Preparando seu estoque para vendas de natal + 8 técnicas de vendas

Preparando seu estoque para vendas de natal + 8 técnicas de vendas

22 de novembro de 2021
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O Natal está logo ali e a época é uma das mais esperadas pelos lojistas. O período é um dos que mais oferece oportunidades para atrair um bom público para o seu negócio e faturar muito mais. Mesmo com a situação financeira da população abalada por conta da pandemia, estima-se que ainda será a data sazonal com mais vendas no ano. No entanto, é preciso estar preparado para as vendas de natal com algumas técnicas diferenciadas.

Planeje suas ações, mude e inove elementos da vitrine e crie um clima de encantamento e fraternidade. Esses são os passos básicos para se preparar para o Natal. Quer saber mais dicas? Confira o artigo e prepare-se para a temporada.

Como preparar sua loja com técnicas de vendas de natal?

Assim como qualquer outra data comemorativa, as vendas de natal precisam de preparação, tanto para a equipe, quanto para a empresa e estoque. A época oferece diversos desafios para o comércio, isso porque a data está associada a presentear, ou seja, uma oportunidade para os comerciantes venderem mais. Veja nossas dicas a seguir e prepare-se para as vendas de natal.

#1. Prepare sua loja para o natal

Uma loja em clima natalino se torna muito mais atrativa para os consumidores. Por isso, não esqueça de decorar seu ponto comercial usando muita criatividade.

Utilize decorações específicas, uniformes temáticos e até músicas natalinas para garantir que o cliente já entre na loja com vontade de comprar.

#2. Organize seu estoque

Para atender a grande demanda de vendas de natal é preciso ter um estoque organizado e que dê conta dos pedidos. Por isso, organize suas mercadorias conforme a demanda do mercado. Procure ter mais estoque de peças que costumam ter mais saída nessa época do ano.

Aproveite para verificar o que está parado e realize promoções para girar o estoque. Algumas perguntas podem ser feitas para te ajudar nesse controle, como:

  • Quais peças precisam de reposição?
  • Que produtos estão há muito tempo parados?
  • Quais mercadorias saem com mais frequência?

#3. Prepare sua equipe de vendas

Normalmente, no natal os consumidores estão mais dispostos a comprar e essa é a oportunidade para você vender mais. No entanto, o número de pessoas que deve entrar na sua loja aumenta muito nessa época, por isso, é necessário estar com uma equipe preparada para receber esse público.

Treine sua equipe e explique que nesse momento é preciso que eles sejam ágeis.

#4. Utilize o WhatsApp para vender

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de vendas para diversas empresas. Utilize o aplicativo para informar seus clientes sobre promoções, lançamentos, e até mandar sugestões de presentes de amigo secreto e natal. Certamente esta é uma ótima estratégia para impulsionar suas vendas.

#5. Ofereça descontos

Outra boa técnica de vendas é definir um mix de produtos para dar descontos agressivos. Isso irá atrair um bom público para sua loja e certamente, clientes que vem por produtos com descontos muitas vezes compram também produtos que estão com preço cheio quando agradam ou acham ideal para o presenteado.

#6. Ofereça boas condições de pagamento

A época do ano é uma ótima oportunidade para oferecer diversas formas e condições de pagamento. Descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento são boas formas de estimular o consumo.

Além disso, oferecer boleto, pix, cartão de débito e crédito são fundamentais para diversificar as formas de pagamento para seus clientes.

#7. Informe os prazos para a devolução e troca de presentes

As vendas de natal geralmente tem foco em presentear e nem sempre os presentes agradam. Por isso, você precisa deixar claro para os clientes quais são os prazos e as condições para trocas e devoluções das mercadorias adquiridas.

Você também poderá aproveitar a oportunidade para incentivar a compra de produtos complementares ao produto trocado.

#8. Esteja nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de divulgação das lojas nos dias de hoje. Por isso, não esqueça de divulgar seus produtos e promoções nos canais digitais também, principalmente no Instagram. Afinal, ser ativo na internet é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e também duas vendas de  natal.

Gostou das nossas dicas de vendas de natal para sua loja. Que tal começar a aplicar tudo agora mesmo e estar preparado para a temporada?