7 dicas para vender produtos de verão no inverno – e vice versa

7 dicas para vender produtos de verão no inverno – e vice versa

23 de junho de 2021
|

Com a troca de estação, é muito comum que produtos de verão fiquem encalhados no estoque durante o inverno. Por exemplo, biquínis, saias, shorts e vestidos possuem pouca vazão no inverno, acarretando em produtos parados. Lidar com produtos sazonais é um grande desafio para o comércio em geral. Por isso, neste artigo vamos te dar dicas de como vender produtos de verão no inverno.

Como vender produtos de verão no inverno?

Antes de aprender como vender produtos de verão no inverno, é importante entender um pouco sobre os produtos sazonais. A sazonalidade é algo que acontece na maioria das lojas que trabalham com venda de roupas.

O conceito refere-se a produtos que têm alta demanda em determinado período, mas nenhuma venda no decorrer do restante do ano. 

Ou seja, as vendas podem bombar em um período e prejudicar o caixa do negócio em outra época. Mesmo com essa dificuldade, quem trabalha com esse tipo de produto precisa saber aprender a vender produtos de verão no inverno para conseguir manter a empresa funcionando e continuar lucrando com a venda de roupas.

Pegue papel e caneta e anote as nossas dicas abaixo para superar esse desafio no seu negócio.

Reinvente seu produto

#1. Reinvente seu produto

Uma forma de vender produtos de verão no inverno é pensar fora da caixa. Se reinventar faz parte de qualquer negócio, por isso, essa estratégia precisa ser explorada o tempo todo para se destacar em um mercado competitivo e continuar lucrando mesmo fora de época.

Seja criativo e identifique novas oportunidades de utilizar o seu produto, crie looks diferentes com peças de verão, utilizando acessórios de inverno.  O segredo está em usar a criatividade e saber inventar novas formas de usar o seu produto.

#2. Tenha uma estratégia eficiente de precificação dos produtos

Saber precificar corretamente os produtos sazonais é muito importante para conseguir dar vazão. Aliás, esta é uma estratégia interessante para você vender produtos de verão no inverno.

Esta é uma ótima oportunidade para você fazer com que seu negócio ganhe mais visibilidade e também  reduzir o impacto negativo com a baixa na venda de roupas no inverno.

#3. Planeje-se com antecedência e aproveite a sazonalidade

Planejar-se com antecedência é uma ótima dica para vender produtos de verão. Você sabe exatamente qual é o período de alta demanda no seu negócio, por isso, este é o melhor período para negociar com seus fornecedores e conseguir descontos de produtos que irá vender no verão.

Afinal de contas, a sazonalidade não afeta somente você, mas também quem fornece os produtos para seu negócio.

Com o lucro que você conseguir destas vendas, já conseguirá se programar melhor para a próxima época de baixa nas vendas. Se deixar para fazer o estoque quando as demandas começarem a surgir, provavelmente pagará um valor muito mais alto dos fornecedores.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar nas compras e comprometer seu estoque no futuro. Procure optar por peças mais clássicas e que não saem de moda tão rápido.  

#4. Crie promoções e divulgue em canais variados

Criar promoções é uma estratégia bem comum para vender produtos de verão fora de época, mas é sempre válido lembrar da importância deste tipo de ação.

Por isso, sempre que for possível, faça promoções com o objetivo de atrair mais clientes para o seu negócio em épocas de poucas vendas. Aproveite os vários canais disponíveis para oferecer seus produtos, como as redes sociais, marketplace, e-commerce, entre outros. 

#5. Tenha um mix variado

Outra alternativa para vender produtos de verão é ter um mix variado de produtos, incluindo aqueles que podem ser vendidos o ano inteiro. Desta maneira você consegue atrair clientes o tempo todo e oferecer novidades em qualquer estação do ano.

No entanto, cuidado para não fugir totalmente da proposta do seu negócio e descaracterizá-lo. Pense em alternativas que não sejam tão diferentes do que você já tem a oferecer para os clientes. 

Saber planejar e como administrar seu estoque, logística e oferta de produtos sazonais é muito importante para vender produtos no verão. Com isso, você também pode criar ótimas experiências de consumo com seus clientes e atrair ainda mais vendas durante o período de alta temporada. 

#6. Crie uma vitrine online de produtos

Nada melhor do que contar com o apelo visual para vender os produtos de verão no inverno. Afinal, quem não gosta de ver como é o produto que está comprando? Da mesma forma, essa estratégia pode ser utilizada para convencê-lo a comprar. 

De acordo com o Instagram, 70% de seus usuários estão ali para descobrir novos produtos e serviços, por isso, utilizar as redes sociais para montar seus looks e divulgá-los é uma ótima estratégia.

Aproveite e combine peças de inverno com peças de verão, mostrando as inúmeras possibilidades que o cliente tem com seus produtos sazonais. Certamente isso ajudará a desencalhar seu estoque de verão.

#7. Expanda suas vendas para regiões mais quentes

Outra ótima alternativa para vender seus produtos de verão no inverno é expandir as vendas online para outras regiões do país. Procure ofertar suas peças de verão para cidades em que não há frio, como por exemplo no Norte e Nordeste.

Até mesmo o Rio de Janeiro faz calor em pleno inverno e pode ser uma das cidades para oferecer seus produtos sazonais. Com certeza será uma ótima alternativa de vendas.

Que tal começar a aplicar essas dicas agora mesmo no seu negócio? Aproveite e confira mais artigos como este acessando nosso blog.