Mercado Livre e do Submarino, para citar alguns dos maiores.

Nessas lojas, é comum encontrar um produto e, junto à sua descrição, encontrarmos o termo “Produto vendido e entregue pela loja X”, o que significa que a oferta é vendida por uma loja específica, e não pela própria Amazon, Americanas ou outros marketplaces.

De forma geral, começar a vender em um marketplace não é um processo longo nem difícil.

Geralmente, no rodapé do próprio marketplace é possível encontrar um formulário a ser preenchido.

Na Amazon, por exemplo, o link é este. Já na Americanas, no rodapé existe o link “venda com a gente“.

Em seguida, o caminho mais comum envolve enviar uma série de documentos sobre o seu negócio para o marketplace. Essa regra e os documentos necessários vão variar de loja para loja, mas geralmente incluem informações como o seu CNPJ, especificação do regime de tributação, comprovante de inscrição estadual , alvará de funcionamento da sua loja e outras certidões e comprovações.

Enviados os documentos, a loja passa por um processo de avaliação e, tudo estando de acordo com as diretrizes do marketplace, seu empreendimento será aprovado para vender.

A última etapa, então, é cadastrar os produtos que serão vendidos e oferecê-los corretamente no marketplace. Como fazer isso é o próximo item deste artigo.

Vantagens do marketplace e dicas de como vender

Como dissemos, o marketplace funciona como um shopping tradicional, que reúne várias lojas e vendedores em um só lugar. A vantagem mais clara desse processo é a praticidade que o e-commerce oferece para o consumidor, que está cada vez mais atraído por essa modalidade.

Além disso, o custo é muito baixo para uma plataforma que pode oferecer grande visibilidade para o seu negócio. Ainda assim, é claro, é importante ressaltar que cada marketplace tem uma taxa própria que será cobrada sobre as vendas, como compensação pela “vitrine” que é oferecida ao lojista.

Sabendo disso, outro ponto importante é saber apresentar os produtos corretamente.

Assim como o marketplace é uma vantagem pela visibilidade, pode ser difícil se destacar entre tantas opções de lojistas e produtos.

É essencial que o lojista tenha boas fotos dos produtos para evidenciar seus atributos sem deixar dúvidas para o consumidor. Outro ponto essencial é cadastrar corretamente todas as informações dos itens. Em caso de roupas, as medidas devem ser esclarecidas, os tecidos e materiais bem explicados. Além disso, o lojista precisa descrever tudo de forma clara para que o mecanismo de busca do marketplace (e claro, do Google), consigam mostrar para o cliente exatamente o que o seu consumidor está buscando.

Quer continuar acompanhando as melhores novidades do varejo e aprender a lucrar a partir delas? Assine nossa newsletter no canto direito da página e receba conteúdo útil para sua loja de roupas.