Coronavírus 3 estratégias para o comércio não parar

Coronavírus: 3 estratégias para o comércio não parar

24 de março de 2020
|

Nas últimas semanas, o mundo inteiro foi acometido pela pandemia do coronavírus. E como uma maneira de conter o problema e deixar a população mais segura, os governos estão aconselhando as pessoas a permanecerem em suas casas, realizando o isolamento e evitando aglomerações.

Diante desse cenário, os lojistas também ficaram preocupados em relação às suas vendas — afinal, como fazer com que o negócio aquecido em meio ao problema? O primeiro passo é não se desesperar. Felizmente, vivemos na era tecnológica e, hoje, existem inúmeras ferramentas que podem ser aproveitadas para lidar com a situação. Seja por e-mail, WhatsApp ou demais canais, os clientes precisam continuar conectados com a sua marca, sempre recebendo ofertas e comodidades em primeira mão.

Estamos juntos nessa batalha. Por isso, trouxemos para o post um acoplado de dicas que serão extremamente úteis daqui para frente. Continue acompanhando a leitura e confira, agora mesmo, como não se prejudicar e manter o caixa em dia.

1. Faça vendas por WhatsApp

Boa parte das lojas de rua estão fechadas por tempo indeterminado. E caso o seu negócio faça parte desse grupo, uma boa saída é manter as suas vendas por meio do WhatsApp. Disponível para aparelhos Android e iOS, o programa lidera a lista de apps mais utilizados no mundo e, só em terras brasileiras, existem mais de 136 milhões de usuários aproveitando os diferenciais da ferramenta. É claro que você pode abraçar a ideia para prosseguir com as vendas.

Para tanto, prefira utilizar a versão Business do programa, que foi desenvolvida especialmente para empresas. Ao instalá-la em seu smartphone, você conseguirá desfrutar recursos extras para estreitar a comunicação com a clientela. Veja os principais:

  • mensagens automatizadas: crie atalhos como “obrigado” ou “em breve retorno” para os períodos em que você estiver ausente do app;
  • perfil: será possível adicionar informações relevantes sobre a loja, como o site oficial, o horário de atendimento e demais canais de comunicação;
  • métricas: ótimo recurso para mensurar os resultados e analisar como está o seu desempenho de vendas on-line.

Outra opção incrível e disponibilizada pelo WhatsApp Business, diz respeito ao catálogo de produtos on-line. Criada em 2019, a funcionalidade permite que os empreendedores coloquem o seu estoque em evidência, incluindo descrições, preços e, inclusive, um link direto para o pagamento. Experimente!

2. Envie pelos Correios

Assim que começar a vender por meio de canais virtuais, você precisará pensar em um método eficiente de fazer a entrega das suas mercadorias. Hoje em dia, a maioria das lojas está apostando em contratos de parceria com os Correios, garantindo assim, serviços e vantagens exclusivas para o seu negócio:

  • tarifas reduzidas;
  • logística reversa;
  • pagamento mensal de modo faturado;
  • assistência pessoal e muito mais!

Um ponto interessante, é que fazer parte dessa categoria é simples e você, tampouco, precisará sair de casa. Basta acessar o site dos Correios, fornecer as informações a respeito da sua loja de roupas e aguardar a autorização.

Também vale lembrar que os dados solicitados para cada empreendedor podem mudar de acordo com as características do negócio. De qualquer modo, há uma relação de itens que são requisitados para a maioria:

  • CNPJ;
  • CPF e RG do titular responsável;
  • documento de faturamento a respeito dos últimos 12 meses;
  • Contrato Social e Certificado Digital.

Envie pelos Correios

3. Anuncie em marketplaces

Não sabe como ampliar a visibilidade da sua loja de roupas? Comece a vender via marketplaces — sites que agrupam, em um só lugar, ofertas de serviços e produtos de inúmeros vendedores. Ou seja, são verdadeiros “shoppings centers” do universo digital.

Procurado por muitas marcas consolidadas, esse recurso é ideal para aumentar o seu poder de alcance e, de quebra, interagir com os principais canais ativos do mercado.

Há inúmeros portais de marketplaces disponíveis para os empreendedores. A primeira etapa, é pesquisar quais são eles e preencher os seus formulários de cadastro. As nossas sugestões são:

A princípio, pode até parecer que o processo é burocrático e demorado, já que muitas plataformas exigem uma série de documentos para autorizar as vendas. Contudo, no fim das contas, os benefícios de fazer parte desses canais são tão grande que todo o esforço vale a pena!

Promoções e Ofertas

Lembre-se sempre de realizar promoções constantes, seja em relação ao frete do envio ou, simplesmente, ofertando itens pertencentes às coleções passadas. É uma boa saída para manter a audiência interessada e estimular as compras.

Promoções e Ofertas

Segurança

Ao escolher os canais de venda, procure por aqueles que já são conceituados no mercado e possuem regras claras de segurança para o negócio e para o consumidor.

Existem organizações que garantem a autenticação e a segurança dos sites. O fornecedor que possui uma certificação geralmente coloca a comprovação no fim da página, através de um selo.

Em momentos como esse a possibilidade de fraudes e golpes aumenta, portanto, fique de olho!

Atendimento

Por último e não menos importante, trouxemos algumas dicas de atendimento perante a situação na qual nos encontramos.

Antes de tentar vender ou perguntar quais produtos o cliente está buscando:

– Pergunte como ele está. Ele, não o seu comércio, a pessoa que é seu contato. Mostre empatia.

– Depois, pergunte como está o seu comércio. Veja se há alguma forma de você ajudá-lo. Por exemplo: prorrogando o pagamento ou compartilhando alguma informação.

– Por fim, sinta o momento e veja se é hora de falar de negócios, talvez não seja.

Sabemos que cada caso é um caso, e que para as vendas a comissão um fator importante, contudo, estamos vivendo tempos estranhos e precisamos da empatia e colaboração de todos.

E então, gostou das nossas dicas sobre como contornar as mudanças causadas no comércio por conta do coronavírus? Para deixar os seus amigos por dentro e motivados a não desistir, compartilhe o post nas suas redes sociais. Será muito útil!