A importância de conhecer o público-alvo para loja de roupas

A importância de conhecer o público-alvo para loja de roupas

05 de agosto de 2021
|

Vamos começar entendendo o que é, realmente, o público-alvo para loja de roupas?

Em termos simples, o público-alvo se refere a um grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelos produtos que você vende.

Também conhecido como segmento-alvo ou mercado-alvo, essa fatia do mercado consumidor é dividida em segmentos com perfis semelhantes de acordo com características como idade, gênero, estilo de vida e escolaridade.

Achou complicado? Não se preocupe! A seguir, tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto! Vamos lá?

Por que é importante conhecer o público-alvo para loja de roupas

Por que é importante conhecer o público-alvo para loja de roupas?

Quer vender mais e ampliar seus negócios? Conhecer o público-alvo para loja de roupas garantirá que isso aconteça, pois, a par dessa informação será possível tomar decisões de gestão mais assertivas.

Essa informação, portanto, influenciará na hora de negociar com os fornecedores já que você precisará privilegiar as peças que mais interessam aos seus clientes. Além disso, ao conhecer o segmento-alvo, você criará estratégias de vendas e promoções nos canais mais acessados pelos consumidores.

Vejamos alguns exemplos de públicos-alvo.

Canva, por exemplo, é uma ferramenta de design online que tem entre o seu público-alvo designers e entusiastas do design, que podem ser divididos de acordo com a forma como esses grupos usam a ferramenta.

Por exemplo, um dos públicos-alvo do Canva são pessoas e empresas que usam a ferramenta para criar planilhas, infográficos ou pôsteres para apresentações.

Já a Revanche, marca de roupas, tem como um de seus alvos o público jovem. Assim, investe em roupas femininas e masculinas que atendem os gostos e demandas destas pessoas.

As vantagens de definir o perfil dos clientes da sua marca são as seguintes:

Maior assertividade ao negociar com os fornecedores

Se você conhecer os gostos e desejos dos clientes, ficará mais fácil escolher os produtos que eles irão gostar.

Por exemplo, se seu público-alvo for de mulheres de classe AAA, consumidoras de produtos extremamente caros e artigos de luxo, de nada adianta oferecer o básico. Como elas estão em busca de exclusividade, sua loja terá que fazer uma seleção de produtos à altura.

Da mesma forma, se o público for misto e os homens também comprarem as peças que você vende, será preciso ofertar roupas que vão de encontro com a necessidade desse público para garantir que eles encontrem o que procuram na sua loja de roupas.

Estratégias de marketing direcionadas

Para ser visto, você deve divulgar a sua loja de roupas e os produtos que vende, certo? No entanto, para ser eficiente, a estratégia de marketing deve ser personalizada, oferendo ao cliente as roupas que ele realmente está procurando.

Por isso, conhecer o público-alvo para loja de roupas garantirá que você invista nos canais de marketing corretos e crie estratégias que se convertam em vendas. Sim! Conhecer o perfil dos clientes garantirá que a sua marca cresça e se destaque entre as preferidas dos consumidores.

Por exemplo, lançar uma campanha no Twitter não faz sentido se o seu público-alvo é mais ativo no Instagram. Por outro lado, não adianta fazer lives no YouTube, se os seus consumidores não acessarem esse canal.

Monitore quem segue a sua loja nas redes sociais e interage com suas postagens. Quem gosta, compartilha, comenta seu conteúdo? Em seguida, restrinja as principais características comuns, como idade, localização, idioma, interesses e assim por diante.

Então, quem é o seu público-alvo? As pessoas que se identificam com sua marca.

Como identificar o público-alvo para loja de roupas?

Ainda não conhece o perfil dos clientes da sua loja de roupas? Não se preocupe! Mesmo que a sua empresa já tenha muito tempo de mercado, dá para colher dados e analisá-los para traçar o perfil dos seus consumidores.

Faça o cadastro dos clientes

Quer ficar por dentro de um boa estratégia para conhecer o público-alvo para loja de roupas? Faça o cadastro dos clientes! A partir das informações dadas no momento da compra, você pode começar a traçar o perfil do seu público-alvo.

Entre as informações básicas estão: idade, estado civil, gênero, escolaridade e endereço. O importante, nesse primeiro momento, é não complicar a venda e garantir que o cliente não perca muito tempo respondendo a um questionário imenso.

Saiba quais produtos vendem mais

Além do cadastro, saber quais produtos são os mais procurados pelos consumidores também é fundamental para traçar o perfil do seu público.

Vale analisar, ainda, quais tamanhos têm mais saída e quais produtos acabam encalhando no estoque. Claro, também é importante saber qual forma de pagamento é a mais utilizadas pelos clientes. Isso ajudará a criar promoções que aumentem o ticket-médio da sua loja de roupas.

Crie um bom relacionamento pós-venda

Outra boa forma de conhecer o público-alvo para loja de roupas é investir no relacionamento pós-venda. Mantenha o canal de comunicação aberto e garanta que os clientes tirem dúvidas e tenham seus problemas resolvidos o mais rapidamente possível.

Quando feita de maneira estratégica, essas ações podem revelar informações essenciais dos consumidores ajudando a loja a descobrir, por exemplo, os hábitos de compra e as preferências do consumidor.

Agora que você está munido de conhecimento para identificar e se envolver com seu público-alvo, pode criar uma estratégia para se conectar com ele. Para dar um passo adiante, continue lendo o blog da Revanche e fique por dentro de outras informações sobre o assunto!