Como ter avaliações positivas na web para sua loja de roupas

Como ter avaliações positivas na web para sua loja de roupas

09 de dezembro de 2019
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A busca por mais clientes, por sua satisfação e pelo reconhecimento de um negócio passa pela opinião do seu público. Quando falamos do sucesso de uma loja de roupas, o ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” não se aplica de jeito nenhum. É importantíssimo buscar apenas avaliações positivas!

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As redes sociais, que nos últimos anos se tornaram vitrines das lojas, mas também um ponto de encontro onde os consumidores avaliam suas experiências, oferecem possibilidades importantes. Quem é bem avaliado em uma mídia social, tem mais chances de conquistar novas vendas. Quem é mal avaliado, por outro lado, acaba pagando por isso.

Mas como isso acontece de fato? E como é possível conquistar avaliações positivas nas redes sociais? É disso que vamos falar agora!

Por que se preocupar com avaliações positivas e negativas?

Imagine que você vai fazer uma compra de qualquer produto. Você pesquisa sobre a loja antes, chega até suas redes sociais e… a página está lotada de reclamações e avaliações negativas.

Você provavelmente ficaria com receio de ir até uma loja com tantos clientes insatisfeitos, certo? E se nas mídias sociais da loja não houvesse nenhuma informação… Isso também lhe geraria um pouco de insegurança?

É por motivos como esses que os lojistas precisam se preocupar com avaliações positivas nas redes sociais. E isso não é só suposição.

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box apontou que as avaliações e comentários são decisivos para 52,5% dos consumidores internautas. Portanto, está bem claro que quem quer conquistar mais clientes e torná-los fiéis deve trabalhar para conquistar as melhores avaliações da sua loja. Por isso, nunca deixe de trabalhar para manter comentários positivos em locais que serão acessados e vistos pelo consumidor.

Exemplos disso são as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, mas também incluem o Google Meu Negócio e o Reclame Aqui. A plataforma de negócios no Google permite que você interaja com o consumidor por meio de avaliações que vão aparecer quando alguém pesquisar a sua loja. E aparecer negativamente no Google não deve ser uma opção, já que ele é a plataforma de entrada para muita gente que busca o seu contato e suas informações.

O Reclame Aqui, site que agrega reclamações de consumidores com as marcas, também é uma vitrine que pode ser muito negativa para um negócio. Por isso, mantenha a imagem positiva e, em caso de comentários negativos, trabalhe rapidamente para respondê-los e reverter a situação publicamente.

Como conquistar avaliações positivas nas redes sociais: ações para sua loja de roupas

Toda loja de roupas quer avaliações positivas nas redes sociais, mas como fazer isso de fato?

A avaliação deve ser estimulada, ainda prezando pela liberdade do cliente em falar o que realmente pensa do seu serviço. É claro que nenhum varejista pode impor ao cliente o que ele deve fazer após uma compra, então o que veremos agora são algumas maneiras de conquistar, da forma mais orgânica possível, as sonhadas avaliações positivas nas redes sociais.

Estimule a interação dentro da loja

O espaço da loja de roupas pode ser bem utilizado para estimular as avaliações positivas. Na área da loja, nos provadores e no caixa, materiais de comunicação podem ser colocados para lembrar da importância de avaliar nas redes sociais.

Para ajudar a convencer o cliente, espalhe mensagens que o inspirem a avaliar bem, postando seu look, uma hashtag ou marcando os perfis da loja em seus posts. A possibilidade de ser visto e reconhecido como cliente pode ajudar o cliente a tomar a iniciativa de avaliar.

Ofereça vantagens

Todo cliente quer ter alguma vantagem especial nas lojas que gosta. Pensando nisso, você pode elaborar uma campanha promocional que dê algum benefício para quem avalia.

Pode ser um pequeno desconto na próxima compra, por exemplo, o “prêmio” para quem fala bem da loja nas redes sociais. Essa campanha não deve soar como um suborno, porém. Portanto, trabalhe bem a comunicação estimulando o cliente a opinar, mas com sinceridade.

Valorize a opinião

Como já ressaltamos, a opinião do cliente conta muito e ele deve saber disso.

Por isso, após fechar uma compra, valorize a opinião do seu consumidor de verdade. Peça ao fim do checkout para que o cliente avalie a compra, mas vá além também.

Vale enviar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, para mostrar para o cliente que a voz dele importa para sua loja de roupas. Ao fim dessa pesquisa, um link para as redes sociais da loja com uma mensagem estimulando a comentar por lá pode ser uma maneira de estimular a avaliação positiva – de forma muito simples.

Valorize a opinião

Também é importante dizer que o trabalho não deve parar depois de conquistar as avaliações positivas. Manter a boa imagem é tão importante quanto consegui-la. Por isso, monitore constantemente as avaliações, lembrando-se sempre de responder aos comentários, agradecê-los e ficar de olho em possíveis comentários negativos para resolver logo a questão. Garanta também que a resposta seja rápida. Isso mostra que a marca dá a devida atenção ao consumidor e ainda garante algumas vantagens interessantes: o Facebook, por exemplo, exibe nas fan pages o tempo médio de resposta das páginas, mostrando ao consumidor as suas chances de ser bem atendido.

As avaliações positivas após as compras são só uma parte das estratégias que podem melhorar a imagem da loja de roupas e ajudar a vender mais. Veja aqui também o que você pode fazer para fidelizar clientes no momento pós-venda!