Como usar o Facebook para divulgar sua loja de roupas

Como usar o Facebook para divulgar sua loja de roupas

30 de abril de 2018
|

O Facebook não é só a maior rede social do mundo. Além de conectar e aproximar seus usuários, a rede social é uma ótima ferramenta para divulgar um negócio. Com funcionalidades que permitem expor a marca, vender e se relacionar com o cliente, quem quer divulgar sua loja de roupas deve considerar a presença no Facebook.

Confira as funcionalidades para divulgar sua loja de roupas no Facebook, aprenda a alcançar o seu consumidor e veja como utilizar a plataforma para criar um relacionamento saudável com o cliente.

Fanpage x perfil pessoal

Uma dúvida comum de quem quer utilizar o Facebook para negócios é se deve criar uma página para a empresa ou se pode usar um perfil pessoal.

O perfil pessoal, que muitas lojas menores usam para se conectar ao público e divulgar produtos, não é a melhor opção para quem tem uma loja de roupas. Criar uma fanpage é essencial para poder utilizar as funcionalidades que o Facebook oferece para as lojas. Além disso, uma página empresarial passa uma imagem melhor e mais profissional da loja.

Caso você já tenha um perfil pessoal dedicado à loja e percebeu agora que precisa mudar, não se preocupe. O Facebook permite a migração de perfil para fanpage sem perder os seus amigos! Fazendo a conversão – explicada passo a passo aqui – você pode transformar os amigos em curtidores da página e continuar os negócios por lá. E quem não tem uma fanpage ainda, é só criar gratuitamente e começar a divulgar sua loja de roupas por lá!

Funcionalidades para lojas

Funcionalidades para lojas

Com uma fanpage no Facebook a sua loja tem funcionalidades especiais que vão ajudar a impulsionar o seu negócio. Antes de mais nada, a fanpage é sustentada por conteúdos que podem ser compartilhados em formato de fotos, vídeos, textos e GIFs animados.

Para ter sucesso na divulgação do negócio, é preciso criar e compartilhar com certa frequência os conteúdos relacionados aos produtos, promoções e novidades da loja.

Além de divulgar os produtos da loja, o Facebook oferece a opção de criar uma loja dentro da própria rede social. É só configurar a opção de abrir uma loja virtual dentro da sua fanpage e colocar os produtos à venda. O site ainda permite que os pagamentos sejam realizados dentro do próprio Facebook, configurado com uma conta PayPal ou que o cliente seja direcionado a outro endereço para finalizar a compra.

Uma vantagem que tanto os conteúdos da página quanto a loja virtual têm no Facebook é o acompanhamento de métricas. Ao contrário de meios de divulgação e propaganda offline, o Facebook oferece números importantes para medir o sucesso do negócio. O alcance das publicações, quantas pessoas estão se relacionado com a marca e quantas pessoas visualizaram os produtos na loja são alguns exemplos. Acompanhe de perto essas métricas para saber o que dá certo e o que não dá na divulgação da sua loja de roupas.

Atendimento ao cliente e relacionamento via Facebook

Outra vantagem importante do Facebook para negócios é que ele estimula o relacionamento com os clientes. Por lá é possível interagir com consumidores nas publicações, conversar e tirar dúvidas por mensagem e criar uma relação forte com o cliente.

Dessa forma você consegue trabalhar bem a fidelização do cliente, que pode sempre voltar a comprar, e ainda consolida a imagem da marca dando um tratamento de qualidade para o seu público.

Como alcançar, de fato, o consumidor

Sabendo das vantagens e das funcionalidades do Facebook para sua loja, fica a pergunta: como chegar efetivamente até os consumidores?

O Facebook tem seus algoritmos que organizam e priorizam os conteúdos que cada usuário verá no seu feed. Esses algoritmos consideram uma série de critérios e regras para definir quem é visto e quem não é.

Mais recentemente, a rede social divulgou uma mudança que passa a priorizar posts de amigos, familiares e grupos, diminuindo o alcance de posts de marcas. Mas nem tudo está perdido! Com um investimento que não precisa ser alto, você pode patrocinar posts que vão chegar diretamente no seu público.

A ferramenta da anúncios do Facebook é fácil de usar, patrocina posts com pouco mais de 3 reais e pode alcançar muitas pessoas. Antes de torcer o nariz para o conteúdo pago, lembre-se que o Facebook oferece também uma mensuração mais clara do retorno sobre seu investimento.

Ao contrário de mídias pagas offline, como propagandas impressas ou anúncios em TV e rádio, o Facebook mostra como seu dinheiro está sendo gasto e consegue direcioná-lo para quem importa. Por lá é possível definir se seus anúncios devem ir apenas para mulheres, a faixa etária delas, onde elas moram e por quais assuntos se interessam. Além dessas possibilidades, ainda é possível definir que seus anúncios alcancem pessoas próximas a sua loja, definindo um raio de alcance calculado por quilometragem, ou seja, você pode escolher atingir pessoas em um raio de 5 km da sua loja. Fica muito mais fácil acertar e falar com o público certo assim.

Quer conferir como fica uma Fanpage para divulgar uma loja de roupas?
Acompanhe então as novidades da Revanche no nosso Facebook!