Os 5 maiores erros ao precificar suas mercadorias e como evitá-los

Os 5 maiores erros ao precificar suas mercadorias e como evitá-los

04 de janeiro de 2022
|

Um dos grandes problemas de lojistas e revendedores está na hora de precificar suas mercadorias. Um cálculo para mais ou para menos pode prejudicar toda a cadeia. Cometer erros ao precificar é bastante comum em qualquer empresa.

Aliás, a precificação é uma atividade que deve ser feita com bastante atenção, pois, para ter sucesso nos lucros, é necessário fazer ajustes constantes nas margens dos produtos e claro, analisar os seus resultados.

Os 5 maiores erros ao precificar suas mercadorias e como evitá-los-2

Qualquer deslize na hora de determinar o valor de venda de suas peças pode custar alto para quem possui uma loja de roupas. Aliás, ter uma boa estratégia para precificar produtos é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, levantamos aqui os principais erros ao precificar seus produtos. Confira!

Atenção a esses erros ao precificar seus produtos

A falta de conhecimento na hora de precificar as mercadorias de uma loja pode acabar culminando em prejuízos que podem comprometer a saúde financeira da empresa. Veja o que não fazer na hora de definir o valor dos produtos da sua loja.

1. Não calcular o custo da operação

Essa regra não é válida apenas para indústrias, mas também para o varejo, afinal, toda empresa tem um custo de operação. Calcular o quanto você irá cobrar pelo produto baseado apenas em uma suposição é um dos maiores erros ao precificar. As chances de levar ao insucesso do negócio é grande.

Por isso, é preciso conhecer os custos fixos da operação, as despesas variáveis e, é claro, não esquecer dos impostos que incidem no negócio, antes de definir a política de preços.

2. Cobrar um valor muito abaixo do mercado

Colocar as peças da sua loja de roupas com um preço muito abaixo do mercado é outro grande erro. Isso porque cobrar um valor abaixo do mercado não garante que os custos operacionais foram considerados na hora de precificar. Além disso, essa estratégia poderá trazer grandes prejuízos para o negócio.

Para não errar, calcule um preço justo para os produtos e garanta, ao mesmo tempo, que você tenha lucros e chances de sucesso. Caso contrário, seu negócio pode fracassar rapidamente e você nem irá perceber onde errou.

3. Cobrar baseando-se na concorrente

Assim como cobrar abaixo do mercado é errado, basear-se apenas no valor que sua concorrência cobra pelo produto também não é correto.

Cada empresa precisa ter critérios próprios para precificar, ainda que, muitas vezes, existam critérios comuns, há também critérios particulares. Afinal, os seus custos são totalmente diferentes do que a loja da esquina tem.

4. Confundir margem com lucratividade

Entre os erros ao precificar produtos mais comuns também está confundir a margem com lucratividade. Aliás, você sabe a diferença entre os dois?

A margem é definida pela quantidade que sobra do preço de venda de uma mercadoria após subtrair o valor do custo unitário do produto. Para entender melhor, veja o seguinte cálculo:

Se uma calça jeans custa R$50 e o preço de venda final dela é R$100, você ganhará R$50. Esse valor é o lucro bruto e ele representa, nesse caso, uma margem bruta de 50%.

Já o lucro deve ser considerado o retorno positivo de todo investimento. Ou seja, é a diferença entre a receita total e os gastos totais do negócio. Para calcular a lucratividade (lucro líquido), é preciso somar todas as despesas e subtrair da margem de contribuição.

5. Conceder descontos sem planejamento

Realizar promoções é uma ótima estratégia de marketing para atrair mais clientes e vender mais em uma loja de roupas, no entanto, isso precisa ser feito com planejamento para não prejudicar seu financeiro.

Os descontos devem ser dados a fim de liberar espaço no estoque ou de vender mercadorias que já estão há muito tempo encalhadas. Se você não realizar um planejamento e calcular o retorno positivo que a venda promocional vai gerar, poderá ter grandes prejuízos no seu negócio.

6. Não considerar o valor agregado do produto para o cliente

Entre os erros ao precificar produtos também podemos citar a falta de consideração do valor agregado do produto para o cliente. Ou seja, muitos consumidores podem considerar a marca de qualidade, de renome no mercado, a experiência e relação que ele tem com o produto é super valorizada. Por isso, não esqueça de avaliar esse critério e pensar em um preço que seja de acordo com essas situações.

Agora que você já sabe os principais erros ao precificar seus produtos, que tal rever suas estratégias e organizar esse processo na sua loja? Não deixe de acompanhar nosso blog e continue recebendo diversas dicas sobre a gestão do seu negócio.