Como administrar uma loja de roupas 5 dicas para não errar

Como administrar uma loja de roupas? 5 dicas para não errar

03 de maio de 2021
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Saber como administrar uma loja de roupas vai além do controle de entradas e saídas de dinheiro — envolve também gestão de estoque, divulgação do negócio, oferecer as melhores soluções aos clientes, entre outras ações. Assim como qualquer outro negócio, a administração de uma loja exige conhecimentos e habilidades específicos.

Pensando nisso, nós aqui da Revanche montamos um guia com 5 dicas que ajudarão a gerenciar uma loja de roupas e evitar imprevistos. Vamos conhecer?

5 dicas de como administrar uma loja de roupas

1. Faça um planejamento

A primeira dica de como administrar uma loja de roupas é entender que é preciso saber qual é o objetivo da empresa e qual caminho será percorrido para alcançá-lo. Para isso, você pode usar três tipos de planejamento que são complementares e devem ser usados simultaneamente:

  • Planejamento operacional: visa o curto prazo; nas empresas pequenas, ele pode organizar as atividades de cada colaborador.
  • Planejamento tático: feito no médio prazo; no caso de uma loja, controla os trabalhos de áreas, como financeiro, vendas e estoque.
  • Planejamento estratégico: visa o longo prazo, de 5 a 10 anos, e propõe ações mais genéricas.

2. Mantenha as finanças organizadas

Outra dica primordial de como administrar uma loja de roupas é ter um orçamento e manter as finanças organizadas. Além disso, é preciso ter visibilidade do fluxo de caixa, controlar os gastos registrando todo dinheiro que entra e sai, para ter maior controle do financeiro. Isso também ajuda a decidir se é o momento certo de investir em estoque.

Verificar diariamente o fluxo de caixa ajuda a garantir a saúde financeira da loja e evitar surpresas. Essa ação também ajuda a identificar quando é possível começar uma reserva de emergência para enfrentar épocas de baixa.

Às vezes, os gestores não têm tempo para fazer um relatório detalhado de vendas realizadas pela loja e acabam fazendo compras baseados no ‘achômetro’ ou em estimativas. O que isso pode gerar? Estoque parado, por exemplo.

Com isso, a loja não tem liquidez para pagar seus fornecedores, garantir lucro, honrar a folha de pagamento ou investir em oportunidades. Por isso, evitar o estoque parado é uma das medidas para colaborar com a saúde financeira da loja e promover seu crescimento.

3. Faça um controle de estoque eficiente

O estoque é o pulmão de toda loja de roupas, então, uma boa gestão de estoque significa que a loja está conseguindo respirar.

Manter o estoque organizado, com os níveis ideais, controlar as entradas e saídas, entre outras coisas, dá trabalho. Uma das soluções para isso é contar com métodos de controle de estoque, planilhas ou sistemas que, além de diminuir a ocorrência de erros, economizam tempo, otimizando as horas de trabalho.

Faça um controle de estoque eficiente

O gestor pode incluir em sua lista de como administrar uma loja de roupas a utilização de métodos de controle de estoque, sendo a Curva ABC o mais conhecido. Trata-se de um método usado para classificar e agrupar itens de acordo com sua importância para o funcionamento do negócio. Entre os benefícios desse método, temos:

  1. Garante que os produtos principais estejam sempre atualizados;
  2. Reduz os custos com compras desnecessárias;
  3. Diminui a escassez de estoque.

Se preferir, há uma ferramenta que pode gerenciar tudo: o sistema ERP. Ele é um grande aliado para quem deseja saber como administrar uma loja de roupas.

ERP é a sigla em inglês para “Planejamento de Recursos Empresariais”. É um modelo de software que automatiza processos de negócios e fornece insights e controles internos, com base em um banco de dados central que coleta informações de departamentos, como contabilidade, recursos humanos, vendas e demais setores da empresa, contribuindo para tornar mais eficiente a gestão da loja.

Saiba mais como escolher o seu neste artigo.

E os produtos no estoque? Eles são a alma de toda loja de roupas — sem produtos interessantes, a loja está fadada ao fracasso.

Por isso, ao estudar como administrar uma loja de roupas, é fundamental decidir sobre qual item vender. Uma boa maneira de avaliar o que adquirir para uma loja é ter em mente que, quando os clientes entram no estabelecimento, esperam encontrar uma grande variedade de roupas. Mas atenção: isso não significa que devam ser comprados itens em excesso.

Outro ponto importante para saber como administrar uma loja de roupas é ter bons fornecedores. Escolher aqueles que estejam antenados com a moda, que ofereçam itens com boa saída, cumpram prazos de entrega e entreguem produtos de qualidade, é essencial.

4. Gestão de RH

A gestão de Recursos Humanos é de extrema importância para as organizações, afinal, elas são compostas por pessoas. Por isso, o RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, reforço e mudança da cultura de uma empresa.

Cuidar bem dos seus colaboradores é uma peça-chave para o bom funcionamento do seu negócio e para que todos estejam alinhados com a cultura e valores da sua loja.

Sendo assim, adote estratégias que condizem com a cultura da empresa. A remuneração dos seus colaboradores está de acordo? E a politica de comissões? Há pagamento de bônus por metas atingidas? Os benefícios estão de acordo com o mercado de trabalho? Você esta ouvindo o feedback do seus funcionários?

Essas são apenas algumas perguntas que podem te ajudar a dar um norte para a Gestão de Recursos Humanos da sua loja de roupas.

5. Invista no marketing da sua loja de roupas

Por último, é imprescindível que a loja possua uma divulgação constante e funcional.

As redes sociais, por exemplo, deixaram a divulgação muito mais efetiva, acessível e fácil de mensurar. E ainda possibilitam que você realize essa ação com um orçamento relativamente baixo.

Outra maneira de divulgar uma loja é utilizar as ferramentas de relacionamento com o cliente, como um CRM e ferramentas de disparo de e-mail marketing, que facilitam a atração e a fidelização do público.

Já o visual merchandising pode ser utilizado como um meio de chamar a atenção dos consumidores. Essa estratégia valoriza marcas, produtos e o ponto de venda para atrair clientes e estimulá-los a fechar a compra. Pode instigar quem já passou pela loja a entrar e efetuar uma compra!

Agora que você conferiu nossas dicas para administrar melhor uma loja de roupas, siga a Revanche nas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de gestão de loja!