Tudo sobre o visual merchandising e a importância dele para sua loja de roupas

Tudo sobre o visual merchandising e a importância dele para sua loja de roupas

14 de dezembro de 2021
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Aplicar visual merchandising na sua loja de roupas é uma estratégia eficiente para aumentar o desejo de compra dos clientes e consequentemente, melhorar as vendas do seu negócio. No artigo de hoje, você vai saber mais sobre a ferramenta e como utilizá-la na sua empresa.

O que é visual merchandising?

Certamente você já deve ter ouvido falar em visual merchandising, ou VM, como também é conhecido. Trata-se de uma estratégia de marketing que tem como objetivo apresentar e repassar aos clientes informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda.

A principal função da técnica é agregar mais valor aos produtos e melhorar o posicionamento da marca na mente do consumidor através da exposição das peças, do layout e do design da loja de roupas. Dessa forma, utilizar cores, placas, sinalização, texturas, aromas, catálogos e até mesmo música são formas de aplicar o visual merchandising no varejo.

A estratégia trabalha os estímulos de compra justo no instante em que o consumidor está na loja de roupas, ou seja, no momento da compra. Em resumo, ele coloca o produto certo, na medida certa, com o melhor preço, no momento mais oportuno.

Por isso, a exposição correta de produtos aliada à apresentação visual alinhada são esforços que buscam a valorização do produto pensando no cliente final.

A importância do visual merchandising para loja de roupas

Com as mudanças de comportamento do consumidor, onde tudo passou a ser feito online, até mesmo as compras, saber aplicar as técnicas de visual merchandising é fundamental para se tornar competitivo no mercado. Com a ferramenta é possível montar uma vitrine atrativa, atrair clientes e vender muito mais.

Aliás, o VM permite que você crie experiências memoráveis às pessoas, destacando sua loja diante da concorrência e gerando clientes fiéis. Tudo que o consumidor vê, toca ou sente pode ser estimulado pelas ações de Visual Merchandising.

Dessa forma, até a iluminação de uma loja pode incomodar um cliente ou até mesmo fazer com que ele passe muito mais tempo no local. E como consequência, também acaba comprando mais do que havia planejado.

Principais elementos do visual merchandising

O visual merchandising vem ganhando novas técnicas e tecnologias, constituindo diversos elementos e formas de se explorar o sentido da visão do consumidor.

Em especial, para as lojas de roupas, os principais elementos que compõem a estratégia de VM são:

Fachada e a exposição da marca

A fachada da loja é o primeiro item a impactar o consumidor, ou seja, funciona como um cartão de visitas. Por isso, é muito importante ter uma fachada de destaque, que deixe a marca muito bem visível, com uma boa iluminação para expor inclusive a noite.

Vitrinismo

A vitrine, acompanhada da fachada, é outro item importante na estratégia de visual merchandising. Principalmente em lojas de roupas, ela é considerada um vendedor silencioso do ponto de venda.

Inclusive, muitas empresas investem em profissionais qualificados para organizar e montar as vitrines de forma estratégica para atrair os clientes para dentro da loja. Se a loja está em promoção, é na vitrine que esta informação estará exposta em primeira instância, causando impacto na pessoa que passa em frente a ela.

Layout da loja

Ter uma loja bem organizada, confortável e cômoda para os consumidores é muito importante. Alguns itens precisam ser projetados de forma estratégica para fazer com que o consumidor queira permanecer por mais tempo no ambiente:

  • Espaço para circulação de clientes: o cliente precisa ter conforto para circular. Por isso, é melhor expor menos produtos do que fazer com que ele se aperte entre as gôndolas;
  • Locais de descanso: ter um local de descanso faz com que o cliente tenha mais tempo para aproveitar e apreciar os produtos, prolongando a estadia na loja;
  • Limpeza: uma loja suja passa imagem de desleixo para o cliente e faz com que ele não queira mais voltar ao local;
  • Iluminação: a loja não precisa estar altamente iluminada, pois uma penumbra pode ser interessante para passar uma sensação de luxo, intimidade e outras emoções. No entanto, promoções e produtos devem ganhar destaque de iluminação;
  • Decoração e mobiliário: o mobiliário deve estar em bom estado de conservação e ser prático para o acesso e manuseio dos produtos e as paredes bem pintadas;
  • Sinalização e o cartazismo: é importante sinalizar onde os clientes poderão encontrar determinados produtos, além de outros locais importantes como sanitários, provadores e o caixa.
  • Organização dos produtos: os produtos devem ser organizados em setores e dispostos em prateleiras e bancadas de forma a facilitar a tarefa do consumidor em encontrar o que precisa em um único ponto da loja.

Não há dúvidas de que aplicar as técnicas de visual merchandising na sua loja de roupas é uma ótima estratégia para colocar sua loja em destaque e chamar a atenção dos clientes para entrar e comprar suas peças.

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