Por que o sistema de grades no atacado é o mais eficiente

Por que o sistema de grades no atacado é o mais eficiente

23 de abril de 2019
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A gestão de uma loja de roupas é importante para organizar o trabalho do lojista ao mesmo tempo que evita prejuízos. Já falamos aqui no blog da importância de fazer uma gestão de estoque correta para a loja de roupas, mas agora vamos aprofundar em outro conceito importante para o profissional do varejo: o sistema de grades.

Veja o que é o sistema de grades e como ele pode ajudar a gerenciar seus produtos de forma certeira!

O que você vai ler neste artigo:


O que são as grades de produtos

Quando uma remessa de produtos chega até sua loja, o primeiro ponto da boa gestão é registrar todos no seu estoque. Só assim é possível ter uma visão completa de tudo que chega, sai e precisa ser reposto.

Também é pelo controle do estoque que o lojista consegue ver o que sai mais e, portanto, em que produtos é melhor continuar investindo. Para ajudar a ter essa visão, o sistema de grades é o mais eficiente.

Mas afinal, o que é o sistema de grades?

O que são as grades de produtos

O sistema de grades é um método utilizado para categorizar e agrupar produtos dentro de uma matriz ou tabela. O termo grades remete justamente ao formato utilizado para organizar os itens, a partir de linhas e colunas.

O critério para agrupar os produtos nas grades é juntar peças de acordo com uma categoria principal. Dessa forma, o lojista pode comprar seus produtos e organizá-los no estoque de forma muito mais prática.

No atacado online da Revanche, quatro grades estão disponíveis para que o lojista possa comprar a mesma peça com variação de quantidade entre os tamanhos disponíveis.

Uma dessas grades usadas no atacado online é a palito, que traz uma unidade da peça em cada tamanho disponível. Ao comprar um jeans feminino, por exemplo, o lojista que opta pela grade palito adquire uma calça tamanho 34, uma tamanho 36, uma 38 e assim por diante. Nesse modelo, a compra cobre todos os tamanhos disponíveis, oferecendo variedade para o consumidor final na loja.

O segundo modelo, a grande smart, é uma grande inteligente, como a tradução do nome em inglês já adianta.

A grade smart, ao invés de conter uma peça de cada tamanho, consiste em oferecer ao lojista os tamanhos mais procurados no mercado. Essa grade, especificamente, foi pensada pela Revanche como uma forma de proporcionar ao lojista apenas os tamanhos de maior saída no mercado, com quantidades pensadas dessa forma. Assim, o lojista que escolhe uma grade de produtos smart estará levando maiores quantidades dos tamanhos que mais vendem.

Em um exemplo prático, uma grande smart de camisetas masculinas virá com mais peças nos tamanhos M e G, que são mais vendidos, do que camisetas de tamanho GG, cuja saída é menor.

Há ainda a grade padrão que é a soma da palito e da smart e a grade smart 2, que é uma grade com númerações diferentes.

Vantagens do sistema de grades para as vendas

Facilidade na hora de comprar os produtos

Como as duas grades de produtos do atacado online da Revanche mostram, esse modelo é capaz de oferecer variedade de produtos e uma quantidade otimizada deles.

Assim, o lojista pode escolher a grade que leva mais opções de tamanho para sua loja, os tamanhos que mais vendem ou, claro, as duas grades ao mesmo tempo!

Gestão correta do estoque

O sistema de grades já facilita bastante o trabalho de gestão de estoque, como já mencionamos acima. Mesmo assim, vale ressaltar que o sistema de grades ajuda a evitar erros e prejuízos consequentes.

Ao comprar em formato de grades, cadastrar os produtos e acompanhá-los no estoque fica muito mais fácil.

Facilidade na análise de relatórios

A gestão dos produtos no estoque não deve ser feita apenas para controlar o que entra e sai. Acompanhar os produtos disponíveis e em falta na sua loja também serve para levantar dados importantes sobre seu negócio.

Quem faz um bom controle de estoque também deve gerar relatórios gerenciais periódicos sobre os itens mais vendidos, os que “encalharam” e o que precisa ser reposto ou não. A partir daí o lojista poderá pensar em promoções para queimar estoque, em quais produtos apostar imediatamente e, claro, analisar a rentabilidade do seu negócio.

Facilidade na análise de relatórios

Para ajudar em todos esses pontos, o sistema de grades novamente vai ajudar. Na hora de acessar os dados de vendas e cruzar com o seu estoque, a organização no formato de tabelas deixa a informação muito mais fácil de ser acessada e utilizada. Assim, novamente, seus relatórios serão mais eficientes, corretos e elaborados com muito mais agilidade.

Aproveite também para impulsionar a gestão financeira do seu negócio. Além da gestão de estoque, controle de perto os números para evitar prejuízos e conseguir crescer. Veja aqui 7 ferramentas para a gestão financeira da sua loja de roupas!