Guia Revanche como vender pelo Instagram na sua loja de roupas

Guia Revanche: como vender pelo Instagram na sua loja de roupas

12 de agosto de 2020
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Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram é a rede social perfeita para divulgação de produtos ou serviços. Mas, mesmo sendo um lugar tão atraente, muitas empresas ainda não sabem como vender pelo Instagram.

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Esta pode ser uma ótima alternativa, de baixo custo, e com bom retorno para a sua loja de roupas. Pensando em facilitar esse processo, criamos um guia que irá te ajudar a entender melhor como utilizar essa ferramenta.

Como vender pelo Instagram na loja de roupas

1. Dicas básicas de como começar no Instagram

Nossa série de posts especiais já apontou os principais pontos de como sua loja de roupas deve se portar no Instagram (confira clicando aqui e aqui), mas não custa recapitular os principais pontos:

  • Procure os horários e dias com maior audiência para o seu público, já que isso ajuda na melhora do seu engajamento. Em geral, sábado e domingo são os melhores dias, seguidos de segundas e terças-feiras. Sobre os horários, 7:00h, meio-dia, 17:00h e 21:00h são os momentos de maior audiência, mas não deixe de testar o melhor para o seu negócio;
  • Utilize sempre as melhores hashtags relacionadas ao produto, ao seu negócio e também a sua cidade, visto que a sua loja faz parte do comércio local;
  • Corra sempre atrás de novos seguidores, seguindo, curtindo e comentando as fotos dos perfis relacionados ao seu público. Isso irá gerar reciprocidade, provocando a mesma reação no seu perfil, melhorando seu engajamento.

2. Tenha um perfil comercial para vender pelo Instagram

O segundo passo para vender pelo Instagram é criar um perfil comercial. Contas comerciais permitem a análise de métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil. Além de, fornecer dados sobre o público que segue a sua loja de roupas, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e os períodos de maior atividade dentro da plataforma.

Se você já tem uma conta comercial e quer acessar essas informações clique no seu perfil, em seguida nas três linhas no canto superior direito e em informações. Se o seu perfil ainda não é comercial, acesse as configurações e selecione a opção mudar para conta profissional.

3. Entenda o algoritmo e avalie as métricas

O nível de envolvimento e de interações como curtidas, comentários e compartilhamentos são alguns dos fatores que contribuem com o algoritmo do Instagram. Dessa forma, ele entende que o post da sua loja de roupas é interessante, tem qualidade e potencial de engajamento.

Para usar o algoritmo a seu favor, é preciso incentivar os seguidores a interagirem e engajarem com o seu perfil. Além disso, é necessário analisar algumas métricas que podem contribuir para melhorar a estratégia de marketing do seu negócio. Veja a seguir algumas delas para você ficar de olho.

Visitas no perfil

Essa é uma informação muito relevante, pois é a partir da visita ao seu perfil que o cliente decide se vai ou não te seguir. Com esse recurso você conseguirá analisar se o conteúdo que está sendo compartilhado está gerando acessos, e contribuindo para o crescimento do seu número de seguidores.

Cliques no site

Se a sua loja de roupas utiliza o Instagram para gerar tráfego para um site, blog, ou até mesmo para o WhatsApp Business é preciso avaliar quantos usuários clicaram no link que está na sua bio. Essa métrica te ajuda a entender quais são os conteúdos que mais estimulam esse tipo de essa ação.

Alcance

A métrica de alcance informa quantas pessoas únicas foram alcançadas pelas publicações da sua loja de roupas. Esse dado leva em conta não apenas a sua rede de seguidores, mas também outras pessoas que ainda não seguem o seu perfil.

Impressões

As impressões informam quantas vezes as pessoas visualizaram o seu post. Mas, ela não diferencia se ele apareceu mais de uma vez para o mesmo usuário. Se o seu objetivo for gerar visibilidade e reconhecimento de marca, por exemplo, essa métrica deve ser analisada juntamente com os dados de alcance para revelar se o conteúdo realmente teve uma boa entrega.

4. Fotos: o grande diferencial do seu perfil

O Instagram é uma rede social de grande apelo visual, por isso sempre que possível a sua loja de roupas deve produzir fotos e vídeos de boa qualidade. Nesse caso, a plataforma vai funcionar como uma vitrine digital e o principal objetivo é atrair mais clientes, alavancar as vendas e aumentar a exposição da sua marca.

Todo material pode ser produzido com a ajuda de um smartphone, aproveitando os recursos que ele já tem. Mas, é importante prestar atenção em alguns pontos como iluminação, cenário, enquadramentos e, claro, a criatividade.

A iluminação

Ela é a principal aliada para quem quer tirar boas fotos. Sempre que possível opte pela iluminação natural ou ambiente. Mas, você também pode usar refletores para direcionar a luz para o objeto principal da foto.

A regra dos terços

A regra dos terços é uma forma de trabalhar a composição e a estrutura da foto que você vai tirar. Trace duas linhas verticais e duas linhas horizontais, e deixe o o ponto que você quer destacar no quadrado do meio, ou seja no centro da foto.

A regra dos terços

Novos ângulos

Para vender pelo Instagram você precisa se diferenciar e se destacar dos outros concorrentes. Pense na composição da sua foto, explore novos cenários e novos ângulos. Dessa forma as suas chances de agradar o cliente será bem maior.

A legenda da foto

Por último e não menos importante você deve pensar na legenda da foto. Use uma linguagem adequada para o contexto da imagem, e para o seu público e não esqueça das hashtags que podem ajudar a atrair mais seguidores, aumentar a visibilidade para o seu perfil e consequentemente vender pelo Instagram.

5. Facilite o fechamento da venda

Para vender pelo Instagram é necessário pensar em como diminuir a jornada de compra do seu cliente. No caso das lojas virtuais é possível criar um catálogo de produtos no Facebook e habilitar o modo de compras no perfil comercial do Instagram. Dessa forma, ao clicar no produto marcado na publicação o cliente é direcionado para a conclusão da venda.

As lojas físicas também podem e devem vender pelo Instagram. Utilizando um Call to Action nas publicações você estimula o cliente a entrar em contato pelo direct do Instagram ou pelo WhatsApp, e conclui a venda gerando um link de pagamento online.

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