Instagram Shopping como aproveitar a evolução da ferramenta para vender mais

Instagram Shopping: como aproveitar a evolução da ferramenta para vender mais

15 de junho de 2021
|

As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação de marcas e produtos. O Instagram está entre as que mais se destacam atualmente. Com ele é possível atrair, engajar e converter vendas. No entanto, é necessário utilizar as estratégias certas para conquistar estes clientes e aproveitar o potencial que a rede social tem a oferecer. Aliás, o Instagram Shopping é uma ferramenta muito eficiente para quem deseja ter um e-commerce sem precisar investir muito.

Saiba mais no artigo a seguir!

Novas funcionalidades

O Instagram passou por diversas atualizações no ano passado e a expectativa é que muitas outras funcionalidades sejam disponibilizadas neste ano.

Existem muitas funções que estão sendo aguardadas pelos usuários e principalmente para quem utiliza o Instagram Shopping para ajudar nas vendas e divulgar a marca. Confira algumas delas.

Pesquisa por meio de palavras-chave

No final de 2020 a Instagram anunciou que vai ficar mais fácil buscar um conteúdo específico por meio de palavras-chave. Atualmente a única forma de pesquisa são as hashtags, localização ou nome do perfil de usuário.

Pagamento direto pelo Instagram Shopping

O recurso do Instagram Shopping está cada vez melhor. As compras já podem ser feitas diretamente pela rede social e a expectativa é que o pagamento das vendas pelo Instagram possam ser feitas diretamente no app.

Calendário de planejamento de conteúdo

Entre as funções mais aguardadas está o calendário de planejamento de conteúdo, permitindo ter uma visão geral do calendário, com todas as postagens, sejam as publicadas ou as que ainda estão agendadas.

Compartilhamento de tuítes nos Stories

O Twitter anunciou recentemente uma integração que vai permitir compartilhar tuítes no Instagram, o que irá beneficiar significativamente as duas redes sociais.

Timer que indica a duração dos Stories de um perfil

Esta funcionalidade tem o objetivo de melhorar o engajamento na rede social, já que isso anda caindo cada vez mais nos últimos tempos.

Para isso, o Instagram está buscando maneiras de adicionar timers nas publicações dos stories, apontando quanto tempo falta para aquela publicação ser apagada.
Instagram shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta que oferece um potencial enorme para quem deseja investir em comércio eletrônico. O recurso da rede social permite que as marcas criem suas próprias lojas dentro do aplicativo, cadastrando produtos e criando marcações em fotos.

Para isso, uma nova aba no feed é criada, em que é possível colocar os produtos que estão à venda e informar o preço deles com uma etiqueta de compras. Essa funcionalidade permite que usuário não precise recorrer ao link da bio para acessar o e-commerce da empresa.

As vendas pelo Instagram certamente são ótimas estratégias de divulgação de produtos e aumento no faturamento da empresa.

Como configurar o Instagram shopping?

Antes de configurar o Instagram Shopping para você usar no seu negócio, existem alguns itens que precisam estar em dia com a plataforma:

  • Um perfil comercial vinculado a uma FanPage;
  • Um domínio;
  • Um catálogo de produtos no Facebook ou um E-commerce;
  • Fazer a análise da conta para o Instagram.

Com isso, será possível adicionar fotos dos produtos e marcá-los, com a descrição, preço e o link para quem desejar efetuar a compra. Além disso, a funcionalidade permite compartilhar promoções com anúncios no feed ou stories, aumentando ainda mais o alcance das publicações.

Dicas para melhorar as vendas

Para melhorar as vendas dos seus produtos no Instagram Shopping é preciso realizar algumas ações para deixar o perfil mais otimizado e facilitar a compra pelo app.

Faça a biografia do perfil de forma correta

A biografia do perfil do seu Instagram Shopping deve ser otimizada e com informações que realmente importam. Lá você deve preencher o que você faz e/ou vende, e como poderá ajudar o seu cliente. Além disso, é necessário incluir o link para sua loja virtual.

Foto de perfil

A foto de perfil é um item bem importante também para o seu Instagram Shopping. Pois será ela que fará o cliente associar e fazer referência à sua empresa. Opte sempre por colocar o logotipo da empresa ou até mesmo uma foto sua bem profissional. Tudo vai depender de qual é o foco do seu negócio.

Vídeos

Sempre que puder, utilize vídeos como conteúdo para postar no seu Instagram Shopping. Uma funcionalidade que está bastante em alta e trazendo bastante alcance e engajamento para rede social é o reels. Trata-se de uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos, similar ao Tik Tok.

Live

As lives também é uma funcionalidade que está bastante em alta. Principalmente com a pandemia, o recurso se tornou bem popular na internet. Com ela você pode mostrar as novidades que chegaram na loja, interagir com seu público em tempo real, ofertar produtos e até realizar uma queima de estoque.

Stories

Perfis quem tem mais de 10 mil seguidores conseguem adicionar link no stories. O recurso é ótimo para divulgar um produto e anexar o link da loja online no Instagram Shopping. O famoso “Arrasta para cima” é uma ótima oportunidade para atrair mais clientes para o seu site e impulsionar as vendas da sua loja.

Hashtags

Muita gente ainda não sabe a finalidade das hashtags e por este motivo acabam não dando a atenção que elas merecem. Esse recurso tem um grande poder: marcar o conteúdo na base de dados do Instagram, oque facilita a pesquisa. Algumas dicas para utilizá-las de forma correta:

  • Pesquise as hashtags mais utilizadas no seu segmento;
  •  Analise hashtags que são sinônimos;
  • Evite utilizar palavras genéricas demais;
  • crie uma hashtag própria para seu negócio;
  • Não edite o post após a publicação para acrescentar hashtags, pois isso vai diminuir o alcance.

Com estas dicas, certamente você irá conseguir utilizar o Instagram Shopping para vender muito mais produtos na sua loja. Aproveite e acesse outros conteúdos no nosso blog que possam ser úteis para seu negócio.