4 dicas de gestão estratégica de negócios para iniciantes

4 dicas de gestão estratégica de negócios para iniciantes

15 de janeiro de 2020
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Há quem diga que começar um negócio do zero é fácil — difícil mesmo é saber como mantê-lo ao longo dos anos. Por isso, se você também está com planos de abrir uma loja de roupas, trabalhar com o que mais gosta e fazer seus lucros serem duradouros, é fundamental investir em alguns conceitos básicos de gestão estratégica.

Empresas de grande, médio e pequeno porte devem entender como melhorar a sua dinâmica, atrair o público e, consequentemente, alcançar resultados cada vez melhores. Como isso pode ser realizado? O primeiro passo é acompanhar a leitura e colocar em prática as nossas recomendações exclusivas.

No post de hoje, explicamos como gerenciar uma loja e fazer com que ela cresça de um modo sustentável e satisfatório para todos, tanto para o seu bolso, quanto para os seus funcionários e clientes. Anote agora mesmo as dicas abaixo para fugir de dor de cabeça e alavancar o seu negócio!

1. Mantenha o seu time treinado

Ainda que a sua loja de roupas seja pequena e tenha apenas um funcionário, é de extrema importância que todos os colaboradores estejam treinados, preparados e capacitados para oferecer a melhor experiência ao público.

Comece escolhendo os profissionais adequados para o seu negócio. Em seguida, invista em um treinamento completo para toda a equipe e, sempre que possível, aposte em cursos de atualização e demais ensinamentos para mantê-la motivada a crescer no ambiente de trabalho. Entre os tipos de preparações mais indicados para essa finalidade, podemos citar:

  • curso de atendimento ao cliente;
  • ensinamentos sobre o controle de estoque;
  • aprimoramento em montagem de vitrines e decoração da loja;
  • capacitação em observar as tendências do mercado;
  • acompanhamento sobre controle de caixa e por aí em diante.

2. Cuide das finanças da loja de roupas

Um erro praticado por muitos marinheiros de primeira viagem  é focar todos os esforços somente nas vendas e se esquecer de administrar o orçamento da empresa. Alguns ainda cometem o deslize de misturar o dinheiro da loja de roupas com o seu orçamento familiar, causando assim uma enorme confusão na gestão orçamentária da loja com seu orçamento pessoal.

Não seja um deles! Se a ideia é garantir lucros sólidos e por um tempo prolongado, é interessante realizar uma boa gestão financeira. Também vale seguir alguns passos simples, porém capazes de causar grandes melhorias na hora do fechamento de contas. São eles:

  • ao longo do mês, faça apenas uma retirada grande de dinheiro do caixa. Evite ao máximo realizar pequenos saques em um único período;
  • garanta que o seu negócio tenha um capital de giro. Ou seja, uma quantia reservada para impedir que as suas contas fiquem no vermelho;
  • invista em cursos de finanças. Uma boa sugestão é o Sebrae, que oferece consultoria personalizada para empreendedores de todos os níveis.

Cuide das finanças da loja de roupas

3. Aposte em estratégias de marketing

É provável que você já deva ter ouvido por aí “o marketing é a alma do negócio”,  correto? E quando falamos da gestão estratégica para uma loja, esse cuidado se faz ainda mais importante. A princípio, alguns iniciantes acreditam que investir em ações de divulgação é algo irrelevante e que pode ser deixado em segundo plano.

Entretanto, a verdade é que todo empreendimento precisa contar com um excelente planejamento de marketing para fazer com que o seu fluxo de caixa gire. O ideal é definir uma quantia mensal para ser destinada à divulgação dos seus produtos — seja criando anúncios nas redes sociais, montando um site institucional ou desenvolvendo ações de e-mail marketing.

Tomando esse cuidado, será possível não somente atrair a atenção do público, como também fidelizar os clientes e fazer com que a sua loja se torne mais e mais conhecida no setor.

4. Conte com a Revanche Jeans como fornecedor

Até hoje, nenhum empresário renomado conquistou o sucesso sozinho. Ao longo desse processo, um lojista preparado deve ter parceiros e empresas aliadas para ajudar na realização desse projeto.

Os fornecedores são alguns deles. Em uma loja de roupa, a melhor pedida é escolher uma boa marca para adquirir as suas peças e acessórios, mantendo o seu estoque sempre completo, variado e alinhado às principais tendências do momento.

Lembre-se ainda de priorizar as organizações que trabalham com pagamentos facilitados e permitem que os seus pedidos sejam feitos de maneira on-line, evitando deslocamentos desnecessários e garantindo mais praticidade para a sua rotina.

Um bom exemplo é a Revanche Jeans uma das maiores atacadistas do segmento de vestuário masculino e feminino. Caso você esteja entrando agora nesse universo e não saiba por onde começar, aproveite o post sobre gestão estratégica e confira agora mesmo o nosso catálogo de produtos exclusivos. Teremos o prazer em facilitar esses desafios e participar das suas realizações.