Criação de conteúdo como isso pode ajudar no seu negócio da moda

Criação de conteúdo: como isso pode ajudar no seu negócio da moda?

11 de junho de 2021
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Quer entender mais sobre  criação de conteúdo e como isso pode ajudar a sua loja a vender mais pela internet? Como você sabe, o comércio eletrônico cresceu exponencialmente nos últimos anos – para ter uma ideia, segundo a associação do comércio, durante a pandemia as vendas aumentaram 68% e o peso do online no faturamento total do varejo subiu de 5% para 10% nos primeiros meses de 2020.

Lojas de roupa que querem vender online têm uma grande oportunidade de faturar mais, mesmo em um mercado tão competitivo. No entanto, pequenas e médias empresas precisam ser criativas para atrair e cativar os consumidores.

Uma das estratégias mais comuns para gerar leads para o seu negócio e convertê-los em clientes é o marketing de conteúdo.

A seguir, explicaremos melhor sobre essa estratégia matadora e como usá-la para faturar mais. Vamos lá?

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Como elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia usada pelas grandes marcas há muito tempo – as revistas de moda são o exemplo mais conhecido. Com o surgimento da Internet, nada mais natural que essas empresas começassem a produzir conteúdos para blog e redes sociais.

Para se destacar, no entanto, as lojas de roupas precisaram desenvolver uma estratégia forte e alavancar conteúdo competitivo. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

1. Crie uma identidade concisa

A missão, os valores e o público-alvo da marca são a força motriz de uma estratégia de marketing. Isso significa que as publicações no Facebook ou no Instagram devem ser condizentes com a “alma” da empresa e dialogar diretamente com os clientes. 

Não confunda seu público-alvo: todas as publicações nas redes sociais devem dialogar entre si. Se o leitor perceber que a marca é pouco consistente, poderá perder o interesse.

2. Conheça o público-alvo

Claro, para interagir com seus clientes você precisa conhecê-los melhor. Identifique o tipo de conteúdo que o público mais gosta, o que consome e quais são seus hobbys favoritos. Compreenda sua linguagem, valores e interesses.

Publique stories, pois esse tipo de conteúdo dá muita visibilidade. De acordo com o próprio Instagram, usuários com menos de 25 anos acessam os stories cerca de 20 vezes ao dia. Uma dica é utilizar esse canal para responder as principais dúvidas seguidores e dar destaque a essas publicações.

Além disso, conheça quais influenciadores, blogs de moda e canais do YouTube são os mais acessados pelos clientes que compram na loja de roupa e resposte esses conteúdos nas redes sociais da sua loja.

3. Crie buyer personas

Todo mundo usa camisas de malha, não é mesmo? No entanto, nem todos os consumidores se identificam com as mesmas marcas.

Por isso, é crucial identificar qual é o cliente que se identifica com a sua marca e compra os produtos que você vende. As buyer personas ajudam a criar conteúdos relevantes e que ajudem os leads a solucionar seus problemas.

Essa estratégia também ajudará a marca a saber em quais formatos investir e se deve publicar vídeos no YouTube ou no Instagram, por exemplo. Vale lembrar que uma buyer persona é a representação do cliente ideal, que pode ser semi-ficcional ou ser criada a partir entrevistas, pesquisas e dados de vendas.

4. Defina metas e métricas

O marketing de conteúdo ajuda a marca a atingir diferentes objetivos, dependendo do estágio em que a empresa se encontra. Um plano de negócios pode envolver, por exemplo, o aumento do reconhecimento, a  aquisição de clientes ou o aumento das vendas.

Defina metas e métricas e verifique se seus esforços de marketing estão trazendo os resultados esperados.

5. Não foque na promoção da marca

Concentre os esforços na produção de conteúdos de qualidade. Divida o conteúdo do Instagram ou Facebook em quatro tipos: informação, entretenimento, educação e interação. 70% das publicações deve ser informativa, já que isso permite atrair mais clientes para a loja de roupas.

Lembre-se o foco dessa estratégia é garantir que a marca conecte-se com os clientes e não a promoção dos produtos da sua loja de roupas.

6. Compartilhe a história da marca

Compartilhar detalhes sobre a construção da marca, sucessos e fracassos, gera identificação e desperta o interesse dos clientes. Isso torna os clientes mais próximos e os transforma em amigos, que sempre comprarão da sua loja.

Mostre, também, os influencers que vestem a sua marca, os looks que usaram nos programas de tv, a evolução de alguns produtos e até mesmo detalhes da produção de alguns modelos (caso você tenha acesso a estas informações, é claro).

Tudo isso fortalece a imagem da marca e faz com que os produtos que você vende sejam desejados – não apenas necessários.

7. Incentive os clientes a compartilhar suas experiências

Peça para seus clientes compartilharem seu look no Instagram e marcarem a sua loja. Incentive-os a contar como foi a experiência de compra e participe da conversa. Essa estratégia autêntica e barata ajudará a marca a se tornar mais conhecida e conseguir mais seguidores, que se identificam com a sua empresa.

As redes sociais podem ser altamente competitivas, mas com as estratégias certas a sua marca pode faturar cada vez mais.

O marketing de conteúdo ajuda a seduzir os consumidores e impulsionar as vendas sem a necessidade de altos investimentos em mídia tradicional. Estude os seus concorrentes, esteja sempre atualizado sobre as novas tecnologias e se destaque da concorrência.

Agora  você que já sabe como a criação de conteúdo pode ajudar a sua marca a faturar mais! Continue acompanhando o nosso blog e descubra em breve os tipos de conteúdo para cada rede social!