Como reduzir custos e otimizar o tempo na sua loja de roupas

Como reduzir custos e otimizar o tempo na sua loja de roupas

09 de julho de 2018
|

Quem administra uma loja de roupas sabe dos desafios que o comércio coloca no caminho de cada lojista. O tempo todo é preciso pensar nas melhores formas de atender os clientes, como aumentar as vendas, estar atento para trazer as melhores tendências da moda para a sua loja e principalmente reduzir ao máximo os custos do negócio.

Reduzir custos de uma loja é uma tarefa que requer alguns cuidados. O lojista precisa agir na hora certa e tomar decisões inteligentes na gestão do seu negócio para economizar de verdade. Na prática, siga as dicas a seguir para fazer uma gestão melhor e mais eficiente, tanto para ganhar em tempo quanto financeiramente:

Cuide da gestão do estoque

Fazer uma boa gestão de estoque é essencial no varejo. As lojas precisam ter uma quantidade de peças razoável no estoque e ciência desse número por dois motivos.

Na loja de roupas, é ideal que não faltem modelos e tamanhos quando os clientes vão procurar. Ao mesmo tempo, o lojista precisa ter controle para não comprar demais. Um estoque superlotado significa dinheiro parado em produtos que podem não sair nas vendas e, pior: sair da moda e da cabeça dos clientes.

Não existe um número de peças ideal para manter na sua loja, por isso a dica para o lojista é acompanhar de perto e o tempo todo o movimento do estoque. Quando começar a cair a quantidade de peças, acione o seu atacado. Se estiver sobrando mercadoria, pense em ações para vendê-las logo.

Atenção para a gestão financeira

Executar uma boa gestão financeira é uma ótima forma de organizar a loja e reduzir custos.

Todo lojista precisa cuidar dos números do seu negócio para acompanhar os lucros, minimizar prejuízos e encontrar margem para continuar crescendo e expandindo sua empresa.

Lojistas enfrentam em seu trabalho algumas situações peculiares que não costumam afetar outros tipos de negócio. Um bom exemplo é a antecipação de pagamentos via máquinas de cartão. Muitos lojistas optam por adiantar o recebimento de compras parceladas para saldar contas atuais. Assim, é paga uma taxa e o dinheiro deixa de vir posteriormente. Com um bom planejamento e gestão financeira, esse tipo de necessidade pode ser evitada.

A boa notícia é que fazer uma boa gestão financeira não precisa ser difícil. Hoje em dia já existem diversas ferramentas que ajudam a gerenciar o dinheiro da sua loja de roupas. Essas ferramentas estão cada vez mais completas, fáceis de usar e podem até mesmo ser gratuitas!

Conheça aqui as principais opções de ferramentas para uma gestão financeira eficaz para sua loja de roupas.

Planeje metas e objetivos do negócio

O que ajuda todo tipo de empresa a alcançar seus objetivos é ter metas bem traçadas. No varejo, especialmente, as metas ajudam a dar um norte e planejar as ações necessárias para conseguir tudo o que o negócio precisa para ter sucesso.

O lojista precisa definir metas de faturamento e vendas, além de metas para os vendedores – seja individualmente ou em grupo.

Essas metas precisam ser alcançáveis, já que metas impossíveis não terminam em lugar nenhum e desmotivam a equipe. Além disso, elas precisam estar em linha com as despesas da loja. Uma loja de roupas não pode esperar vender menos do que gasta, ou a operação não consegue se manter dessa forma.

Elabore com cuidado um planejamento de metas e objetivos que considera as despesas, uma margem de lucro e uma quantia garantida para ficar no caixa e garantir o futuro do seu negócio.

Aprenda a reduzir custos com as compras

Comprar os produtos para abastecer a loja de roupas requer um bom investimento de tempo e dinheiro.

Por sorte, também é possível reduzir custos na hora escolher e comprar as peças certas para sua loja. Se antes os lojistas precisavam se deslocar até outra cidade ou estado para visitar um pólo da moda e adquirir as peças, hoje existe outra solução.

A forma ideal de reduzir custos nas compras de produtos é conhecer opções de atacados online para lojas de roupas. Assim, o lojista facilita o processo de compra, economizando diretamente no deslocamento até um atacado, gastos com viagens, hospedagem, alimentação fora de casa e muito mais.

Para entender melhor as vantagens desse modelo, conheça a opção que a Revanche oferece. No atacado de roupas online da Revanche você confere todas as novidades do mercado da moda e as peças que quiser estão a poucos cliques de distância. Conheça o site e aproveite: novos clientes têm desconto na primeira compra!