A importância da gestão de estoque na sua loja de roupas

A importância da gestão de estoque na sua loja de roupas

27 de agosto de 2018
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O estoque é um dos pontos principais para o bom funcionamento de uma empresa do varejo. Quem tem uma loja de roupas, precisa saber que uma boa gestão de estoque pode definir o sucesso do negócio.

Pensando nisso, vamos abordar a importância da se gerir o estoque e compartilhar algumas dicas para fazê-lo corretamente. Vem com a gente!

Por que a gestão de estoque é tão importante

Pensar na gestão de estoque é se preocupar com a saúde financeira do seu negócio. O estoque de uma loja, independentemente do seu tamanho, representa os investimentos realizados em produtos e a oportunidade de ganhar dinheiro com eles. Dessa forma, cuidar das peças armazenadas com responsabilidade é, diretamente, fazer uma gestão mais responsável.

De forma estratégica, a gestão de estoque em uma loja é responsável por otimizar recursos, já que com ela é possível saber o que está em falta e o que não precisa ser comprado por um tempo.

Pensando especificamente nas lojas de roupa, um estoque bem controlado evita que a empresa perca possíveis vendas. Garantindo uma quantidade mínima de produtos guardada, o cliente vai sempre encontrar o que precisa, sem precisar procurar por peças em outras lojas.

A gestão de estoque também ajuda muito a não perder dinheiro. O estoque de uma loja é parte do seu capital de giro, do dinheiro disponível que a empresa tem para se manter em operação no mercado.

Os perigos do estoque parado

Um estoque parado significa dinheiro parado e perda iminente em uma loja. O lojista que não consegue dar vazão às peças paradas no estoque da loja está perdendo a possibilidade de retorno sobre um investimento que já fez.

Imagine que o estoque de uma loja de roupas é, na prática, um quarto cheio de dinheiro prestes a desaparecer. Trabalhando com moda, é possível que dentro de relativamente pouco tempo as peças percam seu valor de mercado, ficando por fora das tendências ou até sofrendo danos irreparáveis devido às condições de armazenamento.

Peças de coleções passadas, quando paradas no estoque, não vão voltar à preferência dos consumidores. Quando mal armazenadas, as roupas da loja também podem passar por problemas como mofo, traças e outras dores de cabeça em razão de estarem paradas por muito tempo no quartinho do estoque.

Para evitar situações como essas, o lojista precisa encarar a necessidade de fazer uma gestão de estoque eficiente. O primeiro e mais importante passo para isso é o que vamos ensinar agora: o giro de estoque.

Entendendo e calculando o giro do estoque da sua loja de roupas

Entendendo e calculando o giro de estoque da sua loja de roupas

O giro de estoque é um cálculo importante para a gestão dos produtos da loja, simbolizado a quantidade do estoque vendida em determinado período de tempo.

Na prática, o cálculo do giro de estoque é uma conta simples. É só dividir a quantia de vendas realizadas no período analisado pelo valor de estoque médio da loja.

Assim, chega-se a o número de vezes que os produtos saíram do estoque para abastecer as prateleiras e serem encontrados pelos clientes. Quanto maior o giro do estoque, melhor.

Imagine, por exemplo, que o estoque disponível de uma loja, em um determinado mês, seja de R$ 10 mil reais. As vendas, durante aquele mês, chegam a R$ 50 mil. Dessa forma, podemos encontrar que o giro de estoque da loja, mensalmente, chegou a 5.

É possível fazer esse cálculo não apenas financeiramente, mas também em quantidade de produtos no estoque. Dessa forma, é possível saber quanto e quanto comprar mais produtos para repor o que é gasto.

Dicas práticas para aumentar o giro de estoque

Como é importante manter o giro de estoque mais alto, algumas ações podem ser realizadas para alcançar esse objetivo.

A principal forma de aumentar o giro é estimular a venda de produtos do estoque através de descontos e promoções. 

Além disso, utilizar táticas de visual merchandising para expor produtos que precisam “desencalhar” também ajuda a aumentar o índice do giro.

O importante é analisar bem o estoque a fim de encontrar os produtos que precisam ser liberados de lá e achar as oportunidades certas de manter a quantidade de produtos estocados sempre estável e, claro, girando continuamente.

Quer saber mais sobre as melhores práticas de gestão para sua loja de roupas? Leia também o nosso artigo sobre dicas de gestão financeira para o seu negócio. Tem alguma dica para compartilhar? Deixe então seu comentário!