Como preparar sua loja de roupas para a Black Friday

Como preparar sua loja de roupas para a Black Friday

07 de outubro de 2019
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O varejo sempre leva vantagem em algumas datas comemorativas e entre as ocasiões mais especiais para o faturamento do comércio está, é claro, a Black Friday. Por isso, o post de hoje vai dar algumas dicas de como preparar sua loja de roupas para bombar nas vendas nesse evento tão importante no calendário varejista.

Análise de Estoque

Entenda por onde começar, desde o seu estoque até a divulgação das promoções e o relacionamento com o cliente. Acompanhe!

Passo 1: Análise de Estoque

Antes de mais nada, você precisa ter total conhecimento do que há disponível para venda, certo?

Para preparar qualquer ação promocional, é muito importante realizar uma análise completa do seu estoque. Realizando esta gestão de estoque, aproveite e pense em ações específicas para vender peças que estão “encalhadas”, usando o movimento que a Black Friday traz para se livrar delas.

Peças fora de coleção entram nessa categoria. O tempo em que elas estão paradas deve ser o fator chave para decidir o percentual de desconto de cada peça quanto mais tempo, maior deve ser tal desconto!

Porém, nem só de peças em promoção vive uma Black Friday: certifique-se que o estoque dos produtos de maior saída da sua loja também estejam em dia. Os clientes aproveitam a ocasião para também levar outros itens junto das peças promocionais vale expô-los em locais estratégicos dentro da loja. Essa é uma boa forma de deixar sua margem mais saudável.

Passo 2: Definição das Estratégias Promocionais para a Loja de Roupas

Só no ano de 2018 a Black Friday rendeu 2,6 bilhões de reais em vendas no Brasil. Um número tão expressivo tem relação com a infinidade de promoções às quais os consumidores tiveram acesso. Entre tantas opções, como o cliente escolhe sua preferida?

Geralmente, o preço é o fator que mais pesa. Mas sucesso na Black Friday não tem a ver apenas com quem cobra o valor mais baixo. Conhecendo bem o seu consumidor e seus hábitos, é necessário definir as estratégias que fazem mais sentido para o seu negócio.

Na loja de roupas, seu cliente gosta mais de uma promoção do tipo “saldão”, com peças a preços consideravelmente mais baixos, ou descontos progressivos fazem mais sentido?

A resposta dessa pergunta depende do seu objetivo com a data: seu estoque, seu fluxo de caixa e, principalmente, o que já funciona na experiência da sua loja. É importante definir corretamente seu objetivo para colher os melhores frutos de uma data que tanto promete no calendário do varejo.

Lembre-se novamente de usar seu estoque encalhado há mais tempo para trabalhar os descontos mais agressivos!

Passo 3: Planejamento de Marketing e Comunicação

É importante lembrar que datas como a Black Friday estão no calendário de todos os varejistas. Por isso, aproveite para planejar enquanto há tempo, deixando tudo pronto para a ocasião.

Além dos preços que serão praticados e da estratégia de marketing definida, é importante levantar tudo o que será necessário para a execução da sua ação.

Que peças gráficas serão necessárias? As artes já estão prontas? As gráficas entregam os materiais necessários em quanto tempo? Quais serão os canais de divulgação? Que peças vão para as redes sociais?

Como a Black Friday será destaque em tantas lojas, certifique-se que suas ações de marketing conseguirá se destacar no meio da multidão para atrair clientes.

Passo 4: Como Manter os Clientes Fiéis no Pós Black Friday?

Depois do grande dia, considerando que tudo correu bem, você precisa se perguntar: o que fazer com os clientes?

É natural que as promoções atraiam novos consumidores, que precisam ser fidelizados na sua loja de roupas posteriormente. Por isso, aproveite a Black Friday para pedir contatos desses clientes e realize ações com eles após a data.

Mande pesquisas de satisfação para entender como eles te avaliam, prepare materiais promocionais com mote de suas próximas campanhas, separe suas novidades e outras comunicações pertinentes para momentos seguintes.

Como Manter os Clientes Fiéis no Pós Black Friday

Esse é só o começo para quem quer fidelizar clientes, fazendo-os voltarem a comprar na loja de roupas fora das grandes promoções. Lembre-se também da concorrência e faça o possível para agradar o cliente de forma que as outras lojas das quais ele comprou ainda não o fizeram.

Lembre-se que depois da Black Friday, outra data importantíssima já está chegando: o Natal. Como a principal data comemorativa para o varejo, você vai precisar se preparar novamente de forma rápida após a Black Friday.

E para renovar sua loja de roupas e deixá-la pronta para as duas datas, aproveite para repor estoque com produtos Revanche. Conheça aqui as coleções e veja como é fácil ser um revendedor autorizado!