Divulgando sua loja de roupas com influenciadores digitais

19 de dezembro de 2019
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Os influenciadores digitais parecem ter tomado conta da internet, não é mesmo? Isso acontece porque esse segmento de marketing cresceu junto com a rede social e, agora, cada vez mais as empresas estão usando do poder da influência para conquistar clientes.

O que esses famosos do Instagram fazem é chamado marketing de influência e – acredite – sua loja de roupas pode se beneficiar dessa estratégia. E é isso que vamos te ensinar a fazer neste artigo!

O que é marketing de influência e quem são os influenciadores

O marketing de influência se baseia, como o próprio nome já diz, em aproveitar de pessoas conhecidas para influenciar seus seguidores a conhecer e comprar novos produtos.

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de executadas pelos influenciadores, principalmente nas redes sociais. Esses influenciadores são pessoas conhecidas e com um público considerável e fiel.

Assim, por meio dos influenciadores digitais, é possível alcançar um novo público e divulgar seus produtos para pessoas que têm tudo a ver com ele.

Para entender como essa prática realmente funciona, uma pesquisa realizada pelo Opinion Box com consumidores online mostra que 48% deles já compraram algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram. Mais especificamente, 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.

No YouTube, o alcance não é diferente, com influenciadores digitais conquistando milhões de visualizações em seus vídeos e inscritos nos seus canais de conteúdo. Pensando nisso, qual loja não quer usar do poder desses profissionais para tentar atrair mais clientes e conquistá-los?

Como usar influenciadores digitais para sua loja de roupas

Quando falamos em influenciadores digitais, muitos podem pensar diretamente em figuras como Whindersson Nunes ou, mais especificamente falando de moda, de grandes nomes do mercado como Camila Coelho e Thássia Naves.

As duas blogueiras de moda, consolidadas como algumas das maiores influenciadoras digitais do segmento, acumulam milhões de seguidores no Instagram e faturam com parcerias realizadas junto de grandes marcas. Dessa forma, nem é preciso citar que um contrato de ações de marketing com nomes de peso como esses é inviável para a maioria das lojas de roupas.

Mesmo assim, quem quer vender pela internet com a ajuda de influenciadores não deve desanimar.

Para dar força às suas estratégias de marketing digital, mesmo em lojas pequenas e com pouco orçamento, existe a solução de ir atrás dos microinfluenciadores.

Os microinfluenciadores são os perfis de pessoas com alguns milhares de seguidores, geralmente a partir de 5 mil, mas que não passa da marca de centena de milhares. Esses perfis, ainda que menores, ainda são importantes para falar com o seu público. Melhor do que isso, ainda, é a possibilidade de encontrar microinfluenciadores que falem para um público muito bem segmentado.

Com um menor volume de seguidores, essas pessoas podem conseguir conversar de forma mais direta com o público que você precisa. Além disso, por serem profissionais de menor expressão no mercado, você pode negociar valores mais baixos de contratos ou mesmo trabalhar no formato de parceria, oferecendo produtos da sua loja como compensação pela propaganda.

Os microinfluenciadores podem ser personalidades locais, caso você atue em cidades menores, ou apenas pessoas influentes no mundo da moda mas com um alcance menor. Faça uma busca na sua cidade ou área de atuação, busque pelas hashtags mais comuns do seu ramo e fique de olho: um perfil com alguns milhares de seguidores engajados pode fazer toda diferença na sua estratégia de marketing.

Ações de marketing com influenciadores: dicas para colocar em prática

As ações de marketing utilizadas por influenciadores digitais são inúmeras, mas ao mesmo tempo muito simples.

As parcerias, fechadas via contrato, geralmente tratam de publicações no feed do Instagram ou no Stories, como formato mais simples de parceria. Além disso, as lojas de roupas podem enviar produtos para que o influenciador teste, experimente e, claro, divulgue tudo isso para os seguidores, recomendando assim a sua marca. Esses “mimos” patrocinados podem render vídeos no próprio Instagram ou conteúdos mais elaborados e longos no YouTube.

Quem quer apostar em ações maiores também pode contratar influenciadores para tomarem a frente de sorteios, concursos culturais ou mesmo convidá-los para eventos e lançamentos exclusivos na loja.

O importante é encontrar o influenciador certo, que tenha seguidores semelhantes ao público com o qual você trabalha, saiba conversar com eles e cujo conteúdo é de qualidade para engajar esses consumidores a te conhecer melhor.

Quer continuar aprendendo a vender pela internet? Leia mais sobre o assunto e veja como as redes sociais vão te ajudar a faturar mais!