5 passos para bater as metas de vendas em sua loja de roupas

5 passos para bater as metas de vendas em sua loja de roupas

10 de janeiro de 2023
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Ano novo, metas novas! Quem deseja superar suas vendas na loja de roupas e se destacar da concorrência precisa investir em estratégias que mostrem que seu negócio traz o que o cliente precisa. Mas como fazer isso?

Se você é lojista, estabelecer a meta de vendas ajuda sua loja de roupas a crescer. Afinal, é preciso planejar, otimizar as estratégias de venda, treinar os vendedores e aperfeiçoar todo o atendimento ao cliente — do pré ao pós-venda.

Embora não haja uma fórmula mágica, há táticas que podem sim ajudar sua loja de roupas a bater as metas de venda em 2023. Confira!

5 estratégias para melhorar as vendas na sua loja de roupas

Veja 5 dicas para bater metas de vendas e melhorar a reputação do seu negócio:

1. Estabeleça metas críveis

Os vendedores precisam estar motivados a vender. Colocar metas irreais faz com que eles se sacrifiquem além da conta para fechar o mês, o que gera insatisfação. Ao mesmo tempo, é importante que as metas sejam desafiadoras para estimulá-los a se superar.

Outro fator importante é que essa superação nas vendas traga benefícios reais para os vendedores, como boas bonificações. Assim, eles terão motivos para se empenhar a alcançar as metas

2. Faça um planejamento de vendas

Estratégias de vendas não podem ser feitas de maneira empírica, ou seja, “no chute”. Você precisa ter um planejamento estratégico, ou seja:

  • precisa saber onde sua loja está, qual a projeção de vendas desejada e o que fazer para alcançá-la;
  • ter um plano de ação para entender como cada estratégia será posta em prática

Por exemplo: você deseja aumentar as vendas da loja de roupas apostando na nova coleção. Para isso, decide que vai dar 15% de desconto exclusivo para as seguidoras do Instagram, mas apenas na semana de lançamento.

Essa ação vai precisar de divulgação nas redes sociais e na loja física, além de uma comparação com a média de vendas de coleções anteriores para ver se houve mesmo um avanço nas vendas. Conferir também o pós da estratégia (como foram as vendas depois da ação) também é interessante.

Com esses dados, é possível ver se a estratégia realmente teve efeito.

3. Conheça as peças mais vendidas na sua loja de roupas

 

Conheça as peças mais vendidas na sua loja de roupas

Para um negócio vender mais, é essencial conhecer seus best-sellers, aquelas peças que não podem ficar em falta porque a saída é alta em qualquer momento do ano. Você pode até usá-las para despertar o interesse em roupas que não são tão vendidas.

Por exemplo: você descobre que a calça skinny é sua peça mais vendida. Assim, pode combiná-la com blusas — e até vestidos, pois a tendência promete voltar em 2023 — que têm baixa procura. Faça esse mix nas vitrines, nos manequins e em fotos de divulgação nas redes sociais.

Os itens mais vendidos devem estar nas primeiras araras da sua loja de roupas e também precisam ser os primeiros oferecidos aos clientes. No caso da calça, por exemplo, você pode oferecê-la quando o consumidor quiser uma calça jeans (sem dizer o modelo específico) ou uma peça casual.

4. Desperte o senso de urgência no cliente

Convença seu cliente de que aquela peça é única, tem poucas à venda e está com um preço especial. Assim, ele não vai esperar o valor diminuir ou voltar na semana que vem para, quem sabe, comprá-la. Esse senso de urgência, de que a roupa pode não estar lá quando ele for procurá-la, é um dos principais gatilhos para a venda.

5. Conheça o seu consumidor

Toda estratégia de vendas precisa ser desenvolvida com base no consumidor real. Isso porque é ele quem vai ditar qual o tom de voz e os meios de comunicação ideais para sua loja.

Por exemplo: se seu público é mais adolescente, é essencial investir no TikTok. Já um público mais velho vai gostar mais de acompanhar sua loja pelo Instagram ou WhatsApp. Além disso, quanto mais maduro for o seu consumidor, mais “formal” deverá ser sua linguagem — isso, claro, depende de muitos fatores.

Outro fator importante é conhecer os horários de mais venda do seu negócio. As estratégias de promoção e desconto mais irresistíveis podem acontecer justamente nesses horários ou em momentos de baixa, para melhorar a movimentação nesse momento.

Viu como é possível aumentar as vendas da sua loja de roupas? Para atrair e fidelizar clientes, nada melhor do que aliar qualidade a tendências. Faça seu cadastro e seja um revendedor Revanche!