Preparando sua loja para vender tudo na Black Friday 2023

09 de outubro de 2023
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Está chegando uma das datas mais desejadas pelos lojistas: a Black Friday 2023! Portanto, é a hora de criar promoções e descontos, além de criar uma estratégia de divulgação. Mas a sua loja já está preparada para a data?

Se você ainda não se organizou, a gente vai te dar algumas dicas para a Black Friday 2023. Pegue papel e caneta para começar já!

Como preparar sua loja para a Black Friday 2023?

Veja o que você pode fazer para atrair e reter clientes nessa data:

Preparando o estoque

De nada adianta fazer campanhas e chamar seu público para a Black Friday 2023 se seu estoque não estiver preparado! Datas sazonais como essa, o Natal e o Dia das Mães são propensas a terem um volume de público muito maior do que o normal. Portanto, você precisa ter uma boa quantidade de produtos que possa suprir esses novos clientes.

Nessa época, identifique quais as peças que têm mais saída na sua loja e aumente a quantidade no seu estoque. Mesmo que a venda não seja tão alta quanto a esperada, não será dinheiro perdido, já que o volume de compras costuma ser maior que o de outras roupas do seu portfólio.

Aproveite ainda para fazer um balanço melhor do seu estoque e ver oportunidades de produtos que estão parados a algum tempo para liquidar de vez.

Também combine com seu fornecedor com antecedência para que ninguém seja pego desprevenido — e dá até para negociar um desconto com a compra maior de peças.

Conheça seu público-alvo

Já parou para pensar em qual o seu perfil de cliente? Muitas vezes, a loja mira em um tipo de consumidor quando, na verdade, é outro estilo quem está comprando suas peças. Na hora da compra, sempre peça os dados do cliente e mantenha o cadastro atualizado.

Tá, mas qual a vantagem para o cliente em ceder os dados para a loja? É nesta Black Friday 2023 que você vai mostrar: além de enviar um e-mail para avisar com antecedência sobre as promoções, faça promoções exclusivas para esse cliente tanto na loja física quanto na on-line. Podem ser descontos exclusivos, cupons, brindes, frete grátis e cashback, por exemplo.

Prepare sua equipe

Se você tem uma loja física, sabe como a equipe é crucial para fechar uma venda. E em datas sazonais, o atendimento precisa ser mais veloz, mas sem abrir mão da qualidade. Por isso, o vendedor precisa estar preparado.

Um volume maior de atendimentos necessita que a equipe esteja preparada. Treine cada vendedor para que ele saiba todas as informações necessárias nessa época — promoções, condições de pagamento, peças e tamanhos disponíveis, por exemplo. Também o prepare para fazer mais de um atendimento simultâneo sem comprometer nenhum dos clientes. 

Faça o treinamento semanas antes e ceda materiais de apoio. Qualquer mudança ou imprevisto precisa ser avisado imediatamente. Com preparo prévio, os vendedores já vão treinando no dia a dia de vendas o que aprenderam.

Mescle os descontos

Como você viu, é preciso identificar quais produtos têm mais saída da sua loja para preparar os estoques — esses, por exemplo, não precisam de um desconto muito grande. Já peças com menos saída podem passar por uma promoção mais agressiva. Aquele item-desejo de preço mais elevado, por exemplo, pode ter um desconto maior no preço. Além de esvaziar seu estoque, ainda pode ajudar aquela cliente que queria comprar a roupa, mas estava esperando por um preço menor. 

Divulgue!

Com todo esse trabalho de estratégia para a Black Friday 2023, agora é hora de divulgar suas promoções! Uma semana antes da data, faça uma espécie de contagem regressiva nas suas redes sociais. Deixe seu cliente ansioso para aproveitar os descontos da sua loja.

Algumas sugestões:

  • use o WhatsApp a seu favor: aproveite o status para mostrar as promoções a quem tem o número da sua loja, a lista de transmissão, mensagens automáticas, catálogo de produtos, respostas rápidas e impulsionamento/divulgação via whatsapp.
  • envie e-mails para sua base de dados com cupons e descontos exclusivos;
  • explore todas os recursos do Instagram — reels, stories, fotos no feed, canais de transmissão;
  • não se esqueça do TikTok! Embora seja uma rede voltada para os mais jovens, o número de usuários adultos tem aumentado.

Aproveite a segunda-feira

Após a Black Friday 2023, alguns itens podem continuar no seu estoque. Então, por que não aproveitar e estender essa data de descontos?

Mais voltada ao on-line e a itens eletrônicos, a Cyber Monday pode ser adotada também por sua loja de roupas. Em vez de aplicar na loja física, você pode deixar apenas para o e-commerce. Na segunda-feira pela manhã, envie um e-mail alertando ao cliente sobre os descontos agressivos em determinadas peças ou acima de um valor X de compra. Não se esqueça de avisar de que eles são exclusivos para a data. Na terça-feira, já não estarão valendo mais.

Pronto para se organizar? Outro fator fundamental para a Black Friday 2023 é trabalhar com fornecedores de qualidade. Então, seja um revendedor Revanche!