Seja referência em atendimento na sua loja de roupas

Seja referência em atendimento na sua loja de roupas

02 de maio de 2018
|

Quem administra uma loja de roupas deve saber a importância de oferecer um atendimento impecável aos clientes. Saber abordar o consumidor, indicar os produtos certos e convencer o visitante a se tornar cliente são só algumas das funções de um bom vendedor. Para se tornar uma verdadeira referência em atendimento é preciso ir além.

Conheça de verdade os produtos

O bom vendedor precisa falar com propriedade sobre o que está oferecendo. Para isso, o funcionário precisa conhecer a fundo os produtos que está vendendo.

Em uma loja de roupas, cabe ao vendedor conhecer bem as peças, seus preços, materiais e características particulares. Indicar tendências e combinações são também um bom extra para quem vai indicar falar diretamente com o consumidor.

Aborde do jeito certo e na hora certa

Boa parte da equação de sucesso de uma venda depende da abordagem. O ditado de que a primeira impressão é a que fica cabe nesse caso.

O vendedor precisa saber em que momento falar com o cliente, como se apresentar e como se retirar na hora certa – e se necessário. Na prática, a dica é observar e encontrar aberturas no comportamento do cliente. Ele está procurando por alguém, efetivamente? Ele parece ter algum tipo de dúvida e está olhando muitas peças sem conseguir escolher? Qual é a expressão dele enquanto caminha pela loja?

A regra do bom atendimento é saber chegar com educação, sutileza e ser solícito ao abordar o consumidor. A aproximação deve ser amigável mas ao mesmo tempo passar segurança de que o atendimento do vendedor pode de fato ajudar.

Entenda o perfil do cliente

Em uma loja de roupas existem diversos tipos de clientes. Também cabe ao vendedor, na hora do atendimento, avaliar e tentar conhecer o perfil do consumidor que vai abordar.

O cliente pode ser do tipo mais fechado e decidido, que se abre menos ao atendimento de um vendedor. Pode ser um cliente mais perdido ou que não conhece a loja, precisando de ajuda para encontrar o que procura, combinações e preços dos produtos. Existem também os clientes que estão só “dando uma olhadinha”, para os quais o vendedor não precisa e não deve dedicar muito tempo.

Na hora da abordagem, então, a dica é buscar ler as expressões e o comportamento do cliente para tentar atendê-lo da melhor forma possível. Só assim o vendedor consegue pensar seu discurso e como oferecer a ajuda certa no atendimento.

Ouça mais do que fale

Quando um vendedor aborda um cliente, o que ele precisa efetivamente fazer é ouvi-lo. Vendedores que falam demais e não se preocupam em atender às necessidades que o próprio consumidor apontam são motivo de irritação e de clientes insatisfeitos com o atendimento.

Ouvir mais do que falar é essencial para o vendedor que quer oferecer um atendimento de qualidade. Ao abordar o consumidor, deixe que ele elabore o que está buscando e como o vendedor pode ajudar com suas necessidades. Ser solícito e atender bem não é encher o cliente de informações e sugestões, mas saber dar a resposta certa na hora certa.

Pós-venda: como continuar o bom atendimento

Vamos imaginar que o cliente encontrou as peças que estava procurando e a loja fechou uma venda. Ótimo resultado, mas o trabalho de atendimento não para por aí. Depois de vender é hora de pensar em fidelização.

O trabalho da loja não pode parar quando o cliente sai da loja. Pelo contrário, os esforços mudam agora para fazê-lo voltar. Com o mercado cada vez mais competitivo e cheio de opções, e os clientes mais exigentes, o vendedor precisa encantar o cliente para que ele se torne fiel à marca.

Além de atendê-lo bem, vale a realização de ações pós-venda para trabalhar a satisfação do cliente. O primeiro passo para isso é instruí-lo a manter algum tipo de contato com a loja após o momento da compra.

A melhor ideia para o vendedor é formar um cadastro de clientes, solicitando dados de contato. Com esses dados a loja pode realizar ações para atrair novamente o consumidor. Um e-mail personalizado apresentando as novidades da loja, um cupom de desconto exclusivo, um convite para eventos em datas especiais na loja – são apenas exemplos de ações que podem trazer bons resultados.

Além disso, realizar uma pesquisa de satisfação e estimular um contato com o cliente via redes sociais da loja também podem aproximá-lo da marca e buscar oportunidades de melhorar o atendimento.

As dicas deste post foram úteis? Então não deixe de compartilhá-lo! E se ficar com alguma dúvida sobre como proporcionar um atendimento ao cliente incrível, é só deixar nos comentários.