O papel da lavagem do Jeans na durabilidade da peça

O papel da lavagem do Jeans na durabilidade da peça

23 de julho de 2018
|

O jeans é uma peça indispensável no guarda-roupas de qualquer pessoa. Porém, para que essa peça se mantenha bem conservada é importante tomar alguns cuidados durante a lavagem. Afinal, ninguém gosta de desfilar jeans manchados ou desbotados por aí, não é mesmo?

Justamente por isso, conhecer algumas dicas de lavagem do jeans para repassar aos seus clientes no momento da venda pode fazer toda a diferença no nível de satisfação deles.

Continue a sua leitura e confira agora algumas dicas e truques que mantém a qualidade da peça e aumentam a sua durabilidade, deixando seu cliente muito mais satisfeito com o jeans adquirido na sua loja!

Leia as etiquetas

Alguns modelos de jeans podem precisar de um tratamento específico, de acordo com o diferencial da peça. Jeans pretos, por exemplo, nunca devem ser secos ao sol ou mesmo em secadoras com temperaturas quentes, jeans com detalhes em apliques — como strass, por exemplo — podem precisar de lavagem a seco.

É muito importante que o vendedor conheça bem a peça que está vendendo, inclusive a melhor forma de conservá-la para repassar essa informação ao cliente e evitar reclamações futuras. Ler as etiquetas das peças pode ajudar a conhecer as particularidades de cada peça.

Instrua o cliente a não sobrecarregar a máquina de lavar

Muita gente, ao utilizar a máquina de lavar roupas ou mesmo o tanquinho, procura colocar o máximo de peças que conseguir para tornar a tarefa mais prática. O que essas pessoas não sabem, é que sobrecarregar a máquina de lavar causa um atrito excessivo entre as peças, fazendo com que as roupas se desgastem muito mais rápido.

Por isso, instrua seus clientes a nunca colocar mais do que quatro pares de calças jeans em uma maquinada. Isso ajudará a evitar o atrito sobre o tecido durante a lavagem, deixando o jeans com cara de novo por muito mais tempo.

Sugira a lavagem à mão de vez em quando

Hoje em dia, praticamente mais ninguém lava roupas à mão. Mas a grande verdade é que dessa forma as roupas tendem a sofrer um desgaste muito menor do que quando lavadas na máquina.

Lavar uma ou outra peça à mão não é nenhuma tarefa impossível, por isso sugira aos seus clientes que deixe aqueles jeans com mais detalhes para ser lavados à mão. As manchas podem ser tiradas previamente com produtos específicos para isso e a peça — desde que não seja de cor escura — pode ser deixada de molho por algum tempo na água morna para facilitar o processo.

Diga para seus clientes lavarem o jeans do lado avesso

Pode até parecer meio bobo, mas colocar os jeans do lado avesso antes de lavar pode fazer muita diferença — principalmente depois de algumas lavagens.

Quando a roupa é lavada, ela fica com marcas causadas pelo atrito, principalmente quando é lavada na máquina. Mas quando a peça é lavada com o lado de dentro para fora, é esse lado que ficará marcado, deixando o lado que fica à mostra sem marcas.

Explique sobre a importância de usar os produtos corretos

Nas prateleiras dos mercados existe uma grande variedade de produtos de limpeza. Um tipo de produto utilizado principalmente em tecidos claros é o alvejante à base de cloro. Esse tipo de produto até promove uma limpeza eficaz nas roupas, porém causa um desgaste muito maior nas fibras do tecido.

Os produtos corretos para lavar jeans são o sabão de coco e o sabão líquido. Até mesmo o sabão em pó pode causar manchas desbotamento no tecido.

Fale da importância de lavar os jeans separadamente

Mais uma dica para conservar melhor os jeans é lava-los separadamente. Colocar alguns pares de jeans na máquina de lavar junto de peças de outros tipos de tecidos fará com que os jeans acabem manchados com fiapos de algodão e linho que soltam das outras peças durante a lavagem.

Lembrando que o ideal é lavar no máximo quatro pares de jeans por vez, utilizando sabão líquido ou sabão de coco, que é neutro.

Comente ainda sobre o uso de centrífugas e secadoras

Depois de lavada, a roupa ainda passa pelo processo de centrifugação e secagem, que em alguns casos, pode causar mais danos às peças do que a própria lavagem quando feita de forma incorreta.

Na grande maioria dos casos, as centrífugas não são indicadas para quem deseja preservar seus jeans ou quaisquer outras peças de roupas em bom estado por um longo tempo, por isso o ideal é que ela seja utilizada em velocidade média ou baixa ou mesmo nem utilizada.

Já as secadoras é melhor evitar, pois as altas temperaturas tendem a desbotar o jeans, principalmente os mais escuros. O melhor é que o jeans seja seco ao natural, mas longe do sol.

Informe seu cliente sobre a frequência de lavagem

Por último, lavar os jeans com menos frequência também pode ajudar muito a garantir a durabilidade da peça. E isso não significa que as pessoas devam andar por aí com roupas sujas.

Porém, é preciso compreender que o jeans, principalmente quando de boa qualidade, é um tecido mais resistente que a grande maioria, por isso, ele aguenta ser usado tranquilamente cerca de quatro vezes antes de precisar ser lavado. Isso além de conservar o jeans, ainda economiza água e energia elétrica e o planeta agradece!

Informe seu cliente sobre a frequência de lavagem

Conhecer essas dicas de lavagem e repassá-las aos seus clientes pode fazer uma grande diferença tanto para o cliente, que saberá como cuidar do seu jeans e garantir a qualidade dele por mais tempo, como para você lojista, que estará prevenido de futuras reclamações devido desbotamentos, manchas e outros problemas que podem ser ocasionados devido à falta de cuidados na lavagem do jeans.

Gostou das dicas? Então não se esqueça de deixar o seu comentário! E se quiser mais dicas de como arrasar no atendimento, confira nosso post especial sobre isso, clicando aqui.