Como reduzir custos da sua loja de roupas para vender mais

Como reduzir custos da sua loja de roupas para vender mais?

11 de novembro de 2019
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Não importa o tamanho da sua loja de roupas,onde ela fica ou o quanto ela vende: todo gestor quer (e precisa) sempre reduzir custos. Trabalhar com uma operação mais enxuta ajuda não só a economizar, mas também tem impacto nas vendas e na lucratividade.

A melhor notícia para quem quer reduzir custos é que esse processo não precisa ser difícil. Começando da própria gestão, veja agora como você pode pensar em estratégias para enxugar os gastos e lucrar mais:

Por onde começar a reduzir custos: analisando a gestão do negócio

O primeiro passo para reduzir custos de forma eficiente e correta é olhar seu negócio de dentro para fora. Falar em otimização da gestão pode causar espanto, mas essa tarefa é mais simples do que pode parecer.

Por onde começar a reduzir custos

Algumas dicas práticas para ajudar a reduzir custos requerem que o gestor da loja de roupas se preocupe com três ponto específicos da operação: a gestão do estoque, a margem de contribuição dos produtos e o gerenciamento das compras e fornecedores.

Veja a seguir como esses três fatores vão influenciar na possibilidade de reduzir custos, com dicas para colocar em prática hoje mesmo:

Precificação correta, markup e lucratividade

Acertar cheio na precificação é o primeiro passo para reduzir custos na loja de roupas. Definir o preço deve passar por dois conceitos importantes para quem quer otimizar a lucratividade a partir dos preços: o markup e a margem de contribuição.

O markup é uma forma de definir preço considerando as despesas fixas, as variáveis e a margem de lucro sobre o produto.

Definir o preço por markup é possível quando você soma:

  • As despesas que seu negócio tem para operar, desde o aluguel da loja de roupas aos salários de funcionários;
  • As despesas variáveis, como impostos pagos sobre produtos e comissão de vendedores;
  • E a margem de lucro desejada.

A margem de contribuição é outra forma de pensar sua lucratividade, representada pelo ganho bruto sobre as vendas. Essa margem, então, é que sobra para a empresa depois de pagar o custo de compra das peças e os impostos de comercialização dos produtos. O que sobrar dessa conta será destinado ao pagamento das despesas fixas da empresa e ao lucro.

A conta para precificar por margem de contribuição é muito simples: a margem de contribuição é igual ao valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).

Com essas duas possibilidades, é possível se planejar para chegar ao preço certo dos produtos, que mantenham uma boa margem de lucro ao mesmo tempo em que continuam acessíveis para o consumidor.

Gestão de estoque e ações para fazer o estoque girar

O estoque de uma loja representa os investimentos realizados em produtos e a oportunidade de ganhar dinheiro com eles. Sob outro ponto de vista também podemos dizer que gerenciar o estoque representa uma possibilidade de reduzir custos de forma direta.

Quem quer economizar ao mesmo tempo que impulsiona as vendas deve ter total controle sobre seu estoque. Produtos parados no estoque podem representar prejuízo financeiro real, uma vez que eles perdem valor de mercado e ficam “passados” considerando as tendências de cada estação. Ao mesmo tempo, um estoque totalmente vazio significa a perda de oportunidades de vendas, quando o cliente procura por uma peça e você já não a tem par a oferecer.

Pensando nesses dois casos, acompanhar de perto o estoque é imprescindível. Saiba mais sobre o tema aqui e aprenda a fazer a gestão correta do se estoque – sem deixar faltar ou sobrar nada!

Abastecendo a loja de roupas e pagando pouco

Uma loja de roupas não chega a lugar algum sem bons fornecedores. Pode parecer óbvio demais, mas comprar do fornecedor certo faz toda a diferença para enxugar os custos ao mesmo tempo que entrega produtos de qualidade (e da moda) para os clientes.

O fornecedor ideal é confiável, vende peças de alta qualidade e, de preferência, oferece boas condições de pagamento e promoções para o lojista.

Encontrar o momento de uma boa promoção é essencial para garantir não só a reposição do estoque, mas também maximizar as margens de lucro.

Abastecendo a loja de roupas e pagando pouco

A Revanche, nesse sentido, oferece promoções constantes para que compra roupas pelo seu atacado. Além de ser totalmente online, prático e seguro, o sistema de compras tem, por exemplo, desconto de 10% garantido na sua primeira compra.

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