Como fidelizar clientes pelo pós-venda da sua loja de roupas

Como fidelizar clientes pelo pós-venda da sua loja de roupas

04 de novembro de 2019
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Quando uma loja de roupas fecha uma venda, pode até ser motivo para comemorar – mas o trabalho não termina por aqui. Depois da venda efetivada, o cliente se transforma em uma nova oportunidade de vender mais e consolidar a sua loja. É aqui que começa o momento do pós-venda e as chances de novas conversões.

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O pós-venda requer algumas ações específicas para fazer com que seu cliente volte a compra e se torne fiel à loja. Por isso vamos falar dele agora!

O que é pós-venda?

O chamado pós-venda é o o que acontece, como o nome indica, depois que o cliente faz a sua compra. É nesse momento que a loja de roupas deve agir com foco em fidelizar o consumidor, fazendo o possível para que ele se mantenha satisfeito e compre novamente no futuro.

O pós-venda, então, é nome do conjunto de ações que vão determinar a preocupação com a satisfação do consumidor e o relacionamento que a loja vai buscar construir e manter, para que ele compre outra vez.

Fidelização de clientes na loja de roupas: por que se preocupar?

Quem tem uma loja de roupas deve entender a importância da fidelização para o sucesso dos negócios. Antes de mais nada, é muito mais fácil vender para quem já te conhece do que conquistar um cliente que ainda não confiou na sua loja.

O trabalho de marketing e dos vendedores é facilitado, pois você já pode saber exatamente do que o cliente gosta. Assim, se economiza em tempo e a abordagem do time de vendedores também dá menos trabalho.

Além de tudo isso, fidelizar clientes significa conquistá-los a ponto de transformá-los em fãs da sua loja de roupas. Clientes fiéis ajudam a garantir uma receita recorrente do seu negócio e melhor ainda: divulgam a sua loja para outras pessoas.

Como fidelizar clientes no momento pós-venda: dicas práticas

Agora que você sabe da importância da fidelização, como usar de fato o pós-vendas? Veja algumas ações para começar a adotar hoje mesmo:

1. Use das comemorações e datas especiais para fidelizar

Depois de uma primeira compra, pode surgir a dúvida: quando abordar novamente o consumidor? Experimente mandar uma pesquisa de satisfação alguns dias após a primeira compra, mas fique de olho em outras datas que serão decisivas: as comemorativas.

Datas comemorativas são oportunidades imensas para o varejo. Elas atraem público que quer presentear os outros e a si mesmo, e esse grande volume de buscas deve ser convertido em vendas. Voltando à fidelização, então, é uma ótima hora para agir novamente com quem já comprou.

Pensando nisso, faça um bom pós-venda com foco em datas importantes como o dia das mães, dia dos pais, dos namorados e o Natal. Entre em contato com os clientes que já tiver e ofereça vantagens exclusivas, novidades em primeira mão e promoções imperdíveis.

2. Crie eventos e ofereça vantagens para melhores clientes

Uma verdade do comportamento do consumidor é que todo mundo gosta de se sentir especial. Por isso, por que não criar um clube de vantagens para seus melhores clientes?

Como ferramenta de pós-venda, promova ações específicas como eventos, conteúdos especiais e anúncios em primeira mão para os melhores clientes da sua loja de roupas. Após suas primeiras compras, foque em clientes com ticket médio mais alto e pense em ações que mostrem a eles seu valor.

Tenha sempre em mente o valor de criar um bom relacionamento com o cliente. O que nos leva ao próximo item:

3. Trabalhe o marketing de relacionamento

Nutrir um relacionamento forte e saudável com o cliente pode ser decisivo para que ele volte a comprar de fato.

Por isso, aproveite o pós-venda para pensar exclusivamente sobre relacionamento com o cliente. Para isso, considere uma estratégia (e um software) de CRM para ajudar a criar uma relação com quem já comprou na sua loja de roupas.

Trabalhe o marketing de relacionamento

Inúmeras ações de relacionamento com o cliente podem ser desenvolvidas de forma muito fácil, até mesmo gratuitamente. Por e-mail, por WhatsApp ou por vários canais, mesmo uma loja de roupas de menor porte, com menos clientes, consegue realizar muito sem gastar nada. Veja aqui no nosso post sobre CRM como você pode se beneficiar desse conceito.

Sabendo da importância e de como desenvolver ações no pós-venda, que tal aprender mais ainda sobre como potencializar as vendas? Para alinhar essa estratégia a outras formas de vender mais, veja também nosso ebook sobre o tema e faça sua loja decolar usando a internet!